Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV2 Aspectos Legais em Informática e Ética

Pré-visualização | Página 1 de 2

Aspectos Legais em Informática e Ética
	
	
	
	
	
	1.
	No Brasil, os direitos de propriedade intelectual foram incluídos no rol dos direitos e garantias fundamentais do artigo 5º da Constituição Federal, os quais posteriormente foram regulados pela Lei 9.610/98, denominada Lei de Direitos Autorais. Tal ordenamento visa a proteger as criações de espírito, desde que materializadas de alguma forma, como, por exemplo, os programas de computador, armazenados em meios eletrônicos. Diante disso, acerca das proteções previstas na respectiva legislação aos autores/desenvolvedores de software, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Diferentemente do que prevê a Lei de Software, a Lei de Direitos Autorais garante ao autor direitos morais sobre a obra, o qual é indissociável de sua pessoa e inalienável.
	 b)
	O autor poderá ser pessoa jurídica, quando o software for desenvolvido em ambiente empresarial.
	 c)
	Os autores estrangeiros, desde que domiciliados no Brasil, terão proteção assegurada nos acordos, convenções e tratados em vigor no Brasil.
	 d)
	Para efeitos legais, a identificação do autor da obra deve obrigatoriamente estar vinculada ao seu nome civil completo.
	 
	 
	2.
	O direito autoral encontra-se regulamentado por um conjunto de normas jurídicas: na Constituição Federal, na Lei de Direito Autoral (Lei nº 9.610/98) e nos tratados internacionais, tendo por finalidade proteger as relações entre o criador e a utilização de obras literárias, artísticas ou científicas. A partir da manifestação e publicação de uma obra, cria-se um vínculo a nível de conhecimento público, entre a obra e seu autor, sendo que a Lei do Direito Autoral define este vínculo como direito moral do autor sobre sua obra. Acerca deste direito do autor, podemos classificá-lo como:
	 a)
	Personalíssimo.
	 b)
	Coletivo.
	 c)
	Provisório.
	 d)
	Parcial.
	 
	 
	3.
	O autor não é obrigado a registrar seu software, porém, atualmente, recomenda-se o seu registro. Qual é o órgão responsável pelo registro no Brasil?
	 a)
	CDC (Código de Defesa do Consumidor).
	 b)
	CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).
	 c)
	INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
	 d)
	OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).
	 
	 
	4.
	Segundo a Lei de Software (Lei nº 9.609/98), o regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador será nos mesmos moldes previstos às obras literárias pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no país. Contudo, deve-se observar as ressalvas estabelecidas pela Lei de Software. Neste sentido, segundo a Lei de Software, qual é o prazo concedido ao autor com relação aos direitos de proteção sobre o programa de computador?
	 a)
	Cinquenta anos, contados a partir do primeiro dia do ano subsequente ao da publicação ou criação.
	 b)
	Sessenta anos, contados a partir da data da sua criação.
	 c)
	Trinta anos, contados a partir do primeiro dia útil após a morte do autor.
	 d)
	Cinco anos, devendo ser renovado ao final desse período.
	 
	 
	5.
	A Lei nº 9.609/98, denominada de Lei de Software, dentre outras disposições, visa a regular a proteção intelectual, especificamente, dos programas de computador. Neste sentido, a comercialização de um software cabe apenas ao desenvolvedor ou a um distribuidor autorizado, sendo que o usuário, ao adquirir o software, não se torna proprietário da obra, mas simplesmente recebe uma licença de uso, de forma não exclusiva. Diante disso, com base na Lei nº 9609/98, no que se refere à proteção aos direitos do autor e ao registro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Aos autores estrangeiros serão garantidas as mesmas proteções, independente de reciprocidade entre os países.
	 b)
	O registro do software poderá ser dispensado, desde que o autor possua outros meios verossímeis de comprovar que é responsável pelo desenvolvimento da obra.
	 c)
	A proteção aos direitos previstos nesta lei somente serão garantidos mediante o efetivo registro do software junto ao INPI ? Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
	 d)
	O prazo de proteção da obra intelectual nestes casos é de 60 (sessenta) anos, podendo ser renovado por igual período mediante requerimento do autor.
	 
	 
	6.
	De uma forma geral, conforme o artigo 2º da Lei de Software, não se aplicam indenizações por danos morais referentes ao programa de computador. Entretanto, existem exceções. Em qual momento o autor pode solicitar esta indenização? Sobre esses momentos, analise as sentenças a seguir:
I- Quando houver reivindicação quanto à autoria do programa de computador.
II- Quando houver alteração no programa de computador não autorizada pelo autor, que comprometa o programa.
III- Quando o programa não foi registrado.
IV- Quando for usado por domínio público após 60 anos, contados da sua criação ou publicação. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	Para o profissional de TI desenvolver seu trabalho com sucesso, é importante obter o conhecimento das relações trabalhistas. Quando o serviço é prestado de forma não eventual, e sim de forma continuada, estamos falando de qual característica do vínculo trabalhista? Analise as opções a seguir:
I- Habitualidade.
II- Pessoalidade.
III- Subordinação.
IV- Dependência econômica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção IV está correta.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	 
	 
	8.
	Na área da informática, há uma grande dificuldade referente à proteção aos direitos autorais dos desenvolvedores de softwares, uma vez que tais obras são facilmente copiáveis. Ao contrário do que ocorre com outras obras, é possível copiar um programa de computador que consumira horas de desenvolvimento em poucos segundos, o que se dá graças à própria evolução tecnológica. A Lei de Software (Lei nº 9.609/98) visa a proteger os direitos do titular de programa, contudo prevê algumas exceções, as quais não constituirão ofensa aos direitos do titular. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- O adquirente de uma cópia legítima do software, desde que para fins pessoais, poderá reproduzi-la em vários exemplares, a fim manter como cópia de segurança.
II- É possível o desenvolvimento de um software com características semelhantes a outro já existente, desde que ocorra por acatamento a determinações normativas e técnicas.
III- O software poderá ser utilizado livremente em estabelecimentos comerciais, exclusivamente para demonstração à clientela, desde que tais estabelecimentos comercializem os suportes ou equipamentos que permitam a sua utilização.
IV- Para fins acadêmicos, o software poderá ser reproduzido parcialmente, desde que haja a identificação do programa e o titular dos respectivos direitos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	 
	 
	9.
	Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de Segurança da Informação Websense, 95% dos funcionários de empresas latino-americanas acessam páginas de conteúdo não relacionado ao trabalho durante o expediente, no qual 49% passam mais de 50 minutos por dia navegando por páginas que nada têm a ver com sua atividade profissional. Muitas organizações, no afã de ter um maior controle acerca do conteúdo acessado por seus funcionários, vêm desenvolvendo políticas de uso da internet e cientificando seus funcionários sobre as regras a serem seguidas, bem como das consequências pelo mau uso. Neste
Página12