Buscar

Direito Tributário 1 Avaliando aprendizado 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503779940)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, a União pode instituir o seguinte tributo:
		
	
	imposto seletivo
	
	taxa especial de polícia
	 
	empréstimo compulsório
	
	imposto extraordinário
	
	imposto emergencial progressivo
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503391433)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto ao Direito Financeiro e ao Direito Tributário afirma o Ilustre doutrinador, Professor Luciano Amaro, afirma que o direito financeiro como sistema normatizador de toda a atividade financeira do Estado, abarca, por compreensão, as prestações pecuniárias exigidas pelo Estado, abrangidas no conceito de tributo. Analise as assertivas abaixo: I - O direito financeiro e o direito tributário são dois ramos da ciência jurídica muito próximos. Em parte, concorrem ao tratar de temas em comum, como o tributo; em parte se distanciam, pois o direito financeiro é mais abrangente do que o direito tributário; II - Enquanto o direito financeiro tem por objeto as formas financeiras do Estado, englobando as receitas, as despesas, a autorização de gastos e a fiscalização do dinheiro público, o direito tributário é mais restrito, cuidando apenas de uma parte das receitas públicas, justamente as tributárias; III - As receitas públicas podem ser divididas entre originárias, derivadas e transferidas. As receitas originárias são as provenientes de normas de direito privado, como as doações, o recebimento de bens vacantes e os preços públicos, dentre outras; as receitas derivadas são assim chamadas por derivarem das leis de ordem pública e incluem receitas tributárias e não tributárias, como multas; IV - A Constituição Federal de 1988 distinguiu rigidamente o direito financeiro e o direito tributário. Comprova essa afirmação o fato de que, dentro do título ¿Da tributação e do orçamento¿ há um capítulo dedicado exclusivamente ao ¿sistema tributária nacional¿, que não veicula nenhum comando de direito financeiro, enquanto o capítulo seguinte é dedicado, exclusivamente, às finanças públicas. Assim, considerando que o constituinte originário dedicou uma seção à ¿repartição das receitas tributárias¿ dentro do capítulo dedicado à tributação, referida matéria deve ser vista, cientificamente, como própria do direito tributário. A respeito das afirmações acima, assinale a única resposta correta:
		
	
	todas as assertivas são verdadeiras;
	 
	somente a assertiva IV é falsa
	
	somente as assertivas II e IV são falsas
	
	todas as assertivas são falsas
	
	somente as assertivas II e IV são verdadeiras
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503782673)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em Direito Financeiro, Tributo é receita
		
	
	derivada, destinando-se seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas pelas entidades públicas e privadas.
	
	derivada ou originária instituída pelas entidades de direito público ou privado, destinando-se seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas por essas entidades.
	
	derivada instituída pelas entidades de direito público e privado, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira.
	 
	derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira.
	
	originária instituída pelas entidades de direito público.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503779467)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as assertivas abaixo: I ¿ Ainda que baseado em análise política e conveniência administrativa, não é possível ao administrador público de ente federado deixar de instituir tributo cuja competência esteja prevista na Constituição. II ¿ A isenção tributária não configura renúncia fiscal, quando inexistente, anteriormente à sua instituição, a atividade ou unidade produtiva favorecida, pois não se renuncia ao que não existe. III ¿ A fim de evitar favorecimentos, o débito do contribuinte não pode ser cancelado em hipótese alguma, ainda que seu montante seja inferior aos custos de cobrança. IV ¿ Em qualquer fase da execução de suas decisões, é lícito ao Tribunal de Contas do Estado autorizar o pagamento parcelado do débito. Quais das assertivas acima estão corretas?
		
	
	Apenas a II.
	
	Apenas a IV.
	
	Apenas a I.
	
	Apenas a II e III.
	 
	Apenas a I e IV.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503778988)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto ao conceito de tributo pode-se afirmar, exceto:
		
	
	a cobrança do tributo é atividade plenamente vinculada, não deixando margem à discricionariedade do agente público
	 
	o tributo só pode ser criado por lei, mas existem exceções como os impostos de importação e o imposto sobre produtos industrializados, que podem ser criados por decreto.
	
	o dever de pagar o tributo é imposto pela lei, independentemente da vontade das partes envolvidas.
	
	o tributo é prestação que não pode se constituir em sanção de ato ilícito.
	
	tributo é prestação pecuniária em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir.

Continue navegando