A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação 1 Topicos Especiais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
	1.
	Quando se fala em ética, sempre nos referimos aos políticos, mas os empresários também deveriam ter, pois, depois das operações da Polícia Federal, a ?Lava Jato" e o "Petrolão?, ocorrido em 2015, mostraram que ambas as partes não possuem o compromisso com a população, a ganância por mais dinheiro atropela toda as expectativas da ética e da moral. As escolhas entre o correto e o errado dependem de nós mesmos, cabe escolher o caminho a seguir. Representando as nossas escolhas entre o correto e o incorreto ou o que se pode dizer entre a ética e a corrupção, observe a charge sobre as ideias que podem representar esse perfil de pessoas, o que ela transmite com relação aos dias atuais, e analise as afirmativas a seguir:
I- Considera-se a ética como um recurso de induzir as pessoas a fazer as coisas erradas.
II- Pode-se considerar que a ética estuda a moral através de nossas escolhas, valores, desejos, atitudes e sentimentos.
III- As crenças sobre a ética se destacam apenas nas escolhas do tipo de religião sobre a sociedade.
IV- A ética tem a função de apresentar formas para melhorar o comportamento de cada indivíduo ou grupo social. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://blogueirodobem.zip.net/images/ilustaetica.gif>. Acesso em: 10 ago. 2015.
(Bem = Ética) x (Mau = Corrupção)
	
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	2.
	A democracia é um sistema de governo, no qual o povo governa para a sua própria sociedade, podendo ser exercida de duas formas distintas, pois ela pode ser direta ou indireta. Considerando as formas de democracia, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Democracia Direta. 
II- Democracia Indireta.
(    ) Na qual o povo decide por meio de referendo/plebiscito se aceita ou não determinadas questões políticas.
(    ) Nesta, o povo participa democraticamente, por meio do voto, elegendo seu representante político.
(    ) Também conhecida como representativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - I.
	 b)
	II - I - II.
	 c)
	I - II - II.
	 d)
	II - II - I.
	3.
	Conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o estudo das diferentes culturas deve contribuir para a formação de uma nova mentalidade, em que toda forma de discriminação e exclusão seja superada, proporcionando ao povo brasileiro uma vivência plena de sua cidadania (BRASIL, 1997, p.13). Sob a perspectiva dos PCNs, com relação ao conhecimento cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conhecer diferentes culturas é irrelevante para o aprendizado da história brasileira, pois a cultura em nosso país é homogênea. 
(    ) É preciso evitar o etnocentrismo, para favorecer o reconhecimento e a convivência harmônica com as diferentes culturas.
(    ) Estudar a história e a cultura afro-brasileira e indígena é uma forma de reconhecer nossa história e respeitar a diversidade cultural do país.
(    ) É necessário ampliar o conhecimento cultural, com o propósito de banir aspectos de enxergar apenas a sua cultura específica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	O conjunto de direitos e deveres fundamentam as condições do comportamento de cada indivíduo com relação à sociedade, designando normas de conduta para o convívio social, expressando os direitos e deveres de todas as pessoas, determinando nossas obrigações e direitos perante os outros integrantes da nossa sociedade. Sobre o nome desse conjunto de direitos e deveres, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Democracia.
	 b)
	Cidadania.
	 c)
	Moral.
	 d)
	Ética.
	5.
	Diante do caráter plural de nossas sociedades e das complexas relações estabelecidas socialmente, vivemos em uma sociedade dividida em classes, em que a luta pela manutenção ou superação das divisões sociais é constante. Nesse sentido, devemos lutar em favor da inclusão escolar, com currículos mais inclusivos, abertos às diferenças sociais, psíquicas e físicas. Sobre a Educação Inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escola é fundamental na construção de novos tempos na educação, contribuindo para formar alunos não conformistas.
(    ) A escola deve formar alunos questionadores, reagentes e competentes, aptos a rejeitar concepções como o individualismo.
(    ) Na Educação Inclusiva, a escola deve se pautar na lógica da repetição alienante das atividades.
(    ) A partir da inclusão escolar, podemos ter uma educação voltada para a harmonização da convivência social, direcionando os saberes para produzir agentes econômicos, principalmente em países subdesenvolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	A cultura, assim como a arte, é dinâmica, vai mudando conforme o tempo e o espaço. A cultura deve ser estudada a partir de três concepções: erudita, popular e de massa. Sobre essas três concepções de cultura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultura erudita. 
II- Cultura popular. 
III- Cultura de massa.
(    ) Cultura proveniente de estudos, pesquisas e que geralmente está associada às instituições acadêmicas.
(    ) Cultura ligada às novas tecnologias e com os meios de comunicação. 
(    ) Cultura relacionada ao que pertence à maioria do povo e que não é ensinada necessariamente em espaços formais de educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - III - II.
	7.
	A diversidade humana deveria ser um instrumento de unificação dos indivíduos, diferentemente das desigualdades sociais. Sem diversidade não há estímulos para pensar diferente, não há estímulos para pensar no princípio da equidade. Portanto, pensar diferente é o caminho para viver e compreender o sentimento solidário que devemos ter. Considerando o princípio da equidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somo únicos como indivíduos, mas pertencemos à mesma espécie, a espécie humana. No entanto, há seres humanos "superiores" ou "inferiores".
	 b)
	Somos iguais como indivíduos, pois somos iguais como seres humanos. A isso se dá o nome de equidade.
	 c)
	Somos únicos como indivíduos, e por isso somos diferentes, mas somos iguais como seres humanos.
	 d)
	Somos iguais, idênticos, pois pertencemos à mesma espécie.
	8.
	Nos meses do ano de 2015, muito se fala de corrupção, ética, valores, mas sabe-se realmente o que são esses fatores? No estado de direito da democracia, temos o direito de escolha, independentemente em que esteja inserido no meio profissional, familiar, social e político. Com essa grande ênfase no desgaste da presidência da república e no congresso nacional referente à economia, corrupção, entre outros fatores que fazem parte da ética, têm-se notado a total insatisfação do povo brasileiro. Os valores humanos alcançados com a democracia podem apresentar os atributos para constituir a essência humana. Sobre os atributos dos valores humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A objetividade indica a dispersão da população.
(    ) A socialidade indica que compara as normas, aprender e conviver com os outros.
(    ) Consciência indica tomar conhecimento da realidade, fatos e percepção das coisas.
(    ) Liberdade indica