Buscar

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST1828_EX_A8_201607000245_V1 
	27/09/2018 11:41:31 (Finalizada)
	Aluno(a): AUDNILZA FÁTIMA DE ARRUDA
	2018.3 EAD
	Disciplina: GST1828 - GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA 
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre a repartição de competências dos entes da federação brasileira é correto afirmar:
 
I - Há dois modelos básicos de repartição de competências: horizontal e vertical.
II- O traço marcante da repartição horizontal é a inexistência de subordinação ou hierarquização entre os entes federados no exercício da competência.
III -  No modelo vertical os entes federados atuam sobre as mesmas matérias, mas não dispõem dos mesmos poderes nessa tarefa.
		
	
	Todas estão erradas.
	
	Somente II está correta.
	 
	Todas estão corretas
	
	Somente I está correta.
	
	Somente III está correta.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção correta.
		
	
	A Constituição veda toda a colaboração da União, Estados e Municípios com igrejas e cultos religiosos.
	
	O legislador federal não tem competência para influir no processo de criação ou desmembramento de Municípios.
	
	Incumbe à União, com exclusividade, o combate às causas da pobreza e os fatores de marginalização e a promoção da integração social dos setores desfavorecidos.
	 
	No âmbito da competência legislativa concorrente, o Estado-Membro pode legislar sobre normas gerais, se a União não o houver feito, ou, se o houver feito, em caráter suplementar.
	
	Em virtude da autonomia de que goza, um Estado-Membro pode, por decisão que compete exclusivamente à sua Assembléia Legislativa, desmembrar-se para formar outros Estados-Membros.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No tocante ao papel exercido por líderes e gestores públicos no contexto da relação Estado versus Sociedade, entende-se que esses devem ter capacidade para:
		
	
	atuar como profissionais dedicados à gestão da coisa pública em todo e qualquer espaço da economia, sejam esses privados ou do terceiro setor.
	
	atuar exclusivamente em redes interinstitucionais de natureza intra e intergovernamentais, nos três níveis: federal, estadual e municipal.
	
	utilizar meios impositivos e excludentes de gestão sem considerar a representatividade de todos os setores sociais envolvidos na formulação e implementação de políticas públicas.
	
	lidar somente com as demandas das diferentes partes interessadas do órgão do qual são dirigentes.
	 
	ser um agente catalisador das inovações e mudanças promovidas pelo setor público em prol da cidadania.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Nos termos da legislação específica (Lei nº 11.079/2004), na contratação de parceria público-privada (PPP) devem ser observadas algumas diretrizes. Assinale a opção INCORRETA, ou seja, aquela que não traduz uma dessas diretrizes legais.
		
	
	Todas estão incorretas.
	 
	Eliminação de riscos e securitização(*) de eventuais prejuízos em relação ao contratante público. (*) A dívida é transferida, vendida, na forma de títulos, para vários investidores.
	
	Sustentabilidade financeira e vantagens socioeconômicas dos projetos de parceria.
	
	Respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução.
	
	Indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No que se refere ao papel dos gestores públicos no tratamento dos recursos financeiros, humanos e físicos, é correto afirmar que:
		
	
	para preservar o patrimônio público, a regra estabelece que as receitas de capital devem ser maiores que as despesas de capital.
	 
	a relação de accountability estabelece que o administrado pode e deve exigir transparência dos administradores, que começa na publicidade, mas não se extingue nela.
	
	só o administrador público tem o dever de prestar contas dos recursos públicos que ele possui sob sua guarda.
	
	as atividades de gestão de pessoal são obrigações exclusivas dos órgãos de Recursos Humanos da Administração Pública Federal.
	 
	o gestor público que trata de transferências governamentais tem por regra a aplicação de recursos públicos de um ente federado para pagamento de despesas de pessoal de outro ente federado.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Política Urbana está alocada na Constituição Federal sob que Título?
		
	
	Das Disposições Constitucionais Gerais.
	
	Da Ordem Social.
	
	Da Tributação de do Orçamento.
	 
	Da Ordem Econômica e Financeira.
	
	Da Organização dos Poderes.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O planejamento estratégico na gestão pública pode constituir-se em um instrumento para tornar mais democrática a gestão no âmbito das políticas sociais. Quanto a esse tipo de planejamento pode-se afirmar que:
		
	 
	Enfatiza a capacidade de ação dos atores envolvidos, em um determinado contexto histórico, considerando como central o componente político nas decisões a serem tomadas.
	
	Se caracteriza pelo poder de correlação de forças que o gestor estabelece no processo com os demais atores sociais, decidindo os caminhos a serem seguidos baseado apenas na sua experiência acumulada.
	
	Pressupõe comportamentos previsíveis e estáveis dos atores envolvidos sem considerar a realidade objetiva na qual estão imersos, resultando em transformações radicais nessa realidade.
	
	Parte do conhecimento da realidade por meio de um único diagnóstico, ressaltando exclusivamente a importância da efetividade econômica nas decisões a serem tomadas.
	 
	É um tipo de planejamento normativo, em que as propostas vão sendo construídas com os sujeitos envolvidos, de acordo com a realidade em que estão inseridos.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Vereador e a designação tradicional de um membro de um órgão colegiado representativo de um município. Os vereadores agrupam-se, normalmente, numa câmara municipal ou câmara de vereadores. São consideradas funções dos vereadores: I- Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis buscando organizar a vida da comunidade. II- Função Fiscalizadora: O Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações. III- Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas). IV - Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	 
	I, II, III e IV.
	
	II e IV, apenas.
	
	I e II, apenas.

Outros materiais