Buscar

HISTORIA - PHP E FORTRAN

Prévia do material em texto

FORTRAN E PHP
Lucas Otávio Alcântara de Oliveira
lucas.alcantara.oliveira@hotmail.com
Compiladores – Danilo Rodrigues Pereira 
RESUMO
As linguagens de programação surgiram como uma forma de facilitar a indereção do homem com as maquinas recem criadas para auxiliar nas tarefas do dia a dia, surgiram diversas linguagens para diversas funções, cada uma com um proposito com prós e contras, foram evoluindo juntamente com a técnologia se tornando cada vez mais sofisticadas e rápidas.
O Fortran foi desenvolvido por um grupo de programadores que buscavam uma maneira de facil programação mas mantendo a eficiencia da linguagem ja existente o assembly. 
Já o PHP surgiu da nescessidade de um programador em controlar o acesso de seu curriculo on-line atraves de um script.
Palavras-chave: Fortran. PHP. História.
1 - INTRODUÇÃO
	Durante o periodo de 1954-1957 uma equipe liderada por John Backus desenvolveu uma das primeira linguagens de alto nivel para o IBM 704 um computador desenvolvido para calculos de larga escala, o FORTRAN (FORmula TRANslation) com o objetivo de obter uma linguagem de facil interpretação e ao mesmo tempo com a eficiencia do assembly. O FORTRAN foi ao mesmo tempo inovador e revolucionario, ja que permitia os programadores focar na resolução do problema a ter o duro trabalho de trabalhar com assembly dificultando ainda mais seu trabalho, e também tornou o acesso ao computador mais acessivel para qualquer um que tenha interesse e um minimo esforço para conehcer a linguagem e não apenas um especialista poderia fazer isso. Com o passar do tempo diversas empresas diferentes criaram sua propria versão do FORTRAN, ou seja, os programas que foram escritos para uma maquina nao poderia ser utilizado em outra maquina e isso fez com que se iniciasse uma discussão para padronizar a linguagem, para que se pudesse usar o progrma de uma maquina em outra fazendo o minimo de alteração possivel ou melhor ainda, sem alteração alguma, e isso fez com que a Associação Americana de Normalização Nacional publicasse uma versão normalizada em 1966 denominada FORTRAN IV.
 Porém mesmo após essa normalização a proliferação de novas derivações do FORTRAN ainda estava em crescimento, um dos motivos eram a relutancia das empresas que desenvolviam variadas versões de compiladores em aderirem a normalização,e em contra-mão a implementação de caracteristicas nos diferentes compliadores foram ignoradas pela versão normalizada, caracteristicas essas que eram essenciais para programas de longa extensão. Tudo isso combinado com a existencia de algumas debilidades existentes na linguagem normalizada levou a um crescente numero de pre-processadores no mercado, esses eram programas que liam a linguagem de um determinado compilador e gerava um segundo texto na versão normalizada, com isso extentendo a capacidade do FORTRAN usual, mantendo a portablidade entre diferentes computadores, o aumento dos pre-processadores registrados nos proximos anos mostrava que não só era grande a variaçãa da versão normalizada, mas também sua insuficiencia em atender o mercado, mesmo os pré-processadores sendo portaveis, o codigo resultante geralmente era de leitura muito dificil.
Esses problemas foram parcialmente solucionados em sua nova normalização em 1978 denominada FORTRAN 77, onde uniu as caracteristicas de inumeros dialectos ja existentes. ou pré-processadores e com isso formando um novo dialecto. Porém essa transição foi longa e complicada, tendo em vista que foi necessário duas versões normalizadas coexistirem e trabalahr paralelamente, devido ao atraso nas avaliações de novos complidores.
Agora falando de uma linguagem mais nova e mais utilizada ainda hoje temos o PHP, que fora criada em 1994 por Remus Lerdof, que foi nada mais que um conjuto binario de interface escrito em C para o contole de acesso de seu curriculo online, onde ele nomeou o conjunto de scripts de “Personal Home Page Tools”, ou “PHP Tools”. Ao passar dos tempos mais funções foram desejadas e implementadas por Rasmus, permitindo interações com bancos de dados e fornecendo uma estrutura onde os usuarios poderiam desenvolver aplicações web, com um livros de visitas, em 1995 Rasmus liberou o codigo fonte do PHP tools para que todos tivessem acesso, e assim para que os desenvolvedores usassem como quisessem, e isso fez com que usuarios fornecessem correções para bugs do códivo e aperfeiçoa-lo. Ainda no mesmo ano em Setembro, Rasmus expandiu ainda mais o PHP e chegou por um breve periodo mudar o nome PHP, agora chamando a ferramente apenas de FI “forms Interpreter”, essa nova versão incluiu algumas funcionabilidades basicas do PHP como conhecemos hoje, continua variaveis no estilo do Pearl, interpretação automatica de variaveis de formularios e sintaxe HTML imbutida, a sintexa era muito paracida com a do Perl, porém era mais limitada e com algumas incosistencia, para embutir um código HTML os desenvolvedores precisarvam usar comentarios HTML. A linguagem vivia em constante mudança e evolução de forma agil, no mes seguinte Rasmus liberou uma completa reescrita do código, e voltou a chama-lo de PHP e foi o primeiro lançamento a vangloria-se que era na epoca considerado um avançado script de interface. Em abril de 1996 o codigo teve outra reforma completa e isso fez com que o PHP evoluice de um conjunto de ferramentas para sua própria linguagem, que continha suporte para os bancos de dados DBM, mSQL, e Postgres95, cookies. Em junho o PHP ganhou a versão 2.0. E em novembro se tornou beta.
Após esse periodo de desenvolvimento, a linguagem desfrutava de uma crescente popularidade em um mundo web ainda em desenvolvimento, em 1997 e 1998 o PHP teve o apoio de milhares de usuarios ao redor do mundo, e em maio de 1998 uma pesquisa mostrou que cerca de 60.000 dominios tinham cabeçalhos em PHP indicando que o servidor de hospedagem de fato tinha o PHP instalado. 
A versão 3.0 foi a primeira versão parecida com o PHP que temos hoje, porém ainda se ecnontrava ineficiente e nao tinha recursos necessários para prover uma aplicação eCommerce que estavam desenvolvimento para o projeto da Universidade, Andi Gutmans e Zeev Suraski de Tel Aviv, Israel onde se iniciou outra escrita do interpretador em 1997. eles discutiram vários aspectos para a corrente implementação e redesenvolvimento do PHP.
Um dos maiores pontos fortes do PHP 3.0 foram os resursos de extensibilidade, alem de fornecer para os usuarios finais uma interface robusta para multiplos bancos de dados, protocolos e APIs para facilitar a extensão de sua prpopria linguagem, que atraiu dezenas de desenvolvedores que submetera uma variedade de modulos.
Isso sem duvidas foi o responsavel pelo extrondoso sucesso do PHP, que tembem teve um resurso muito forte que foi o suporte para programação orientado a objeto. Em junho de 1998, com muitos novos desenvolvedores ao redor do mundo unindo esforços, PHP 3.0 foi anunciado pelo novo time de desenvolvimento do PHP como o sucessor oficial para o PHP/FI 2.0. Uma parcela relativamente pequena de domínios informaram que o PHP foi instalado em um host com servidores executando Windows 95, 98 e NT, Macintosh. E em seu pico, PHP 3.0 foi instalado em aproximadamente 10% dos servidores web da internet. No inverno de 1998, logo após o PHP 3.0 ter sido oficialmente lançado, Andi Gutmans e Zeev Suraski começaram a trabalhar em uma reescrita do core do PHP. Tais aplicações só foram possíveis pelos novos recursos e suporte para uma ampla variedades de banco de dados de terceiros e APIs do PHP 3.0, mas o PHP 3.0 não foi projetado para trabalhar com aplicações complexas de forma eficiente. Além da altíssima melhoria da performance nesta versão, o PHP 4.0 incluiu outros recursos chaves, tais como suporte para maioria dos servidores web, sessões HTTP, saídas de buffering, mais maneiras seguras para manipular dados de entrada de usuários e diversas novas construções de linguagem. O PHP 5 foi lançado em Julho de 2004 após um longo desenvolvimento e vários pré - lançamentos.O time de desenvolvimento PHP inclui dezenas de desenvolvedores, também dezenas de outros trabalhando em algo relacionado ao PHP e apoio a projetos como PEAR, PECL, documentação, infra - estrutura de rede subjacente de bem mais de uma centena de servidores web em seis dos sete continentes do mundo.
 
2 – VISÃO GERAL 
Ambas as linguagens foram um salto muito grande para a interação do homem com as maquinas para facilitar no dia a dia, mesmo separadas por anos entre um laçamento e outro podemos notar a semalhança de como se inciou, de como foi seu auge, sempre temos a necessidade de evoluir em todos os aspectos, assim como as linguagens também precisam evoluir para atender de forma agil e simplificada cada aplicação
3 – INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 
	
	Instalando um compilador para FORTRAN, utilizei o GCC que é um compilador que consegue interpretar diversas linguagens, entre elas o FORTRAN, antes de tudo baixo o MinGW que é compativel com os Windows XP, 8.1, 8.7, e 10.
O arquivo que você baixou é um downloader e gerenciador do MinGW, através dele você pode baixar o GCC, MSYS e também bibliotecas como Pthread, OpenSSL, Ncurses, dentre outras, isso acaba facilitando a vida do programador, pois não serão mais necessário procurar e baixar algumas bibliotecas no site dos desenvolvedores e ter que instalar manualmente nos diretórios do GCC.
Agora devera executar o instalador e clique em “install”.
Figura 1 – Primeira Janela do Instalador
Fonte: mundodoshackers.com
	Escolha o local onde será instalado o MinGw, o padrão é “C:\MinGw. Clique em continue
.
Figura 2 – Janela para definir local da instalação
Fonte: mundodoshackers.com
Após isso aguarde a instalação do MinGw
Figura 3 – Janela de instalação
Fonte: mundodoshackers.com
Após o termino da instalação clique em “continue”
Figura 4 – Janela de instalação
Fonte: mundodoshackers.com
Pronto o MinGW foi instalado. O gerenciador de pacotes do MinGW será aberto, verifique se o GCC já foi instalado.
Figura 5 – Gerenciador de pacotes do MinGw
Fonte: mundodoshackers.com
Para instalar o GCC ou qualquer outro pacote, basta clicar na caixa de seleção do pacote, em seguida clique em “Mark for Installation“, no meu caso estou instalando a lib ncurses.
��
Figura 6 – Gerenciador de pacotes do MinGw
Fonte: mundodoshackers.com
Feito isso clique em “Installation” / “Apply Changes“.
��
Figura 7 – Gerenciador de pacotes do MinGw
Fonte: mundodoshackers.com
Clique em “Apply” e aguarde a instalação.
��
Figura 8 – Janela de finalização
Fonte: mundodoshackers.com
��
Figura 9 – Janela de Finalização
Fonte: mundodoshackers.com
Ao término da instalação clique em “Close”
��
Figura 10 – Janela de Finalização
Fonte: mundodoshackers.com
Pronto, pacote instalado.
Agora você pode compilar os seus programas ou exploits C usando o comando gcc -o prog.exe prog.c . Para mais detalhes de como compilar uma programa ou exploit em C, veja o tutorial Como compilar um programa ou exploit em C.
Agora veremos como começar a programar PHP.
Antes de começar a codificar uma página, é importante configurar o seu computador com os aplicativos necessários. Para ter essa cópia local funcionando corretamente no seu computador, é preciso instalar e configurar ferramentas como o Apache, PHP e MySQL. Assim, você consegue simular um ambiente de servidor na máquina e abrir a página no navegador mesmo sem estar conectado à internet. A parte de configuração das ferramentas citadas é de extrema importância, pois garante a exibição correta do conteúdo programado.
Feito esses procedimentos teremos que escolher o editor que vai de desenvolvedor para desenvolvedor, o modelo utilizado para o exemplo é o Notepad++.
 
Após baixar e instalar o Notepad++, abra o e vamos iniciar as configurações para se programar em PHP, clique na aba formato e selecione “Codificar en UTF-8 sin BOM”
Figura 11 – Tela Notepad++
Fonte: www.aprenderaprogramar.com
É indicado que sempre verifique se o formato esta correto, pois se não estiver poderá ter problemas para se obter o resultado desejado.
Feito isso deveremos escolher a linguagem desejada, nesse caso escolheremos a linguagem PHP.
Figura 12 – Tela Notepad++
Fonte: www.aprenderaprogramar.com
Pronto, agora temos tudo pronto para iniciar nossos projetos em PHP.
3 – APLICAÇÕES E EXEMPLOS
	Cada linguagem existente no mundo foi criada para uma função especifica e ao passar dos tempos fomos percebendo que poderiamos usar em outras ocasiões similares a função original. O FORTRAN foi criado para resolver calculos gigantescos de forma rápida e com precisão, para evitar o máximo de erros possiveis, essa sua caracterisca proporcionou que a linguagem pudesse ser utilizada em aplicações cientificas computacionalmente como meteorologia, oceanografia, astronomia, física, aplicações que exigem calculos complexos de forma agil e segura. Já o PHP foi criado para facilitar o gerenciamento de um curriculo Web, hoje pode ser utilizado com scripts ao lado de servidores, escrever aplicações para desktop, script de linhas de comandos em servidores ou pagina web, uma infinidade de possibilidades, como exemplo que a maioria dos sites hoje utiliza PHP para criar animações flash, imagens em PDF etc;
4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Vimos que as linguagens de programação sempre surgiram em momentos que mais precisamos de ajuda em determinadas funções, sempre surgem como algom simples e singelo, e com o passar do tempo podem se transformar em algo complexo e grande, que nos ajuda nas mais diversas tarefas, seja para compreender como o clima funciona, até para nos entretar com uma pequena animação, fomos e somos capazes de criar leis para controle de quase tudo ao nosso redor, basta um pouco de criatividade e um pouco de esforço para percebermos o qual grandioso é a programação e quanto pode nos ajudar e atrapalhar em alguns casos.
REFERÊNCIAS 
Configurar Notepad++ para crear webs PHP.. Disponível em <https://www.aprenderaprogramar.com/index.php?option=com_content&view=article&id=524:configurar-notepad-para-crear-webs-php-ventajas-de-notepad-como-extensiones-o-plugins-cu00809b&catid=70&Itemid=193r> Acesso em: 6 Nov. 2018
PHP Tool, FI, Kit de Construção, e PHP/FI. Disponivel em <https://secure.php.net/manual/pt_BR/history.php.php>Acesso em 7 Nov. 2018
Breve Historia da Linguagem Frotran. Disponivel em <https://web.fe.up.pt/~aarh/pc/PC-capitulo2.pdf>. 18 Nov 2018
Como Instalar o GCC no Windows. Disponivel em < http://www.mundodoshackers.com.br/como-instalar-o-gcc-no-windows>. Acesso em 17 Nov 2018

Continue navegando