Buscar

Educação Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: NPG1167 - EDU.CORPORATIVA 
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		1.
		Como vimos em nossas aulas o trabalhador politécnico associado a polivalente. No cotidiano as empresas cada vez mais buscam estoques de competências que são superadas no desenvolvimento das tarefas organizações. O trabalhador politécnico apresenta, também, características específicas. Sinalize a opção que apresenta tais particularidades: (Ref.: 201801834144)
	
	
	
	
	O trabalhador apenas domina os princípios científicos e técnicos que embasam os processos produtivos e sabe o porquê fazer, mas não participa das atividades.
	
	
	O trabalhador não apenas domina diferentes técnicas, equipamentos e métodos, mas conhece a procedência das técnicas, os princípios científicos e técnicos que embasam os processos produtivos, é ético, compreende saber como e o porquê fazer.
	
	
	O trabalhador não domina diferentes equipamentos e métodos, mas conhece a origem das técnicas que abrangem as atividades laborais.
	
	
	O trabalhador conhece apenas as diferentes técnicas, equipamentos e métodos.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		2.
		As empresas estão se transformando em organizações educadoras e desenvolvendo a educação corporativa em virtude de:  (Ref.: 201802224658)
	
	
	
	
	novas tecnologias de ensino a distância e de tecnologia da informação.
	
	
	mudança fundamental no mercado da educação.
	
	
	necessidade de um local em que todos os funcionários possam ser capacitados para as demandas organizacionais.
	
	
	emergência da organização hierárquica, enxuta e flexível.
	
	
	novas exigências impostas pelas relações trabalhistas.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		3.
		Marque com X a resposta certa. O desenvolvimento de competências de trabalhadores assume um papel preponderante para as organizações na atualidade e as universidades corporativas podem contribuir sobremaneira para que sejam:  (Ref.: 201801822530)
	
	
	
	
	desenvolvidas soluções e programas educacionais que sejam fundamentais para o desenvolvimento de competências estratégicas para as empresas e que irão impactar os negócios da organização, aumentando sua competitividade.
	
	
	implementadas essencialmente ações de educação formal.
	
	
	levantadas primordialmente as expectativas dos líderes de formação.
	
	
	ampliadas as competências estratégicas seguindo o padrão reativo preconizado pelos antigos setores de T&D.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		4.
		A gestão do conhecimento tem sido adotada nas empresas para que se possa sistematizar, organizar, armazenar, disseminar e compartilhar a informação no/do espaço organizacional. O conhecimento que é produzido pelo homem assume dois desdobramentos, o conhecimento explícito e o tácito. Marque com X entre as alternativas a sentença correta que define o que é o conhecimento tácito:  (Ref.: 201801823798)
	
	
	
	
	conhecimento pessoal incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais, perspectivas e sistemas de valor
	
	
	é o conhecimento que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações manuais e assim, por diante.
	
	
	conhecimento disseminado através de sistemas de treinamento.
	
	
	conhecimento pessoal que pode ser articula na linguagem formal por meio de expressões e manuais.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		5.
		A aproximação entre a didática tradicional e a educação corporativa se dá justamente quando da percepção sobre o papel estratégico do aluno (colaborador) na construção de modelos de aprendizagem focados nos resultados para as organizações. Sobre isso, é CORRETO afirmar: (Ref.: 201801822789)
	 
	
	
	
	Mesmo andando em paralelo, a didática utilizada em escolas e empresas é resultado das pressões do mercado de trabalho por programas educacionais que focassem o melhor desempenho do colaborador.
	
	
	Embora seja uma realidade no ambiente acadêmico, uma perspectiva sobre a didática como instrumento relevante na busca por resultados ainda não chegou no âmbito das organizações, por essa razão a educação corporativa não atinge os objetivos para os quais é elaborada.
	
	
	As organizações, pioneiras na articulação de modelos focados na experiência do colaborador, acabaram por influenciar as universidades através do estabelecimento de programas conjuntos de educação para negócios.
	
	
	O diálogo entre a escola e a empresa sempre foi muito parcial, por essa razão apenas na década de 1990 as universidades em todo o mundo começaram a implementar programas educacionais voltados para as expectativas profissionais e mercado de trabalho.
	
	
	O ambiente escolar foi pioneiro na visão do papel do aluno na construção compartilhada do conhecimento. Nas organizações ainda perdurou por um tempo a perspectiva da educação como ferramenta para adaptação e treinamento dos colaboradores.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		6.
		Na teoria sobre gestão do conhecimento, aquele conhecimento representado pelas experiências individuais, é chamado de:  (Ref.: 201802224411)
	
	
	
	
	Conhecimento cientifico.
	
	
	Conhecimento Tácito.
	
	
	Conhecimento Operacional.
	
	
	Conhecimento Tático.
	
	
	Conhecimento Explícito.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		7.
		Como pudemos aprender em nossa aula, a base de uma universidade corporativa e do desenho das trilhas de aprendizagem, dependem do mapeamento de competências. No entanto, há distintas visões e percepções em torno desse tema. Zarifian, por exemplo, como estudamos apresentar a sua definição de competência. Marque a sentença com o conceito correto: (Ref.: 201801834143)
	
	
	
	
	Competência é a capacidade de assumir responsabilidades frente a situações de trabalho complexas, aliado ao exercício sistemático de uma reflexividade no trabalho - Zarifian (2003).
	
	
	Competência é a capacidade de trabalhar obedecendo as regras e normas definidas pela organização, inclusive, assumindo comportamentos de subordinação( ZARIFIAN , 2003).
	
	
	Competência é a capacidade de trabalhar considerando a necessidade de desenvolver atividades laborais individualmente ( ZARIFIAN , 2003).
	
	
	Competência é a capacidade de delegar a terceiros à responsabilidade frente a situações de trabalho, sejam simples ou complexas( ZARIFIAN , 2003).
	
	
	Competência é a capacidade de refletir sobre o labor e interpretar como desenvolver as atividades laborais ( ZARIFIAN , 2003).
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		8.
		Marque a resposta certa. Como aprendemos em nossas aulas a qualificação nasce das demandas de mercado, das necessidades dos trabalhadores, do contexto social e econômico, enfim, há um jogo de forças entre o trabalhador e o sistema de produção. Mas, afinal o que você entende como qualificação profissional? (Ref.: 201801831107)
	
	
	
	
	A qualificação profissional pressupõe a participação em cursos, avaliação e certificação, ou seja, que o trabalhador se submeta a um processo de aprendizagem.
	
	
	A qualificação profissional é processo que acontece apenas com a prática profissional.
	
	
	A qualificação profissional significa apenas um passo para a certificação do trabalhador.
	
	
	Somente o processo avaliativo pode dar a qualificação profissional.
	
	
	A qualificação profissional se restringe a aulas tradicionais em sala de aula.
	
	 
	 
		0,6pontos
	
		9.
		Como vimos em nossas aulas a relação entre tecnologia e produção é uma relação continua. Para cada período de produção e de emprego de tecnologias correspondentes, marca uma época de geração de valores. ? Marque com X a alternativa que indica que a produção de conhecimento, além de ensinar às máquinas inteligentes são práticas de que era industrial?  (Ref.: 201801823793)
	
	
	
	
	terceira era industrial
	
	
	era pós-industrial
	
	
	segunda era industrial
	
	
	primeira era industrial
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		10.
		Sinalize a resposta correta . Se a educação corporativa trouxe um novo tempo para a aprendizagem nas empresas, propondo uma aprendizagem ativa, capaz de desenvolver as competências estratégicas do trabalhador, além disso, criou a oportunidade para a elaboração de situações de aprendizagem capazes de promover a autonomia do trabalhador e sua valorização. Essa é uma marca de uma educação que busca o bem estar do colaborador e sua realização, que podemos denominar de:  (Ref.: 201801823797)
	
	
	
	
	educação emancipatória
	
	
	educação tradicional
	
	
	educação unidirecional
	
	
	educação reativa
	
	VERIFICAR E ENCAMINHAR

Outros materiais