Buscar

ED UNIP - Arquitetura e Urbanismo - 6° semestre pemfc e pupiu 2018

Prévia do material em texto

1- D-     o trabalho de D. Thoreau que passou a descrever a natureza não como um cenário impessoal emoldurar o homem, mas como alvo de uma experiência pessoal e direta, alicerçada na emoção; 
2- B-
Muitos fazem a análise ambiental como objetivo de conservar áreas de proteção, mas não pensam na integração do meio urbano com essas áreas. O mesmo acontece com a analise urbana onde, busca-se um desenvolvimento sustentável da cidade, mas sem integrar antigas áreas de preservação.
3- E-
O macro zoneamento é quem vai nos ajudar a organizar as muitas áreas de interesse comum. Ele irá estabelecer diretrizes para o uso/ocupação das áreas, em concordância com a política urbana
4-A-
A grande demanda de trabalho na região central e a decorrente infraestrutura aumenta o valor por m² e incentiva o uso "monofuncional" dos edifícios. A urbanização dispersa ocorre justamente pela falta de edifícios multifuncionais, com valores acessíveis para a população, evitando o chamado "enpraiamento"
5 - A
Tomando textos clássicos sobre o assunto, segundo o Müller 2, já em 1958 o centro tradicional era o "coração da cidade". Neles concentravam as atividade sociais (econômicas, políticas, culturais e financeiras). O capital se acumulava exigindo transformação espacial.
6-C
Pois visa garantir a função social da propriedade
7-D
Estatuto da cidade tenta resolver o problema da falta do arranjo entre a execução e o plano, mesmo que ele surja apenas em 2001 e não em 1970
8-E
Porque o paisagismo Inglês se difere muito do paisagismo do Renascimento Italiano, principalmente em questões formais.
9-C
Todos os fatores apresentados convergem com os dados históricos do processo de urbanização e crescimento do Brasil
10-E
Todas as alternativas influenciam na mudança da morfologia.
11-E
Pela importância e funcionalidade, os dois mantém os perímetros originais até hoje.
12-C
Essa é a alternativa que melhor se encaixa nos conceitos de Fernando Checel, que priorizava a restauração de ecossistemas degradados.
13-C
É a alternativa que condiz com o enunciado
14-C
Preservação ambiental, como predito, são áreas sem intervenções humanas.
15-E
O Plano diretor é um documento que estabelece princípios, diretrizes e normas a serem utilizadas como base no processo de desenvolvimento urbano. E o conceito de regularização fundiária está previsto no artigo 46 da lei n° 11.977/2009
16- D
A lei 10.257 tem como seu interesse, que estabelece suas diretrizes para garantir que as cidades têm em seu direito que sejam sustentáveis, que deve haver como direito a população o saneamento, tenha infraestrutura, para melhor planejamento da cidade para o bem do cidadão e de sua malha urbana.
17-E
Conceito de paisagem urbana pode ser entendido como a maneira em que ruas, edifícios, veículos e automotores, sinalizações de transito e outros elementos se organizam dentro do perímetro urbano. Segundo o autor Gondon Cuellen, paisagem urbana é um conceito que exprime a arte de tornar coerente e organizado visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e elementos que constituem o espaço urbano, já que a sua presença se torna cada vez mais essencial para a qualidade de vida daqueles que moram nas cidades, por isso a implantação de vegetações vem sido cada vez mais pensado e planejado.
18-D
No caso esse novo paradigma envolve mais a participação da "cidade" coo um todo, não deixando as decisões apenas nas mãos dos "grandes" mas sim, buscando abranger e atender as necessidades de um todo. 
19-C
Essas são ferramentas que de certa forma forçam a ocupação do solo ou incentivam de modo a garantir o melhor uso da cidade
20-D
O plano diretor, previsto no estatuto da cidade, torna-se instrumento vital para planejamento da cidade. A importância do planejamento é trazida ao primeiro plano, assim como questões de manutenção e qualificação do solo urbano. A população é incluida no debate, e a cidade ganha instrumentos para seu desenvolvimento.
21- E
Se o proprietário pode usufruir de um C.A de 4 e seu terreno possui 500m², logo, ele construirá 1500m² a mais do que inicialmente com o C.A de 1.
22- A
O município possui a autonomia para decidir o uso e ocupação do solo, já que cada regiã possui necessidades específicas, desde que respeite parâmetros mínimos impostos pelas leis federais, que visam justamente fazer cumprir o mínimo necessário para a melhor ocupação do território nacional.
23-D
O Plano Diretor deve articular com outros instrumentos de planejamento como a Agenda 21, Conferência das Cidades, Planos de bacias hidrográficas, planos de preservação do patrimônio cultural e outros planos de desenvolvimento sustentáveis.
24-C
Está errada pois o escoamento não tem parte com a infraestrutura de drenagem pois elas não afetam nada nessa área, por isso não é necessário o acompanhamento as paralelas e curvas de nível.
25-E
O século xx foi a era da industrialização, onde ocorrem transformações urbanísticas e sociais nas cidades, incluindo as grandes capitais São Paulo e Rio de Janeiro, decorrente á esse processo de industrialização e urbanização, foram construídos inúmeros edifícios residenciais, com diferentes tipologias, sendo possível, através das novas tecnologias construções com um baixo custo.
26-A
No artigo 4, III afirma que a respeito ao longo das águas correntes e dormentes e das faixas de domínios público das rodovias e ferrovias, será obrigatória a reserva de uma faixa não edificável de 15 metros de cada lado, salvo maiores exigências da legislação específica, que poderá ser implantado áreas verdes e de uso público
27-B
A urbanização no Brasil começou em meados do século XX devido ao processo de industrialização e, por ocorrer de forma rápida e desordenado, gerou diversas ocupações irregulares (Favelização).
28-A
taxa de ocupação do solo é o percentual que em edificação ocupa em relação a área do lote, sem considerar o número de pavimentos.
29-A
Conforme a Lei 6766, que diz: "Os Estados, o Distrito Federal os Municípios poderão estabelecer normas complementares relativas ao parcelamento do solo municipal para adequar o previsto nesta Lei ás peculiaridades regionais e locais", conclui-se que os municípios podem atuar em seu território desde que respeite os parâmetros federais.
30-C
Trata-se de lugares vazios na cidade, que podiam voltar a ser como antes, fosse um riacho ou bosque; é um híbrido entre o urbano e o natural.
1- A) A presença dos pilares estruturais no pavimento.
2- C) De acordo com a imagem é possível verificar a existência de vários pavimentos e o número de
pavimentos é determinado de acordo com o Plano Diretor Municipal. 
3- E) Área 2.349 x C.A 3,5 = Área construída 8221,50/50m²= 165 vagas
4- B) Menor resultado para o numero de vagas e subsolo.
5- B) A área comum em questão foi projetada apenas para circulação.
6- C) Planejamento mais coerente possibilitando atingir um leque maior de compradores.
7- D ) Na imagem é possível ver apenas duas escadas mas com acessos independentes.
8- D) De acordo com a leitura da planta todas as alternativas estão corretas e contribuem para sua flexibilização
9- B) Utilizando a metade da taxa de ocupação o edifício terá 10 pavimentos.
10- A) A taxa de ocupação da área computável deve ser distribuída.
11-C ) Para Le Corbusier a planta é uma necessidade da vida moderna e Koolhassa interpreta as construções como necessidade de escala urbana.

Continue navegando