Buscar

Estudos introdutorios de edição

Prévia do material em texto

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA - COORDENAÇÃO DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA 
PROFESSOR: FILIPE ALVES DE FREITAS
ALUNOS: Natália Silva Soares; Augusto Magno Mairink NOTA: 
 
Estudos Introdutórios de Edição – Exercícios Unidade II – Valor: 20 pontos / Em dupla 
Leia os textos da Unidade II e, com base neles, responda às questões abaixo nos campos designados. 
Textos: 
• Cómo se elige lo que se publica (In: DAVIES - Gestión de Proyectos Editoriales) 
• Manejo del proceso de edición (In: DAVIES - Gestión de Proyectos Editoriales) 
• Tipos de edição (In: CAMBRAIA - Introdução à crítica textual) 
• Normalização geral do texto (In: ARAUJO – A construção do livro) 
• Revisão de Provas / Apêndice E – Sinais de revisão de provas (In: ARAUJO – A construção do livro) 
Explique o que é uma proposta de livro e descreva o que ela deve conter para cumprir bem o seu objetivo (valor: 4 pts.): 
No mundo da edição, um dos métodos mais comuns para conseguir encontrar um editor ou um agente é a escrita de uma proposta do livro. A partir de uma "proposta rápida" formal para o projeto o escritor destaca-se nas mentes dos editores, tornando-o mais suscetível a ser escolhido. Para compor uma proposta ideal, é necessário incluir diversos elementos, tais como: a página do título, nome do autor, número de telefone e endereço de e-mail. Posteriormente, a frase resumo deve ser concebida e acrescentada, com o objetivo de criar interesse no livro; a fim de deixar mais claro: a frase resumo está inserida no gênero Slogan. Além disso, deve haver uma breve descrição de detalhes do livro, que discorrem sobre características do livro: quantas palavras tem, quantos capítulos o compõem, e se o manuscrito está correto. 
Além disso, um pequeno resumo deve ser redigido, sendo similar ao resumo que está presente na contracapa, com o objetivo de entusiasmar os consumidores a ler o livro, e de mostrar ao editor, de forma sucinta, o conteúdo principal do livro, não passando do limite de dois a quatro parágrafos. Atrelado ao pequeno resumo, é necessário que haja uma sinopse mais longa, que vai ser usada para fazer uma descrição da história, que deve incluir de 2 a 6 páginas; nesta parte, a história deve ser explicada do princípio ao fim, incluindo as suas surpresas e reviravoltas. Também deve conter os capítulos, devem-se usar os primeiros capítulos do livro, que devem estar perfeitos para serem avaliados. Além de todas as características sobre o enredo do livro, detalhamento da história, é necessário que haja uma descrição sobre o autor, contendo os motivos de ter escrito o livro, quais as qualificações dele, quais livros escreveu previamente, e o espaço usado deve ir de meia a uma página.
Explique a diferença entre uma edição atualizada e uma edição modernizada (valor: 4 pts.):
Nos termos da edição, existem 4 tipos de reelaboração do texto, entre eles há a edição atualizada, que é feita com o objetivo de substituir dados ultrapassados por novos, ou seja, é feita com o objetivo de ajustar informações que sejam necessárias. Por sua vez, a edição modernizada é mais simples, acontece quando ocorrem modernizações linguísticas, ou seja, apenas mudanças feitas para adequação à gramática. 
 
Tendo em mente os principais critérios para a normalização geral do texto enumerados por Emanuel Araújo, edite o trecho abaixo, preparando-o como um original para publicação (valor: 4 pts.): 
– Disfarcemo-nos de flores, dizia-nos o Sr. Garamond, que nos havia acabado de convocar à sala do mapa-múndi, “que as abelhas aparecem”. Mas não era tudo. Garamond queria mostrar-nos o fôlder (dépliant, como o chamava – mas é assim que se diz nas editoras milanesas): uma coisa simples, 4 páginas, mas em papel acetinado. Fonte: Eco, Umberto. O pêndulo de Foucault. 3ª edição. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.
O Sr. Garamond, que havia acabado de nos convocar à sala do mapa-múndi, nos dizia: - “Disfarcemo-nos de flores que as abelhas aparecem”. Garamond queria nos mostrar, ainda, o fôlder (dépliant, como o chamava, e como se diz nas editoras milanesas): uma coisa simples, de quatro páginas, mas em papel acetinado.
Utilizando os sinais próprios da técnica de revisão de provas, descritos no Apêndice E de A construção do livro, assinale os erros no texto abaixo (valor: 4 pts.):

Continue navegando