Buscar

Pesquisa Principais Arquitetos e Urbanistas

Prévia do material em texto

https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/os-15-arquitetos-mais-emblematicos-da-historia/
https://discutindoarquitetura.wordpress.com/modernismo1/ ok
http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/modernismo-na-arquitetura/
http://macdesign.com.br/blog/arquitetos-brasileiros-conheca-os-arquitetos-brasileiros-famosos/
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/10730/1/2012_JulianeAlbuquerqueAbeSabbag.pdf
http://reverbe.net/cidades/wp-content/uploads/2011/08/urbanismo-historiaedesenvolvimento.pdf
http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1372	
http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/lecorbusier/
https://www.gazetadopovo.com.br/haus/urbanismo/jaime-lerner-eleito-2o-maior-urbanista-do-mundo/
https://brasil.elpais.com/brasil/2014/02/14/cultura/1392410324_840950.html
Modernismo, conceito:
Modernismo ou Movimento Moderno foi um movimento artístico e cultural que surgiu no começo do século XX, seu objetivo era quebrar com o "tradicionalismo" da época, experimentando novas técnicas, formas e criações artísticas. 
O modernismo ficou marcado por transformações da efêmeras e fragmentação da realidade. Os artistas modernistas sentiam a necessidade de mudar o meio em que viviam, experimentando novos conceitos.
Acreditava-se que as formas “tradicionais” das artes, design, literatura, música e cinema estavam ultrapassadas. Notava-se que tinha que “criar” uma nova cultura, com o objetivo de transformar as características culturais e sociais já estabelecidas, substituindo-as por novas formas e visões. 
Os artistas modernos, a partir dessa nova idéia de formas artísticas que se estabeleciam, desenvolviam as suas técnicas de criação, fazendo com que o surgimento tivesse uma nova forma de pensar o sistema vigente. O modo de pensar e o posicionamento do artista perante os processos da modernidade (a mudança, a efemeridade e a fragmentação), eram de extrema importância para a formação de uma estética modernista.
Principais Nomes:
Arquitetos brasileiros: Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Attilio Correa Lima, os irmãos Marcelo e Milton Roberto.
Arquitetos Estrangeiros: Le Corbusier, Renzo Piano,Frank Lloyd Wright,Frank Owen Gehry,Santiago Calatrava,Zaha Hadid,Philip Johnson,Tom Wright
Ludwig Mies van der Rohe
Charles Edouard Jeanneret Gris - Le Corbusier (1887-1965)é considerado uma dos maires arquitetos do século XX, é o autor de uma das obras mais icônicas da arquitetura moderna com uma nova linguagem de cinco principais pontos que encontram se na casa Villa Savoye, construída na França em 1928.Construção sobre Pilotis,Terraço Jardim,Planta Livre,Fachada Livre e Janela em Fita.
Renzo Piano:
https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetos/renzo-piano/
https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/arquitetura-moderna/
https://discutindoarquitetura.wordpress.com/modernismo1/

Continue navegando