Buscar

Quais são os perigos da má mastigação

Prévia do material em texto

Quais são os perigos da má mastigação?
Além de não apreciar os sabores das refeições, deixar de triturar corretamente os alimentos pode trazer danos à saúde. Tais como: 
Cáries: A saúde bucal pode ser prejudicada pela mastigação incorreta, já que a produção de saliva será menor e sua função é, além de digerir a comida, fazer a limpeza da boca e dos dentes, eliminando os restos de alimentos e prevenindo o aparecimento da placa bacteriana, das cáries e também do mau hálito.
Distúrbios na articulação temporomandibular: A articulação temporomandibular (ATM) faz a ligação do maxilar ao crânio. A má mastigação pode causar um desequilíbrio na ATM, visto que os músculos não vão trabalhar de forma adequada. Isso pode gerar uma inflamação e desencadear dor de cabeça, no pescoço, nos ombros, nas costas e desconforto também ao mastigar.
Assimetria facial: A mastigação unilateral, ou seja, quando utilizamos somente um dos lados para triturar os alimentos, pode comprometer a harmonia do rosto, causando a assimetria facial. Um dos lados do rosto fica mais flácido e com o tônus reduzido porque a musculatura não é exigida na hora da mastigação.
Má digestão: A digestão começa pela boca com a ação das enzimas presentes na saliva. É preciso formar um bolo alimentar coeso, que será mais fácil de ser engolido e, consequentemente, digerido. Quando os alimentos não são triturados corretamente deixam o estômago sobrecarregado e isso dificulta o processo de digestão. Desse modo, má digestão, azia, dor abdominal, gases, sonolência e até gastrite são problemas causados pela má mastigação.
Aumento de peso: Quando você come devagar e mastiga corretamente os alimentos, dá mais tempo para que seu organismo entenda que já está saciado.
Má absorção dos nutrientes
Não fazer a mastigação corretamente dos alimentos, vai mandar para o estômago pedaços grandes de comida. A ação digestiva por meio das enzimas e sucos gástricos vai agir na superfície desses pedaços, assim, a absorção de nutrientes (vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e lipídeos) ficará prejudicada.

Continue navegando