Buscar

EXERCÍCIOS – CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO 1. Em qual compartimento celular ocorre o ciclo do ácido cítrico? 2. Quais são os principais produtos do ciclo...

EXERCÍCIOS – CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO

1. Em qual compartimento celular ocorre o ciclo do ácido cítrico?
2. Quais são os principais produtos do ciclo do ácido cítrico?
3. O que são reações anapleróticas do ciclo do ácido cítrico?
4. Analisando as reações da piruvato desidrogenase e do ciclo do ácido cítrico, o acetil CoA pode ser utilizado para a síntese de glicose através da gliconeogênese?
5. Assinale a alternativa incorreta a) as reações do ciclo do ácido cítrico ocorrem na mitocôndria. b) O complexo da piruvato desidrogenase converte piruvato em acetil-CoA, liberando NADH, que é um transportador de elétrons utilizado na síntese de ATP. c) Os produtos do ciclo do ácido cítrico são principalmente NADH, FADH2 e GTP (ATP). d) Altas concentrações de ATP na célula ativam o ciclo do ácido cítrico. (MUITO ATP VAI DESATIVAR) e) Altas concentrações de NADH inibem o ciclo do ácido cítrico.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios Metabolismo de Carboidratos 2
7 pág.

Bioquímica II Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. O ciclo do ácido cítrico ocorre no interior da mitocôndria. 2. Os principais produtos do ciclo do ácido cítrico são NADH, FADH2, GTP (ATP), CO2 e H2O. 3. Reações anapleróticas são aquelas que repõem os intermediários do ciclo do ácido cítrico que foram utilizados em outras vias metabólicas. 4. Não, o acetil CoA não pode ser utilizado para a síntese de glicose através da gliconeogênese, pois a gliconeogênese é uma via metabólica que produz glicose a partir de precursores não glicolíticos, enquanto o acetil CoA é um produto final da glicólise. 5. A alternativa incorreta é a letra d) "Altas concentrações de ATP na célula ativam o ciclo do ácido cítrico". Na verdade, altas concentrações de ATP na célula inibem o ciclo do ácido cítrico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais