Buscar

MERCADO DE CAPITAIS 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MERCADO DE CAPITAIS
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCJ0072_EX_A5_201608202811_V1 
	13/11/2018 17:47:00 (Finalizada)
	Aluno(a): CRISTIANE RAYZA RAMALHO GOMES
	2018.2
	Disciplina: CCJ0072 - MERCADO DE CAPITAIS 
	201608202811
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	No estudo dos Fundos de Investimento, Cotas e Clubes de Investimento, o que entendemos por Cotas?
		
	
	São aquelas relativas à participação dos cotistas nas Sociedades Limitadas que participam do Mercado de Capitais.
	
	São aquelas representativas da participação dos cotistas no Capital Social das Sociedades Anônimas.
	 
	Cotas representam as frações em que se dividem os fundos. Sua forma é nominativa e escritural e seu valor vai variar com o valor do patrimônio do fundo e sua valorização.
	
	Cotas representam uma expectativa de direito na aquisição das Ações de uma Companhia, não possuindo os cotistas direito de voto nas Assembléias.
	
	Divisão do Capital da LTDA.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No estudo dos Fundos de Investimento, entendemos que: I. No Brasil esta modalidade de aplicação não é muito utilizada pelos investidores, em razão dos mais variados atrativos em investimentos, tais como, aplicações em poupança e em títulos de renda fixa, em razão da sua baixa rentabilidade. II. No Brasil, como em vários países, esta modalidade de aplicação encontra-se muito em voga, em razão dos mais variados atrativos para os investidores superando em muito, aplicações em poupança, em razão da sua baixa rentabilidade. III. É uma forma de investimento constituída através de um condomínio, onde os participantes aplicam seus recursos adquirindo cotas, sendo este valor correspondente ao patrimônio do fundo. IV. Quem administra estes recursos é uma Instituição Financeira, que cobra uma taxa por este serviço, dispondo de um departamento técnico, que elege as melhores alternativas de aplicação, dentro é claro das características de sua carteira. Os itens corretos são:
		
	
	I, II e III.
	
	I, III e IV.
	 
	II, III e IV.
	 
	II e IV.
	
	I, II e IV.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No estudo comparativo dos Clubes e Fundos de Investimentos, entendemos que: I. Nos Clubes de Investimento participam as pessoas ligadas por um tipo de vínculo, a affectio, ou por trabalharem em uma mesma empresa, ou por fazerem parte de uma associação, ou seja, qualquer vínculo que motive a participação no Clube. Somente pessoas físicas podem fazer parte do Clube, sendo o número máximo de associados de 150 pessoas. Nos Clubes os investidores devem se limitar a aplicações em valoresmobiliários ou títulos. II. Nos Fundos não existe qualquer vínculo entre os cotistas e nem mesmo se faz esta exigência para a sua criação. Pode ele ser integrado por pessoas físicas ou jurídicas, como também não existe um limite máximo de número de cotistas. Os que participam dos Fundos podem investir nas mais variadas carteiras e ativos financeiros. III. Nos Fundos não existe qualquer vínculo entre os cotistas e nem mesmo se faz esta exigência para a sua criação. Pode ele ser integrado por pessoas físicas ou jurídicas, como também não existe um limite máximo de número de cotistas. Os investidores devem se limitar a aplicações em valoresmobiliários ou títulos. IV. Nos Clubes de Investimento participam as pessoas ligadas por um tipo de vínculo, a affectio, ou por trabalharem em uma mesma empresa, ou por fazerem parte de uma associação, ou seja, qualquer vínculo que motive a participação no Clube. Pessoas Jurídicas e Pessoas Físicas podem fazer parte do Clube, sendo o número máximo de associados de 150 pessoas. Nos Clubes os investidores devem se limitar a aplicações em valoresmobiliários ou títulos. Os itens corretos são:
		
	
	I e IV.
	
	II e III.
	
	I e III.
	 
	I e II.
	
	II e IV.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No estudo das Cotas, analise as assertivas abaixo e responda: I. No tocante às obrigações, os cotistas são responsáveis pelo patrimônio negativo do fundo, em caso de perdas, ressalvada a responsabilidade do gestor do fundo. II. A Assembléia dos cotistas é um órgão por essência deliberativo, mas também fiscalizador, no que diz respeito a atuação do administrador e as demonstrações contábeis, que por ele deverá ser apresentada anualmente ou nos casos de destituição ou substituição do gestor. III. Quem é titular de uma cota, fração ideal do fundo, é o cotista e todos os cotistas do fundo possuem os mesmos direitos e obrigações, quer seja de natureza política, como o direito de voto nas Assembléias e o acesso a todas as informações, ou patrimonial, relativo a participação nos lucros proporcionalmente ao número de cotas, resgate, entre outros, disciplinados na Instrução nº 409/2004 da CVM. IV. A Assembléia dos cotistas é um órgão por essência executivo, mas também punitivo, no que diz respeito à atuação do administrador e as demonstrações contábeis, que por ele deverá ser apresentada anualmente ou nos casos de destituição ou substituição do gestor. Os itens corretos são:
		
	
	II, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	I, III e IV.
	
	III e IV.
	 
	I, II e III.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os Fundos de Investimentos no Brasil são classificados pelo Banco Central, pela CVM e pela ANDIB (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), de acordo com os seus objetivos em:
		
	 
	Fundos de Renda Fixa, Fundos de Renda Variável e Fundos Mistos, sendo estes últimos, classificados em Abertos ou Fechados.
	
	Fundos de Renda Fixa, fundos de Renda Variável, também chamados de Multimercados e Fundos Mistos.
	
	Fundos de Multimercados e Fundos Mistos.
	
	Fundos de Renda Fixa e Fundos Mistos, classificados em Abertos ou Fechados.
	
	Somente fundos mistos e de renda variável
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os Fundos Mistos podem ser classificados em: Analise a proposição abaixo e assinale a alternativa correta: "Abertos, ao público em geral, com a possibilidade de resgates a qualquer tempo". E "Fechados, ou privados, destinados a um grupo pré-selecionado de pessoas, investidores institucionais ou empresas, sendo que alguns deles só permitem as retiradas após alguns anos, levando-se em conta a maturação de suas carteiras." De acordo com as duas assertivas compreendemos que:
		
	 
	As duas alternativas estão corretas e a segunda complementa a primeira.
	 
	As duas alternativas estão corretas, mas não se complementam. São conceituais, apenas.
	
	A primeira alternativa está incorreta e a segunda correta.
	
	As duas alternativas estão corretas e a segunda não complementa a primeira.
	
	A primeira alternativa está correta e a segunda incorreta.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Complete a frase com a melhor expressão: Como são ofertados os Fundos Mistos ou Multimercados, na classificação Abertos?
		
	 
	Ao público em geral, com a possibilidade de resgates a qualquer tempo, claro dentro de seus regulamentos.
	
	A um grupo pré-selecionado de pessoas, investidores institucionais ou empresas. A base destes fundos é o investimento em imóveis, geralmente vinculados a empreendimentos como shoppings, hotéis, edifícios residenciais ou comerciais, entre outros e suas cotas podem ser negociadas até mesmo em bolsa de valores.
	
	Somente a Pessoas Jurídicas.
	
	A uma só pessoa, são os chamados, fundos exclusivos. Sua finalidade principal é a de transformar valores imobiliários em valores mobiliários.
	
	A um grupo pré-selecionado de pessoas, investidores institucionais ou empresas.Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual a natureza jurídica dos derivativos?
		
	
	Não são valores mobiliários, apesar de serem negociados de forma pública, mas a CVM não tem competência para fiscalizar e regular todos os derivativos que são ofertados ou negociados publicamente, somente o BNDES, de acordo com a Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001.
	 
	Não são valores mobiliários, apesar de serem negociados de forma pública, mas a CVM tem competência para fiscalizar e regular todos os derivativos que são ofertados ou negociados publicamente, de acordo com a Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001.
	
	Não são valores mobiliários, apesar de serem negociados de forma pública, mas a CVM não tem competência para fiscalizar e regular todos os derivativos que são ofertados ou negociados publicamente, somente o Banco Central, de acordo com a Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001.
	
	São valores mobiliários, sendo negociados de forma pública, mas a CVM tem competência para fiscalizar e regular todos os derivativos que são ofertados ou negociados publicamente, de acordo com a Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001.
	
	São valores mobiliários, sendo negociados de forma privada, mas a CVM tem competência para fiscalizar e regular todos os derivativos que são ofertados ou negociados publicamente, de acordo com a Lei 6385/76, com a nova redação dada pela Lei 10303/2001.
	
	
	Gabarito Coment.

Outros materiais