Buscar

A teoria geral do Direito Tributário apresenta diversos temas gerais que permitem o aprendizado da matéria e a compreensão do sistema tributário. A...

A teoria geral do Direito Tributário apresenta diversos temas gerais que permitem o aprendizado da matéria e a compreensão do sistema tributário.

Acerca do tema, analise as afirmações a seguir:

I) O lançamento declara ou reconhece a existência da obrigação tributária e constitui ou quantifica o crédito tributário.

II) Crédito tributário é o valor apurado pelo lançamento.

III) Base de cálculo é a grandeza econômica do tributo.

IV) Alíquota é valor fixo que será aplicado sobre a base de cálculo.

​​​​​​​V) Para fins tributários, o sujeito ativo é a pessoa jurídica titular do direito subjetivo de exigir o tributo.

Assinale a resposta correta.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa que apresenta as afirmações verdadeiras. Analisando as afirmações apresentadas, temos: I) Verdadeira. O lançamento é o ato administrativo que declara ou reconhece a existência da obrigação tributária e constitui ou quantifica o crédito tributário. II) Verdadeira. Crédito tributário é o valor apurado pelo lançamento. III) Verdadeira. Base de cálculo é a grandeza econômica sobre a qual incide a alíquota para se chegar ao valor do tributo. IV) Falsa. Alíquota é a percentagem que será aplicada sobre a base de cálculo para se chegar ao valor do tributo. V) Verdadeira. Para fins tributários, o sujeito ativo é a pessoa jurídica titular do direito subjetivo de exigir o tributo. Portanto, a alternativa correta é a letra A) I, II e V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais