Buscar

Resenha Criminologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública
Resenha do artigo: “Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil”.
Nome do aluno: Anderson Sergio Glatthardt
Resenha realizada como exigência parcial para conclusão do 2° Período do Curso de Gestão em Segurança Pública. Orientador (a): Prof. Daniela Bastos Soares
Rio de Janeiro/RJ
Outubro 2018
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública
Resenha do Estudo de Caso: “Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil.”
Nome do aluno: Anderson Sergio Glatthardt
Trabalho da disciplina: Criminologia
 
Tutor: Prof. Daniela Bastos Soares
Este case foi escrito por Julie Boatright Wilson, Harry Kahn - Professor Titular em Política Social na Escola de Governo John F. Kennedy (HKS), Universidade de Harvard com o objetivo exclusivo de discussões em sala de aula. O artigo refere-se a um menino de quatorze anos, Tyler, que vive em um projeto habitacional na cidade de Freeport e sua mãe, Sheryl, que luta para tirá-lo do envolvimento com gangues locais. Sheryl trabalha no turno da noite e não consegue mudar para a parte da manhã, portanto não tem condições de estar presente junto a Tyler à noite, sem saber o que ele faz neste período.
Após uma batida policial na casa do jovem, foram encontradas duas armas pertencentes a um amigo da gangue. A polícia reconhece que sua mãe tenta o máximo de esforço para cria-lo e foi indicado a ela o programa “Scared Straight”. Este programa consiste em um jovem trabalhador levar outros jovens a uma espécie de “tour” por presídios e confrontá-los com detentos para sofrerem um choque de realidade, onde ouvem relatos pessoais dos detentos que tentam explicar que o caminho do crime leva à prisão e o quão doloroso e perigoso é a vida na cadeia.
Tyler não teve a oportunidade de participar do programa devido à grande demanda. Foram muitos jovens recusados, o que levou a polícia a recorrer à Câmara Municipal para angariar mais recursos para o programa. O dilema em relação ao aumento de verba para o programa levava os gestores a pensar se esse tipo de verba não deveria ser utilizado na educação ao invés do programa Scared Straight. Contudo, dado o expressivo número de jovens delinquentes houve uma pressão popular para que o orçamento do programa fosse aprovado. 
Foi demonstrado por alguns pesquisadores que não havia comprovação cientifica da eficácia do programa, ao contrário, além de ineficaz em alguns momentos o programa demonstrava ter um efeito inverso nos jovens participantes. Pareceu aumentar as probabilidades deles se envolverem em atividades criminosas mais graves do que se não tivessem participado do programa.
A Câmara Municipal acabou, por fim, votando favorável ao programa graças à pressão popular e à falta de tempo suficiente para elaborar uma case com argumentos favoráveis ao “Não”. O fato de alguns jovens apresentarem resultados positivos e outros não, após o programa, demonstra que não há embasamento cientifico para comprovar que apenas ouvir pessoas dizendo que entrar em conflito com a lei não vale pena, não é suficiente para persuadir um jovem a não seguir esse caminho.
O jovem em comunidades mais pobres já tem contato com delinquentes que estiveram no sistema prisional. Ouvir estórias de quem está preso não é suficiente para tirá-lo do crime. Para isto, o Estado deve investir maciçamente em educação de base, com sistema integral, e sem doutrinação ideológica. 
O indivíduo tem que ser ensinado que ele tem direitos, porém tem muito mais deveres. E que ele não é vítima de sociedade nenhuma, apenas de suas atitudes. Para isto, eles poderiam ser apresentados a pessoas de sucesso, que saíram das mesmas condições que as suas e venceram na vida.
Referência Bibliográfica 
Artigo: Scared Straight: A Câmara Municipal de Freeport enfrenta a delinquência juvenil. Case 2069.0.

Continue navegando