Buscar

ATIVIDADE ADAPTADA NOTA 100 Módulo C – Fase I/2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome e RU: 
Polo: 
	Ano/Série e idade do aluno:
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais:
Miguel possui baixa visão. Em sala de aula ele esfrega os olhos com frequência, evita atividades predominantemente visuais, têm dificuldades em distinguir cores, tamanhos de fontes e pontuação. Além de apresentar resistência em atividades com jogos e brincadeiras que exijam visão de distância, ele também demonstra dificuldades na leitura e definições de imagens. Miguel é um menino ativo e possui facilidade em atividades desenvolvidas com maquetes e tinturas de cores fortes, onde o seu desenvolvimento intelectual fica mais aflorado devido à facilidade em manusear as atividades de forma tátil.
	Atividade escolhida:
( X ) Atividade 1
( ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade:
Para promover a aprendizagem e interesse do aluno Miguel na aula de história onde estudaremos o mapa conceitual “Rio Nilo” será feito uma maquete para possibilitar a percepção das formas orgânicas e seus perímetros. A maquete será confeccionada com cola de alto relevo, tintas coloridas e gel. Os alunos irão contornar todos os trajetos do rio conforme a cor, alto relevo, brilho e textura do gel, e assim o aluno Miguel saberá no qual sentido o rio corre, situando-o no contexto dos pontos cardeais, norte, sul, leste e oeste, onde deságua e o formato da sua foz.
A proposta de adaptação é fazer com que todos os alunos participem ativamente das atividades de maneira que todos, sem exceção sintam-se incluídos na atividade, demonstrando que independente de limitações, todas as crianças são capazes de realizar a atividade, promovendo a plena inclusão de Miguel.
Os recursos e ferramentas usados para desenvolver a atividade foram 
Isopor, tinta, cola de alto relevo e gel.
	Objetivos da adaptação:
Melhorar o desenvolvimento sensório-motor;
Desenvolver a capacidade auditiva e tátil;
Conhecer as direções Norte, Sul, Leste e Oeste;
	Resultados esperados:
Incluir Miguel em atividades desenvolvidas na sala de aula, sem tolher o direito de aprender deste aluno por consequência da visão limitada.
Buscarei no andamento da aula, proporcionar a Miguel a capacidade de realizar as atividades propostas sobre o mapa e interação com os colegas, que durante a atividade serão capazes de perceber que através de outros meios, a exemplo do tato, é possível aprender e criar, desmistificando o conceito de exclusão por incapacitação e provando que todos são capazes quando há acesso aos recursos necessários para aprender. O objetivo é demonstrar que a adaptação utilizada pode despertar muito interesse dos alunos e proporcionar desenvolvimento, saber, entrosamento e entretenimento entre todos.

Continue navegando