Buscar

FORUM CICLO 2

Prévia do material em texto

FORUM CICLO 2: ENGENHARIA DE REQUISITOS
Os requisitos nada mais é do que uma base para todo e qualquer tipo de projeto, que define o que ambas as partes interessadas no que o sistema necessita para fazer e satisfazer as suas necessidades. Também pode se definido como um processo sistemático de desenvolvimento de requisitos através de um processo iterativo e cooperativo de análise de problemas.
Os requisitos são muito importantes para definir uma base para; planejamento de projetos, gerenciamento de riscos, testes de aceitação e controle de mudanças.
Todo processo de engenharia de requisitos, são um conjunto estruturado de atividades para extrair requisitos, validá-los e mantê-los. De forma que os produtos de um sistema ira ser coletado, analisado, documentado e gerenciado ao longo do ciclo de vida do sistema.
A fase inicial do processo de engenharia de requisitos é o levantamento de requisitos, onde as necessidades dos clientes e usuários, informações de domínio, sistemas já existentes, regulamentos, leis e outros requisitos são levados em consideração.
Em seguida temos a análise de requisitos onde usamos os requisitos levantados para modelagem do sistema. Após esse processo é feita a documentação de requisitos onde os requisitos levantados e analisados devem ser descritos e apresentados em documentação cuja atividade de registro e oficialização de resultados produzidos.
Verificação, validação e garantia da qualidade de requisitos. Processo esse que iniciado o mais rápido possível, de maneira que sejam avaliados cuidadosamente após o processo anterior. Após finalizar essa fase iremos para o gerenciamento de requisitos, onde normalmente são feitas muitas mudanças durante todo o processo do desenvolvimento do sistema devido os erros encontrados.
A engenharia de requisitos é muito importante pois com ela podemos projetar e construir um sistema computacional para que seja resolvido os problemas dos clientes.
Na engenharia de requisitos temos algumas etapas como base a ser seguida para uma melhor compreensão do sistema a ser desenvolvido como por exemplo: A concepção, o levantamento, a elaboração, a negociação e a especificação detalhada, e a validação.

Continue navegando