Buscar

Filo Platyhelminthes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Reino: Eumetazoa
Filo Platyhelminthes
CARACTERISTICAS:
 1 – Parasitas ou de vida livre, organismos não-segmentados (a subclasse Eucestoda, na classe Cestoda, apresenta estrobilização).
2 – Triploblasticos, acelomados, simetria bilateral, achatados dorsoventralmente.
3 – Clivagem espiral e mesoderme 4d.
4 – Intestino complexo, entretanto incompleto, geralmente presente; intestino ausente em algumas formas parasitas (cestoda).
5 – Cefalização, com sistema nervoso central compreendido por um gânglio cerebral anterior e (geralmente) cordões nervosos longitudinais conectados por comissuras transversais (sistema nervoso em forma de escada).
6 – Presença de estruturas excretoras / osmorregulatórias (protonefridios) 
7 – Hermafroditas, com sistema reprodutor complexo. 
O filo platyhelminthes engloba 4 classes de vermes. Três são parasitárias e incluem os Trematoda, os Monogenea e os Cestoda (solitária). A quarta classe (os Turbellaria) é de vida livre. 
Os membros do filo podem ser pequenos (menos de um milímetro a poucos milímetros), mais compridos do que largos e mais ou menos cilíndricos (poucos chegam a metros). 
São vermes achatados, cuja distância de difusão são curtas, portanto os sistemas de transporte de fluidos são ausentes, e o corpo é compacto (acelomado). O tecido conjuntivo (parênquima) tem células mesenquimais. As células mesenquimais e a matriz extracelular são especialmente bem desenvolvidas nas espécies maiores. 
A boca é a única abertura para o trato digestivo, quando este se encontra presente. Os protonefrídios se encontram geralmente presentes, e o sistema reprodutivo é geralmente hermafrodita. 
Classe turbellaria é a classe a que pertencem os vermes de vida livre. A planária é um exemplo de platelminto dessa classe. Usam os cílios para a locomoção, são hermafroditas e fazem fecundação cruzada, ou seja, os dois platelmintos que estão cruzando ficam conectados pelos poros genitais até que a troca dos espermatozoides esteja completa, e então se separam. Além disso, as planárias se reproduzem assexuadamente e possuem um poder de regeneração muito grande. Ao cortar uma planária em diversos pedaços, você dará origem a diversas planárias novas.
Classe trematoda são os platelmintos que possuem corpo revestido por uma cutícula, tendo ausência da epiderme e dos cílios. Além disso, sua boca é anterior e seu intestino é bifurcado em dois ramos. Fixam-se por meio das ventosas e são hermafroditas. A fêmea vive em uma cavidade do macho, e fazem fecundação cruzada e interna.
Classe Cestoda são os parasitas que vivem, normalmente, em intestinos dos vertebrados. Entre suas características estão a ausência de boca e aparelho digestivo, revestimento do corpo por uma cutícula e segmentação por proglotes. Alimentam-se por difusão dos alimentos ingeridos anteriormente pelo hospedeiro. Um exemplo é a tênia, que pode chegar aos 8 metros de comprimento.
Classe Turbellaria
Os turbelários variam em formas ovais a alongadas e, como os outros representantes dos vermes chatos, são geralmente dorsoventralmente achatados. Algumas espécies têm projeções na cabeça. Essas projeções podem ter forma de tentáculos ou de projeções lateria da cabeça chamadas de aurículas (como na planária de água doce). A coloração é preta, marrom ou cinza (embora algumas espécies marinhas sejam coloridas). O corpo de um turbelário é recoberto por uma epiderme ciliada simples na qual cada célula porta muitos cílios. 
Por baixo da epiderme, encontra-se uma lâmina basal (exceto nas ordens Acoela e Nemertodermatida). Na ausência de uma cutícula, os turbelários usam a lâmina basal e as fibras intracelulares para sustentar a parede corporal. 
O esqueleto intracelular mais comum é uma camada em forma de teia de filamentos de actina (teia terminal).
Uma característica importante dos turbelários é a presença de numerosas células glandulares. As células glandulares podem se encontrar completamente no interior da epiderme, mas encontram-se comumente submersas no interior ou abaixo das camadas musculares, com somente o colo da glândula penetrando na epiderme. As glândulas podem providenciar adesão, secreção de muco e outras funções secretórias. A adesão temporária ao substrato se torna possível por meio das glândulas adesivas, dos cílios adesivos ou das ventosas musculares. Os rabditos são secretados pelas células glandulares epidérmicas, geralmente submergem abaixo da epiderme. Os rábditos são o tipo mais comum de rabdóide e, rabdóides são numerosas secreções em forma de bastão e limitadas por membranas, são típicas de quase todos os turbelários e são liberadas na superfície, onde incham e se dissolvem para formar o muco. 
O turbelários possuem musculatura de fibra lisa, e os de tamanho maior frequentemente possuem camadas adicionais de músculos circulares e longitudinais. 
Locomoção
Eles apresentam uma larga variedade de adaptações locomotoras, variando desde um deslizamento ciliar sobre a superfície e através da água, até um rastejamento muscular, nado, peristaltismo e outros movimentos. Em geral os turbelários aquáticos pequenos se locomovem por movimentos ciliares e os maiores por movimentos musculares. 
Parênquima
O parênquima é o compartimento de tecido conjuntivo entre a musculatura da parede corporal e o intestino.
O parênquima dos vermes chatos grandes é composto de células mesenquimais em uma matriz extracelular fibrosa.
No entanto, ocorrem desvios dessa organização em duas direções. 
1° o parênquima dos vermes chatos pequenos contém pouca matriz extracelular, e nos acelos, uma matriz extracelular encontra-se ausente e o parênquima é inteiramente celular. 
2° muitos catenulídeos de água doce, a parte do parênquima de matriz extracelular é bem desenvolvida e fluida em vez de fibrosa e forma uma pseudocele. Essa pseudocele pode exercer papel no transporte interno e também como esqueleto hidrostático.

Continue navegando