Buscar

resumo sobre modelo osi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modelo Iso/Osi
Osi(open systems interconnection), criado pelo iso(international standards organization). É um modelo abstrato que relaciona funções e serviços de comunicações em sete camadas, cada camada oferece serviços de comunicação a camada superior. Em um sistema, cada camada N “conversa” com seu par no outro lado através de um protocolo da camada N.
Camada física – fornece as características mecânicas, elétricas, funcionais e procedimentos para ativar, manter e desativar conexões físicas para a transmissão de bits entre as camadas de enlace de dois computadores. Sua topologia física é de barra, estrela e anel.
Camada de enlace – a camada de enlace de dados é a primeira a reunir os bits e a tratar os dados como pacotes. Executa o agrupamento final dos pacotes enviados e realiza a primeira inspeção no recebimento desses pacotes.
Camada de rede – controla toda a subrede de comunicações, fazendo o endereçamento (protocolo ip), sequenciamento e roteamento do pacote de dados (datagrama).
Camada de transporte – É um nível de transição, ou seja, o último dos níveis de gerencia de pacotes de roteamento e para recuperação de erros. Ele adapta qualquer deficiência que não possa ser resolvida pela camada de rede. 
Camada de sessão – Responsável pelo estabelecimento de uma sessão de comunicação entre duas maquinas distintas.
Camada de apresentação – A camada de apresentação tem esse nome porque ela apresenta um formato de dados uniforme para a camada de aplicação, ou seja, tem foco na semântica de dados(preocupa-se com a representação da informação, a sua sintaxe)
Camada de aplicação – Camada que envolve uma variedade de protocolos que são necessários na interação com o usuário e a maquina/rede. Esta camada é comumente mal interpretada como sendo responsável por executar aplicativos de usuários, tais como processadores de texto, planilhas eletrônicas, etc. Na verdade ela fornece uma interface com a qual esses aplicativos podem se comunicar com a rede.
Encapsulamento – É o processo pelo qual os dados são empacotados em um cabeçalho de um protocolo em particular, antes de ser enviado pela rede.
Roteador – É um dispositivo que atua na camada 3 (rede) do modelo osi, pois toma decisões com base em grupos de endereços de rede IP (classes) ao invés de endereços mac individuais, como é feito na camada dois.
Gateway – Certos dispositivos atuam em todas as camadas do modelo osi. Alguns dispositivos são dispositivos das camadas de 1 a 7. Em outras palavras, eles executam processos que podem ser associados a todas as camadas do modelo osi. Um exemplo de gateway seria um computador um uma lan que permite que a rede se conecte a um computador mainframe da IBM ou a um sistema de fac-simile(fax). Nesses exemplosm os dados teriam que ir até o topo da pilha, do modelo osi, para serem convertidos em um formato de dados que o dispositivos receptor, o mainframe ou a unidade de dados, pudesse usar.

Outros materiais

Outros materiais