Buscar

IMPERMEABILIZAÇÃO RÍGIDA

Prévia do material em texto

IMPERMEABILIZAÇÃO RÍGIDA
Sistemas de Impermeabilização Rígida
Os sistemas de impermeabilização rígida são indicados para estruturas que não fiquem expostas ao sol, pois a variação térmica pode provocar movimentações que o sistema não teria capacidade de suportar. Por isso, devem ser aplicados em locais como subsolos, poços de elevador, caixas d'água enterradas, piscinas enterradas etc. Antes da aplicação, é preciso corrigir eventuais falhas na estrutura, tais como trincas ou vazios de concretagem. "Numa piscina, recomendamos que seja colocada uma carga de água para revelar falhas estruturais que precisam ser reparadas"
Onde pode ser utilizada a impermeabilização rígida?
A impermeabilização rígida somente deve ser utilizada em áreas com baixa ou nenhuma movimentação. E isso se traduz na prática em elementos com pouquíssima exposição ao sol ou elementos enterrados.
Dessa forma, os sistemas de impermeabilização rígida são utilizados em fundações, subsolos, poço de elevador, reservatórios e piscinas enterradas, vigas baldrames emuros de arrimo, pisos em contato direto com o solo.
Para este tipo de serviço deve sempre ser priorizada a escolha escolha de materiais de qualidade e a execução de um sistema de impermeabilização rígida deve ser feito de maneira correta e por profissionais especializados, visto que quase sempre os elementos são enterrados e com difícil acesso e isso significa uma maior dificuldade para manutenção preventiva e eventuais intervenções corretivas. 
 
Tipos de Impermeabilização Rígida
O concreto e as argamassas em geral são capazes de garantir a estanqueidade, mas não podem ser considerados materiais impermeáveis, pois a água pode percolar por entre os poros, especialmente sob pressão (peso), como é o caso de piscinas e reservatórios. Dessa forma, os sistemas de impermeabilização rígidos são argamassas específicas ou aditivos para argamassas e concretos que diminuem a porosidade, conferindo maior impermeabilidade. Também existem sistemas rígidos de impermeabilização na forma de pinturas.
 
Argamassa polimérica:
A argamassa polimérica é produto composto de cimento, minerais (agregados), e aditivos poliméricos acrílicos. Seguindo as instruções dos fabricantes, deve ser misturada com água nas devidas proporções. Quando aplicada, forma um revestimento impermeável com bastante resistência mecânica. Este tipo de produto funciona basicamente preenchendo os espaços e porosidades, impedindo a infiltração da água.
Vantagens: Facilidade de aplicação, bom custo-benefício
Pontos a considerar: Necessidade de proteção mecânica
 
Locais indicados: reservatórios enterrados, piscinas e paredes internas.
 
Argamassa Impermeável (aditivos hidrófugos)
A argamassa impermeável é feita de maneira semelhante à argamassa convencional, porém, com o uso de aditivos hidrófugos na água de amassamento, que conferem propriedades impermeabilizantes ao produto final. Contudo, a resistência desse tipo de sistema pode ser um pouco menor quando comparada aos outros.
Vantagens: Facilidade de execução, baixo custo.
Pontos a considerar: Menor resistência à movimentações.
 
Locais indicados: Vigas baldrames e pisos em contato com o solo.
 
Resina Epóxi:
A resina epóxi é uma solução mais nobre dentro dos sistemas de impermeabilização rígidos. Este tipo de impermeabilizante possui resistência mecânica e à ataques químicos, sendo uma solução para ambientes mais agressivos.
É um tipo de impermeabilização indicado como proteção anticorrosiva de concreto, metais e argamassas.
Vantagens: Resistência mecânica e à ataques químicos.
Pontos a considerar: Custo maior, maior dificuldade de aplicação.
Locais indicados: Reservatórios de produtos químicos sem grande movimentação, estruturas e tubos metálicos.
Norma:
Os produtos de impermeabilização rígida devem seguir os parâmetros da NBR 11.905:2015 –  Argamassa Polimérica Industrializada para Impermeabilização e da NBR 16.072:2012 –  Argamassa Impermeável, as duas da ABNT. 
Conclusão:
A impermeabilização é uma etapa importantíssima de uma obra, pois protege as edificações da deterioração causada pela água e por outros agentes agressivos que, em contato com a umidade, causam problemas sérios ao concreto. Assim, os impermeabilizantes garantem a durabilidade da construção e devem ser feitos com cuidado, é importante que o gerenciamento e controle de cada etapa.

Continue navegando