Buscar

AVALIANDO AVALIAÇÃO CINÉTICO FUNCIONAL

Prévia do material em texto

1a Questão 
A avaliação musculoesquelética é quase sempre o componente principal do exame inicial do paciente, contribuindo para estabelecer o diagnóstico e o prognóstico, os objetivos de tratamento e os resultados almejados, bem como desenvolver e implementar o plano de assistência fisioterapêutica (O¿SULLIVAN, 2004). Com base no enunciado, assinale a alternativa correta relativa aos propósitos de uma avaliação *(Escola de Saúde Pública do Ceará) musculoesquelética:
		
	
	Ser dispensável na formulação dos objetivos de tratamento, bem como na escolha da proposta terapêutica apropriada.
	 
	Determinar a presença ou ausência de comprometimento envolvendo músculos, ossos e estruturas articulares relacionadas.
	
	Se constituir, ao longo do processo terapêutico, como um recurso desmotivador para o processo de recuperação física funcional do indivíduo acometido.
	
	Determinar os critérios de conduta terapêutica que não podem ser considerados como determinantes do prognóstico de recuperação do quadro patológico apresentado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513151748)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O procedimento para avaliação da Frequência Cardíaca consiste em:
		
	 
	Utilizar os dedos indicador e médio sobre uma artéria e contar mentalmente o número de pulsos por um minuto.
	
	Determinar o nível máximo de insuflação palpando o pulso radial até seu desaparecimento.
	
	Obter a pressão sistólica por palpação, onde o examinador, primeiramente, deve localizar o pulso radial, mantendo-o sob observação contínua. A seguir, insufla-se o manguito até desaparecerem as pulsações.
	
	Localizar a artéria braquial ao longo da face interna superior do braço palpando-a com o dedo polegar e, em seguida, posicionar o no esfigmomanômetro sobre esta região.
	
	Realizar a contagem mentalmente do número de incursões ou excursões realizados por minuto, sem a percepção do paciente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201512541054)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à discrepância de membros inferiores (MMII), verifique as afirmativas e assinale a alternativa correta: I. No caso de discrepância aparente, o indivíduo apresenta ossatura maior em um dos membros; II. No caso de discrepância real, os valores de mensuração de MMII a partir da cicatriz umbilical até os maléolos mediais, são iguais; III. Os pontos de referência para mensuração de MMII são a espinha ilíaca ântero superior e maléolo lateral; IV. A discrepância aparente pode ser resultado de alguma deformidade em articulação coxofemoral ou de obliquidade pélvica; V. Não há possibilidade de averiguar se a discrepância de MMII é real ou aparente, sem o uso de uma fita métrica.
		
	
	Somente I e IV estão corretas
	
	Somente II, III e IV estão corretas
	
	Somente II e V estão corretas
	
	Nenhuma está correta
	 
	Somente IV está correta
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201512863254)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Risco potencial de o paciente estar apresentando uma patologia grave é chamado no na literatura de "bandeiras vermelhas". Essas indicam a necessidade de envolver uma avaliação com o profissional médico. Constituem-se bandeiras vermelhas:
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Perda de apetite
	
	Fadiga injustificada
	
	Dor persistente à noite
	
	Perda inexplicada de peso
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201512862039)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à pressão arterial sistêmica (PAS), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta: I. Os aparelhos utilizados para aferí-la são: Esfigmomanômetro, manguito e estetoscópio; II. É resultante da pressão do sangue exercida contra a parede dos vasos sanguíneos; III. O valor de uma PA é mensurado em mmHg (milímetros de mercúrio) e é composto por dois valores: o 1º é o valor da pressão arterial diastólica (PAD) e o 2º é o valor da pressão arterial sistólica (PAS); IV. Os valores de PA considerados limítrofes são PAS: 130-139 e PAD: 85-89 mmHg; V. O valor de PA considerado ótimo é PAS: <120 mmHg e PAD: <80 mmHg;
		
	
	Somente III está correta;
	 
	II, IV e V estão corretas.
	
	Somente II e IV estão corretas;
	
	Somente II e V estão corretas;
	
	Somente II está correta;
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201512369050)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No indivíduo sadio a amplitude articular é influenciada pêlos ligamentos, comprimento dos músculos e tendões, e tecidos moles. Em pessoas com problemas patológicos, as limitações podem ser agravadas por processos inflamatórios, redução da quantidade de líquido sinovial, presença de corpos estranhos na articulação e lesões cartilaginosas (WERLANG, 1997). A respeito do tema Flexibilidade é correto afirmar que:
		
	
	O indivíduo ativo tende a ter menor grau de flexibilidade que o sedentário e este fato é agravado com o passar dos anos, pois, o nível de flexibilidade tende a diminuir e com isso aumentam os riscos de lesões.
	
	A flexibilidade excessiva gera mau desempenho esportivo e aumenta chances de lesões tais como as distensões musculares. E a falta de flexibilidade pode provocar instabilidade articular gerando: entorses articulares, osteoartrite e dores articulares.
	
	Idade, sexo, somatótipo, individualidade biológica, condição física, constituem-se fatores endógenos e exógenos influenciadores nos graus de flexibilidade.
	 
	boa flexibilidade é aquela que permite ao indivíduo realizar os movimentos articulares, dentro da amplitude necessária durante a execução de suas atividades diárias, sem grandes dificuldades.
	
	A melhora da flexibilidade é atingida com o treinamento regular de exercícios de alongamento, que consistem em favorecer a amplitude parcial de movimento de uma articulação, dita normal, atuando principalmente sobre a elasticidade muscular
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513087641)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	. De acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre a flexibilidade, assinale a alternativa INCORRETA
		
	
	Para se verificar a flexibilidade é necessário que o exame seja realizado sempre no mesmo horário e pelo mesmo avaliador.
	
	A flexibilidade é uma função complexa do corpo humano, que compõe a elasticidade dos músculos, mobilidade das articulações, plasticidade dos ligamentos e maleabilidade da pele.
	
	O flexiteste é uma avaliação realizada através de posições intermediárias, as quais são avaliadas em 5 graus de 0 a 4.
	 
	O banco de Wells é um instrumento utilizado para medir a flexibilidade de membros superiores.
	
	A goniometria é um dos testes mais comuns a serem utilizados para a verificação da ADM.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201512371786)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação da marcha deve envolver:
		
	 
	Todas as respostas
	
	A determinação da necessidade de dispositivos auxiliares.
	
	Somente a descrição do padrão da marcha.
	
	Análise dos desvios e descrição dos mecanismos responsáveis sem a preocupação com equipamentos auxiliares
	
	Somente a descrição dos desvios.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513048261)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente de 35 anos, chegou ao fisioterapeuta relatando dor na face plantar do calcâneo esquerdo e diagnóstico médico de "fasciite plantar". A dor começou de forma insidiosa há 4 meses e aparece apenas durante a deambulação. O paciente atribui o início das dores ao fato de ter começado a praticar corridas diárias. O ortopedista receitou antiinflamatórios não hormonais e repouso. No raio X podem ser observados pequenos "esporões" com aparência semelhante em ambos os calcâneos. Paciente refere cirurgia bariátrica há 5 anos e, durante a avaliação não apresentava sobrepeso considerando sua idade, altura e tipo corporal. Considerando a anamnese acima, assinale a alternativa que melhor representa a HPP (História PatológicaPregressa).
		
	
	No raio X podem ser observados pequenos "esporões".
	
	O ortopedista receitou antiinflamatórios não hormonais e repouso.
	
	A dor começou de forma insidiosa há 4 meses.
	
	Paciente chegou ao fisioterapeuta relatando dor na face plantar do calcâneo esquerdo.
	 
	Paciente refere cirurgia bariátrica há 5 anos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201512385375)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação respiratória já se inicia durante a avaliação dos sinais vitais onde o fisioterapeuta observará a frequência respiratória (FR):
		
	
	A frequência respiratória deve ser avaliada quanto ao ritmo respiratório que tem como valor fisiológico (normal) a relação entre a inspiração e a expiração (Relação I:E) em 1:2, sendo 1 tempo para a inspiração e 2 tempos para a expiração.
	
	Não há um consenso muito claro na literatura quanto aos valores normais, por esse motivo usa-se um valor médio de 12 a 20 ipm (incursões por minuto). Valores abaixo de 10 ipm classificamos como bradipnéia e acima de 20 taquipnéia.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Padrão respiratório é a observância do predomínio da movimentação torácica, abdominal ou mista durante as incursões respiratórias.
	
	Expansibilidade é a quantificação da capacidade de movimentação da caixa torácica durante a inspiração.
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201513372542)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Anamnese é a entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Essa fase da anamnese é o relato ou coleta de informações sobre doenças preexistentes ou comorbidades apresentadas pelo paciente que é escrito em algumas anamneses, como antecedentes pessoais fisiológicos. São dados primordiais, pois esclarecem o transcorrer da doença atual ou justificam alterações encontradas na avaliação fisioterapêutica. Os antecedentes devem incluir qualquer doença, cirurgia, acidente ou alergia importante. Identifique em qual fase da anamnese essas características se inserem:
		
	
	Queixa principal
	 
	História patológica pregressa
	
	História medicamentosa
	
	História familar
	
	História da doença atual
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201512874157)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: 
		
	 
	Para se avaliar a flexibilidade do músculo bíceps braquial o paciente deve estar em extensão de ombro, extensão e pronação de cotovelo.
	
	O teste de Thomas é usado para se avaliar a flexibilidade do tensor da fáscia da lata e banda ilio tibial.
	
	Ao realizarmos um teste de flexibilidade, a única variável importante de se avaliar é a ADM
	
	O teste de Ober é usado para avaliar a flexibilidade do músculo glúteo médio.
	
	O teste de flexibilidade para o músculo sóleo inclui dorsiflexão do tornozelo com o joelho em extensão.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201512892328)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao se realizar uma avaliação músculo-esquelética, objetiva-se: I. determinar a presença ou ausência de comprometimento, envolvendo músculos, ossos e estruturas articulares relacionadas; II. identificar os tecidos específicos que estão causando o comprometimento; III. ajudar a formular objetivos de tratamento, resultados almejados e intervenções terapêuticas apropriadas; IV. verificar a efetividade do tratamento fisioterapêutico, médico ou cirúrgico; V. motivar o paciente; VI. determinar as adaptações e equipamentos ortóticos necessários para a habilidade funcional nas atividades cotidianas, ocupacionais e recreativas. Está correto o contido em:
		
	
	I, II, III e VI, apenas.
	 
	I, II, III, IV, V e VI.
	
	I, II, III e V, apenas.
	
	I, III, V e VI, apenas.
	
	I, II, III, IV e VI, apenas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513348859)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na Semiologia cardiovascular, realizamos a ausculta cardíaca no qual precisamos observar o ritmo, frequência e a intensidade. Baseado nisso, marque a alternativa CORRETA:
		
	 
	A frequência cardíaca acima de 100 batimentos/minuto é chamada de Taquicardia.
	
	O ritmo pode ser regular, apresentando 3 tempos (3 bulhas).
	
	Quando a intensidade estiver aumentada será normofonética.
	
	Bradicardia é quando o paciente apresenta frequência de 60 a 100 batimentos/minuto
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201513423818)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	STS praticava futebol quando recebeu uma forte entrada do adversário. O trauma provocou uma entorse grave em seu joelho direito. No dia seguinte o paciente foi ao hospital, onde o médico informou que a articulação estava inflamada. São sinais da presença de inflamação?
		
	 
	Dor, perda da função e rubor
	
	Calor local, edema e cianose
	
	Perda de função, cãibra e latejamento
	
	Edema, febre e rubor
	
	Febre, dor e inchaço
	
	
	1a Questão (Ref.:201513248649)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma senhora, com 56 anos de idade, sofreu uma fratura no primeiro metatarso que necessitou de abordagem cirúrgica. Como ela também tinha um hálux valgo doloroso há oito anos, cuja indicação cirúrgica já havia sido feita, o cirurgião aproveitou o ato cirúrgico para submetê-la aos dois procedimentos. Após a cirurgia, foi encaminhada para o serviço de fisioterapia e sua avaliação evidenciou fenômenos distróficos como edema, descamação da pele, eritema mantido e aumento da temperatura no local da cirurgia até o tornozelo. Houve redução importante da força muscular para os movimentos dos dedos e da dorsiflexão e flexão plantar do tornozelo. Leia com atenção as (6) seis afirmativas e após marque a letra correta em relação à tabela de grau de força muscular de Kendall. I) No grau (0) nenhuma contração está presente. II) No grau (4) o músculo é capaz de realizar a posição do teste somente contra a gravidade. III) No grau (2) o músculo é capaz de completar a amplitude de movimento em um plano a favor da gravidade. IV) No grau (3) o músculo é capaz de realizar a posição de teste contra a gravidade. V) No grau (5) o músculo pode suportar um forte grau de resistência do fisioterapeuta contra a gravidade. VI) No grau (2) o músculo é capaz de completar a amplitude de movimento contra a ação da gravidade.
		
	
	As afirmativas II, IV e VI estão corretas.
	
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	
	As afirmativas III, IV e VI estão corretas.
	 
	As afirmativas I, IV e V estão corretas.
	
	As afirmativas I, III e VI estão corretas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513062900)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao analisar o paciente na visão posterior (dorso) da avaliação postural o terapeuta constata que os ângulos inferiores das escápulas estão bem aparentes. Qual músculo o fisioterapeuta deve palpar para comprovar tal fato, sendo este devido a uma tensão muscular:
		
	 
	Peitoral menor
	
	Levantador da escápula
	
	Redondo maior
	
	Peitoral maior
	
	Trapézio
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513351072)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Ao se testar a amplitude de movimento de uma articulação,
		
	 
	Deve-se levar em conta que os músculos monoarticulares,independentemente de seu posicionamento, podem impedir a total amplitude.
	
	Deve-se levar em conta que os músculos monoarticulares, dependendo de seu posicionamento, podem impedir a total amplitude.
	 
	Deve-se levar em conta que os músculos multiarticulares, dependendo de seu posicionamento, podem impedir a total amplitude.
	
	Deve-se levar em conta que os músculos multiarticulares, independentemente de seu posicionamento, podem impedir a total amplitude.
	
	Não se deve levar em conta o posicionamento muscular.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513301088)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Quais modalidadessensoriais constituem a sensibilidade do tipo superficial?
		
	
	Tato leve, dor profunda, temperatura e pressão.
	 
	Tato leve, dor superficial, temperatura e pressão.
	
	Tato epicrírtico, dor superficial e temperatura.
	 
	Tato leve, dor superficial e temperatura.
	
	Pressão, dor profunda e vibração.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201513064044)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O teste utilizado na detecção das displasia de desenvolvimento do quadril (luxação congênita do quadril) denomina-se:
		
	
	Teste de Gaeslen
	
	Teste de Ober
	
	Teste de Patrick
	 
	Teste de Ortolani
	
	Teste de Thomas

Mais conteúdos dessa disciplina