Buscar

Coccidiose em pequenos e grandes ruminantes

Prévia do material em texto

Coccidiose em pequenos e grandes ruminantes
Introdução:
A Coccidiose é uma doença de distribuição cosmopolita. a Eimeria é o maior gênero da família, contendo mais de 1000 espécies, (TAYLOR,2017) atinge pequenos e grandes ruminantes, é espécie especifica, tendo algumas mais e outras menos patogênicas.
A Eimeria é da família Eimeriidae, membros desta família são parasita intracelulares e a maioria sofre merogonia nas células intestinais de seus hospedeiros. (TAYLOR). 
Animais jovens são os mais acometido, porém pode a forma de manejo, higiene, nutrição, condições que geram de alguma forma stress em geral, estar intimamente ligado com a infectividade em animais adultos, pois diminui a imunidade desses. Os oocistos tem uma alta sobrevida no ambiente (HILLESHEIM e FREITAS, 2016), o que sugere uma resposta para tal distribuição. 
A Eimeriose pode apresentar sinais clínicos e subclinicos, sendo os subclinicos de maior importância, porque ele não tem sintomatologia clínica mais causa redução no ganho de peso. Em sua apresentação clinica gera distúrbios entéricos, uma diarreia aquosa /e ou hemorrágica que pode levar ao óbito.
O presente trabalho tem como finalidade elucidar os aspectos relevantes para a ocorrência da eimeriose em pequenos e grandes ruminantes, sua influência econômica nos rebanhos e principalmente na saúde das criações.

Continue navegando