Buscar

AV PARCIAL PATOLOGIA BÁSICA

Prévia do material em texto

PATOLOGIA BÁSICA Avaliação Parcial: SDE0139_SM_201601225441 V.1Aluno(a): HELENA APARECIDA SANTIAGO CIELUSINSKY Acertos: 10,0 de 10,0 
 1a Questão (Ref.:201601871299)Um homem de 56 anos de idade, com história de tabagismo,apresenta uma história de 4 meses de dor torácica, tosse com hemoptise e febre branda. A radiografia do tórax demonstra massa periférica nos brônquios centrais. Foi solicitado um lavado traqueobrônquico para avaliar se haviam células malignas. Que tipo de método de estudo consiste o lavado traqueobronquico?
 
 Biópsia incisional 
 Citologia esfoliativa
 Punção aspiirativa com agulha grossa Citologia aspirativa
 Biópsia excisional 
 
 2a Questão (Ref.:201602132451)Sobre as noções básicas do processo patológico, observe as afirmativas abaixo:I - As lesões se caracterizam por alterações que surgem nas células e nos tecidos após agressões. II - As alterações morfológicas que caracterizam as lesões podem ser observadasdesarmada ou ao microscópio de luz ou eletrônico (macroscópicas e microscópicas).III - Antes da instalação de alterações morfológicas após um estímulo agressor, temos a alteração a nível molecular, uma vez que as macromoléculas, geralmente, sagentes agressores. 
SDE0139_SM_201601225441 V.1 HELENA APARECIDA SANTIAGO Data: 27/09/2018 01:46:58 (Finalizada) (Ref.:201601871299) Acerto:Um homem de 56 anos de idade, com história de tabagismo,apresenta uma história de 4 meses de dor torácica, tosse com hemoptise e febre branda. A radiografia do tórax demonstra massa periférica nos brônquios centrais. Foi solicitado um lavado co para avaliar se haviam células malignas. Que tipo de método de estudo consiste o lavado traqueobronquico? Citologia esfoliativa Punção aspiirativa com agulha grossa Citologia aspirativa 
 Gabarito Coment. (Ref.:201602132451) Acerto:Sobre as noções básicas do processo patológico, observe as afirmativas abaixo:As lesões se caracterizam por alterações que surgem nas células e nos tecidos após As alterações morfológicas que caracterizam as lesões podem ser observadasdesarmada ou ao microscópio de luz ou eletrônico (macroscópicas e microscópicas).Antes da instalação de alterações morfológicas após um estímulo agressor, temos a alteração a nível molecular, uma vez que as macromoléculas, geralmente, s
 Acerto: 1,0 / 1,0 Um homem de 56 anos de idade, com história de tabagismo,apresenta uma história de 4 meses de dor torácica, tosse com hemoptise e febre branda. A radiografia do tórax demonstra massa periférica nos brônquios centrais. Foi solicitado um lavado co para avaliar se haviam células malignas. Que tipo de método de estudo 
Acerto: 1,0 / 1,0 Sobre as noções básicas do processo patológico, observe as afirmativas abaixo: As lesões se caracterizam por alterações que surgem nas células e nos tecidos após As alterações morfológicas que caracterizam as lesões podem ser observadas com a vista desarmada ou ao microscópio de luz ou eletrônico (macroscópicas e microscópicas). Antes da instalação de alterações morfológicas após um estímulo agressor, temos a alteração a nível molecular, uma vez que as macromoléculas, geralmente, são os alvos dos 
IV - A diversidade de agentes lesivos existentes na natureza é enorme, portanto, a variedade de lesões observadas nas doenças é, igualmente, enorme. É correto o que se afirma em: 
 I, II, III e IV 
 I e II, apenas 
 I, apenas 
 II e III, apenas 
 I,II e III, apenas 
 3a Questão (Ref.:201601871830) Acerto: 1,0 / 1,0 O INFARTO É UMA NECROSE QUE OCORRE POR ISQUEMIA PROLONGADA E PROGRESSIVA. NESTE TIPO DE NECROSE O ÓRGÃO MANTÉM SUA MORFOLOGIA POR CERTO TEMPO ATÉ QUE OCORRA O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO. QUAL É O ASPECTO TECIDUAL DA NECROSE EM QUESTÃO? 
 COAGULATIVA 
 GOMOSA 
 ESTEATONECROSE 
 CASEOSA 
 FIBRINOSA 
 Gabarito Coment. Gabarito Coment. 
 4a Questão (Ref.:201602017525) Acerto: 1,0 / 1,0 É a morte celular geneticamente programada, não seguida de autólise (destruição das células pelas enzimas do próprio indivíduo). Trata-se de um tipo de autodestruição celular ordenada com uma finalidade biológica definida e que demanda certo gasto de energia para a sua execução, não havendo desta forma uma simples degeneração. Pode também ser causada por um estímulo patológico não fisiológico, como a lesão ao DNA celular, por 
exemplo. Este processo envolve uma série de alterações morfológicas da célula que leva à inativação e fragmentação dela, ao final de seu ciclo, sem extravasar conteúdo tóxico para o meio extracelular, portanto, sem causar dano tecidual. Os restos celulares são fagocitados (englobados e digeridos) por macrófagos teciduais, sem danos para as demais células do tecido. O parágrafo refere-se à: 
 
 necrose 
 picnose 
 cariólise 
 inflamação apoptose 
 Gabarito Coment. 
 5a Questão (Ref.:201602034040) Acerto: 1,0 / 1,0 Degeneração é uma palavra que em Português significa passar de um estado para outro inferior, com qualidades e características menores que o primeiro estado. Em Patologia, se refere à: 
 Formação de depósitos intra ou extracelulares de substâncias endógenas ou exógenas com redução do metabolismo 
 Desnaturação e/ou ruptura de proteínas estruturias; 
 Diminuição da capacidade de produção e liberação de proteínas que levam ao acúmulo intracelular; 
 Atrofia; 
 Formação de micelas nas células indiferenciadas do feto, formando as bolsas articulares. 
 Gabarito Coment. 
 6a Questão (Ref.:201602034590) Acerto: 1,0 / 1,0 NÃO é considerada uma alteração celular reversível: 
 
 Degeneração gordurosa 
 Tumefação Celular Necrose de coagulação 
 Degeneração hidrópica 
 Degeneração glicogênica 
 7a Questão (Ref.:201601292933) Acerto: 1,0 / 1,0 Em tecidos necrosados, a alcalinidade está aumentada, provocando uma diminuição da solubilidade do carbonato de cálcio, facilitando sua precipitação. Que tipo de calcificação pode ocorrer em tecidos necrosados? 
 
 displásica. 
 metastática. distrófica. 
 metaplásica. 
 hiperplásica. 
 Gabarito Coment. 
 8a Questão (Ref.:201601814357) Acerto: 1,0 / 1,0 A principal causa da calcificação distrófica é: 
 
 aumento do cálcio plasmático 
 diabetes 
 lesão tecidual 
 aumento do fosfato plasmático 
 hiperparatireoidismos 
 Gabarito Coment. 
 9a Questão (Ref.:201601293324) Acerto: 1,0 / 1,0 Recém-nato, 5 dias de vida, sexo masculino foi levado ao hospital pela mãe pois apresentava há três dias edema e área arroxeada na face acompanhados de palidez intensa. Ausência de febre, vômitos ou outros sangramentos. História familiar: mãe, 22 anos, saudável, nega vícios; pai 26 anos, saudável, nega vícios; tio materno diabético apresentando equimoses (área de sangramento plano) com facilidade. Exame físico: eupnéico, acianótico, afebril, descorado (+++/4+), hidratado, ativo e reativo. Presença de equimoses e petéquias (focos de sangramento puntiforme) em face anterior da coxa direita; Edema palpebral à esquerda, equimose em pálpebra superior esquerda. Após avaliação dos exames laboratoriais o diagnóstico final foi hemofilia A ou hemofilia clássica e anemia. A hemofilia A é um distúrbio na hemostasia que está relacionado à deficiência do fator VIII (fator da cascata de coagulação / anti-hemofílico). A hemostasia é um processo fisiológico envolvido na manutenção da fluidez sanguínea e também no controle do sangramento. Para que o tampão hemostático se forme é necessário uma perfeita ativação das plaquetas e dos fatores da cascata de coagulação. Sobre o caso são feitas as seguintes afirmações: I Nesse caso, não há a formação e o depósito de fibrina sobre o tampão plaquetário . II A anemia no recém-nato é justificada pela presença de petéquias e equimoses. III A deficiência do fator VIII da cascata de coagulação prejudica a coagulação do sangue. IV Pacientes hemofílicos possuem risco aumentado para hemorragias. Assinale a opção CORRETA: 
 
 As afirmações II, III e IV estão corretas. 
 As afirmações I, II e IV estãocorretas. 
 Apenas a afirmação IV está correta. 
 As afirmações II e III estão corretas. Todas as afirmações estão corretas. 
 Gabarito Coment. 
 
 10a Questão (Ref.:201601325219) Acerto: 1,0 / 1,0 Os contraceptivos orais agem inibindo a ovulação. Há boas evidências de que estas substâncias estão relacionadas com tromboembolismo. Mulheres que usam estes contraceptivos tem 3 vezes mais chances de ter trombose venosa e de tromboembolismo pulmonar. Desta forma, podemos afirmar que o contraceptivo: 
 
 Causa necrose caseosa pulmonar 
 Provoca apoptose do tecido ovariano Altera o mecanismo de coagulação, potencializando este fenômeno 
 Acelera batimentos cardíacos 
 Causa necrose do ovário 
 Gabarito Coment.

Continue navegando