A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
EX 20 Sociedade Contemporanea

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para responder essa questão, leia trecho de entrevista a seguir.
“No fundo, o processo de globalização não é o fim das fronteiras, é o fim de determinadas fronteiras e a abertura de novas. Talvez o exemplo mais claro disso seja a Comunidade Europeia. É o fim das fronteiras francesa, alemã, sueca e a criação de uma nova fronteira. Significa que o turco, o árabe ou o imigrado para a Europa vai ser barrado não só na Alemanha, mas será barrado em vários lugares na fronteira da nova Comunidade Europeia. O imigrante de origem árabe será barrado em Gibraltar, por exemplo, o que já está acontecendo.” 
IDENTIDADES culturais no contexto da globalização – entrevista com Renato Ortiz.Comunicação & Educação, São Paulo, n 18, p. 68-80, 2000. 
Que caráter da globalização o autor está discutindo?
Escolha uma:
a. O autor está discutindo a questão dos refugiados a partir do início da globalização.
b. O autor está discutindo o caráter excludente da globalização. 
c. O autor está discutindo os efeitos da Comunidade Europeia no mundo.
d. O autor está discutindo a questão das migrações na globalização.
Feedback
Sua resposta está correta.
No texto, o autor efetivamente trata das questões de migração e fala na Comunidade Europeia, mas são apenas exemplos para falar efetivamente do tema do caráter excludente da globalização. Embora, no senso comum, a globalização seja discutida como um fenômeno de abertura de fronteiras, de maior diálogo entre países, na prática os países da periferia do capitalismo estão sendo cada vez mais excluídos.
A resposta correta é: O autor está discutindo o caráter excludente da globalização..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A globalização tem inúmeros pontos negativos, como a ampliação da exclusão social, o aumento da concentração de renda e o desemprego estrutural. Mas, do ponto de vista cultural, ela tem ampliado e criado consensos sobre uma discussão fundamental para toda a humanidade, principalmente por meio das organizações internacionais, especialmente entre os países ocidentais e também em parte do oriente.
Marque a opção que apresenta qual discussão é essa.
Escolha uma:
a. A discussão sobre a geração de riquezas por meio do desenvolvimento tecnológico e do uso da robótica.
b. A discussão sobre a importância dos Direitos Humanos. 
c. A discussão sobre a guerra contra o terrorismo.
d. A discussão sobre a corrida espacial.
Feedback
Sua resposta está correta.
A atuação das organizações internacionais é de luta pelos Direitos Humanos, temática que tem criado consensos. A construção dessa mentalidade é fundamental para melhorar as relações entre as nações e construir uma cultura de dar valor à vida humana.
A resposta correta é: A discussão sobre a importância dos Direitos Humanos..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para responder essa questão leia o texto a seguir, de Mancebo (2002, p.289):
“A transformação da cultura - a ‘globalização cultural’ - tem se apresentado como uma estratégia central de garantia desta ‘nova’ ordem, evocando, por um lado, imagens que fazem alusão à homogeneidade e integração mundial, ao mesmo tempo em que outras análises destacam os antagonismos, diferenciações e contradições provocadas pela mundialização da cultura.”
MANCEBO, Deise. Globalização, cultura e subjetividade: discussão a partir dos meios de comunicação de massa. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília,  v. 18, n. 3, p. 289-295, Dez. 2002.
Agora, avalie as informações apresentadas a seguir:
I. A globalização é um processo integrador, de criação de uma nova ordem de solidariedade internacional.
II. A globalização é um processo que integra porque, mediado pela internet, amplia cada vez mais o acesso das pessoas em todo o mundo.
III. A globalização é um processo contraditório, pois integra e exclui concomitantemente.
Estão corretas as informações em:
Escolha uma:
a. I e II.
b. II e III.
c. Apenas III. 
d. I, II e III.
Feedback
Sua resposta está correta.
Apenas a afirmativa III é correta, pois a globalização integra e exclui:integra aqueles que podem consumir, que acessam a rede mundial de internet e que se adequam ao estilo de vida globalizado. Mas afasta e exclui a população que, na miséria, não tem acesso ao consumo.
A resposta correta é: Apenas III..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para responder essa questão, leia trecho de entrevista a seguir:
“Essas identidades continuam a ser pensadas como um tema geral, não há problema nenhum. Diria que o problema das identidades é mais forte hoje do que há trinta anos. Não como um tema nacional, brasileiro e nem latino-americano, porque nós temos uma discussão sobre identidade que já data mais de um século. Porém, a questão das identidades está estreitamente vinculada à problemática da globalização, que é um processo de integração diferenciado, desigual, mas de integração, e nesse processo as identidades se afirmam em contraposição a esse movimento integrador. Claro que são identidades variadas: as identidades nacionais há muito constituídas e também as identidades de grupos étnicos etc.”
IDENTIDADES culturais no contexto da globalização – entrevista com Renato Ortiz.Comunicação & Educação, São Paulo, n 18, p. 68-80, 2000.
Considerando a leitura, avalie as afirmativas a seguir e as classifique com V, para a(s) verdadeira(s), ou F, para a(s) falsa(s).
I. (  ) A globalização fortalece as identidades nacionais e impede a criação de identidades internacionais.
II. (  ) No texto, o autor aponta alguns situações paradoxais da globalização, entre elas, o problema das identidades.
III. (  ) A globalização tem como ponto positivo o fato de, por meio da internet, integrar todo o globo, de forma democrática.
IV. (   ) Com a internet, há uma padronização internacional das identidades individuais.
Agora, marque a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. V, F, V, V.
b. V, V, F, F.
c. F, V, F, F. 
d. F, F, V, V.
Feedback
Sua resposta está correta.
A afirmativa I é falsa, porque a globalização abre espaços para a construção de novos tipos de identidades, que não apenas as identidades nacionais. A afirmativa II é verdadeira, pois a problemática das identidades é bastante contraditória e excludente. A afirmação III é falsa porque a globalização possibilita facilidade nas comunicações, mas não conecta a todos, já que a população na extrema miséria não tem nem mesmo acesso às tecnologias. A afirmação IV é falsa, porque a globalização não padroniza identidades, apenas cria novos modelos de identidades.
A resposta correta é: F, V, F, F..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A globalização divide o mundo em dois grandes blocos, aqueles países que estão na periferia do capitalismo e aqueles países que são centrais e grandes produtores de riquezas. Do ponto de vista cultural, a relação entre esses dois grandes blocos não é igualitária ou equitativa. Na verdade, a relação entre eles, do ponto de vista cultural, pode ser compreendida por meio de qual conceito?
Escolha uma:
a. Segregação cultural.
b. Distinção cultural.
c. Imperialismo cultural. 
d. Etnocentrismo.
Feedback
Sua resposta está correta.
Os países centrais, que são, em sua maioria, países ocidentais, impõem sua cultural, especialmente para incentivar o consumo dos bens que são produzidos por eles. Dessa forma, por meio da publicidade, relacionam suas mercadorias com um determinado estilo de vida. Essa relação se caracteriza por um imperialismo cultural.
A resposta correta é: Imperialismo cultural..