Buscar

Avaliando aprendizado sociologia juridica 03

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805717154)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos efeitos negativos produzidos pela eleição direta, analise as assertivas abaixo:
I - O poder econômico pesando para este ou aquele candidato, financiando milionárias campanhas e comprando adesões seria uma das distorções encontradas em nossa sociedade;
II A Fidelidade Partidária seria uma solução para diminuir distorções de uma eleição direta. Contudo, não possuímos lei ordinária que trate do assunto;
III O Voto de cabresto foi um mecanismo de controle eleitoral que só existiu na República Velha, onde os ''coronéis'' possuíam seus currais eleitorais, inexistindo na atualidade qualquer distorção neste sentido.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	 
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	a judicialização da política e das relações sociais demonstra que o Brasil não está inserido no processo vivenciado por outros países democráticos de ampliação do acesso à justiça.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805717509)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A lei que proíbe alimentar cavalos em áreas gramadas urbanas pode ser vista como uma norma sem eficácia social, dado que o uso de cavalos como meio de transporte já não se coloca como atual, levando a norma a uma situação de obsolescência e desuso. Isto implica em dizer que:
		
	
	A norma não produz mais efeitos porque seu período de vigência foi espirado
	
	A norma perdeu validade, deixando de ter pertinência com relação ao sistema que a adotou.
	
	A norma continua produzindo os efeitos sociais esperados desde sua criação
	
	Novas normas foram inseridas no ordenamento, causando conflito com a anterior
	 
	A norma perdeu a capacidade de produzir resultados concretos na ordem social dos fatos sociais
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805717128)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os juízes gozam das seguintes garantias:
		
	
	Vitaliciedade, que no primeiro grau será adquirida após três anos de exercício, inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão unânime do respectivo Tribunal, assegurada ampla defesa e irredutibilidade de vencimentos.
	
	Vitaliciedade, que no primeiro grau só será adquirida após três anos de exercício, inamovibilidade em caráter absoluto e irredutibilidade de vencimentos.
	 
	Vitaliciedade, que no primeiro grau só será adquirida após dois anos de exercício no cargo, inamovibilidade em caráter absoluto e irredutibilidade de vencimentos.
	 
	Vitaliciedade, que no primeiro grau será adquirida após dois anos de exercício, inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do respectivo Tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça e irredutibilidade de vencimentos.
	
	Vitaliciedade, que no primeiro grau só será adquirida após dez anos de exercício, inamovibilidade em caráter absoluto e irredutibilidade de vencimentos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805717075)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No cenário jurídico brasileiro, ocorre uma situação conflituosa no que concerne aos papéis desenvolvidos pelo poderes determinados no nosso sistema liberal, principalmente nas esferas dos três poderes. Constantemente, percebe-se que a tripartição clássica sonhada por Montesquieu (executivo, legislativo e judiciário) encontra-se cada vez mais relativa. Nesse sentido, pode-se definir que ocorre:
		
	
	Uma consolidação do judiciário e politização do executivo.
	
	Uma politização do judiciário e judicialização do legislativo
	
	Uma consolidação da política e judicialização do executivo
	
	Uma politização da política e judicialização do judiciário
	 
	Uma judicialização da política e politização do judiciário
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805717267)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Afinal, o que é ser cidadão? Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranquila. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. (Jaime Pinsky. História da cidadania. (Org. Contexto 2003). De acordo com o texto, para que haja plenitude da cidadania, é indispensável:
		
	
	O respeito ao direito de votar e ser votado.
	
	Ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei.
	
	o controle social tem por função a garantia da formalidade das normas jurídicas quando aplicadas na sociedade.
	
	Ter direitos civis e políticos.
	 
	O respeito aos direitos civis, políticos e sociais.

Continue navegando

Outros materiais