Buscar

Equilíbrio do ácido resumo artigo exer. aula 2

Prévia do material em texto

Equilíbrio do ácido-base – resumo do artigo
Gasometria artérial : Aplicações e Implicações para enfermagem .
Introdução:
A análise clínica é feita através da amostra do sangue arterial, podendo avaliar, dentre outros fatores, o equilíbrio acidobase orgânico. Os distúrbios dos ácidos-básicos no paciente de terapia intensiva acarretam diversas consequências, entre elas o óbito, tornando de extrema importância o conhecimento dos mecanismos fisiológicos homeostáticos de controle do equilíbrio ácidobase na pratica clínica.
Metodologia:
Estudo exploratório qualitativo, realizado por meio de revisões bibliográficas, informações coletadas através de bases de pesquisas onlines e artigos publicados entre 2001 e 2015.
Considerações Gerais:
Para exame de gasometria, é em geral, coletado sangue da artéria ulnar, caso ela apresente bom fluxo. Após a coleta, que é feita, de forma não exclusiva, pelo enfermeiro, a amostra é encaminhada para análise. 
Exames de gasometria são fundamentais para pacientes em estado crítico, oferecendo de uma maneira rápida e segura diagnostico de insuficiência respiratória aguda ou crônica, estado acidobase e ventilação alveolar. É em geral, solicitado quando o paciente apresenta sintomas de hipoxemia ou hipercapnia, e em suspeitas de distúrbios metabólicos. 	
É necessário que o profissional seja bem instruído, tenha conhecimento cientifico e técnico para prestar tal serviço, estando atento a complicações e efeitos colaterais ao paciente, fazendo assim sua melhor performance profissional.

Continue navegando