Buscar

Historia do Direito

Prévia do material em texto

Disciplina : História do direito 
Trabalho : Resumo do livro " A cidade antiga " 
Autor : Fustel de Coulange. 
Entrega xerox do resumo de 3 a 7 folhas manuscritas no dia da prova Np2 .
Vale até 2 pontos na prova Np2 vale 10 horas como atividade complementar. 
- O homem é a formação do direito
1-  Direito e sociedade : 
-----------10.000 anos a.c (pré história) ----------
-4.000  a 5.000  a.c (história)
Ásia - Código de MANU - Texto de grande importância, escrito em versos. 
Egito - Textos escritos papiro 
Mesopotâmia - Código de Hamurabi - A Mesopotâmia é uma região fértil. Forma - se civilização muito rica e foi a que realmente começa a história do direito.
O ser humano é possuidor de características superiores aos demais seres terrestres.
O homem comunicasse pela linguagem, é capaz de construir sua moradia e influenciar no mundo da natureza em que vive, transformando-a para sua melhor utilização.
O homem não vive isolado e é próprio da natureza humana o convívio em sociedade que é a base da sobrevivência humana.
Essa sociedade que sofre transformações constantes pois é dinâmica, pressupõe uma organização para atingir a ordem, a paz, progresso e afastar o caos e a desordem. Aí, então, passa a existir o direito. (Ubi societas ibi jus / onde existe sociedade, existe direito). Assim, dizemos que o direito desde o início é, antes de tudo regra de conduta existente na sociedade.
Estas regras de conduta em cada povo ou é cada organização social, traduz um grau de evolução e complexidade. Assim, falar de um direito arcaico ou primitivo implica em uma diferenciação da pré história e da história do direito e vamos observar o surgimento dos primeiros textos jurídicos como aparecimento da escrita por volta de 4.000 anos a . c. 
23/08/2018
ll- Formação do direito: 
1- Cada sociedade cria, escreve, transforma e extingue o direito. Na época era exercido pelo poder dos deuses, punindo a sociedade caso houvesse desobediência, 
2- O direito consiste nas regras de comportamento e era transmitido, no início, basicamente, em covas, cavernas, túmulos, usos e costumes, 
3- o aperfeiçoamento do direito ocorreu com os textos escritos. A justiça surgiu por volta de 4 mil anos AC. Os textos escritos trouxeram maior segurança jurídica, 
4- Produtos juízes: Reis, idosos, chefes de grupos ou de família, sacerdotes.
5- Sentença - orais, casuísticas (uma sentença para cada caso), fundo religioso, guardas em segredos nos templos, mas que geraram costumes.
6- Costumes: Da repetição de sentença originaram - se os costumes e, posteriormente, dos costumes originaram - se as leis escritas.
7- História do direito e história da ciência do direito (distinção): 
- A história do direito surge com a formação de regras da civilização, com punições cruéis pois a violação de uma norma religiosa era considerada um pecado ou uma ofensa aos deuses. Assim, a história do direito começa com a própria civilização, pois onde existe sociedade á também o direito.
A partir de Roma com a transformação da sociedade passou a existir regras distintas da religião e o direito passou a ser científico, pois os romanos foram os primeiros a fazer do direito o objeto de estudo especializado e sistemático, estabelecendo definições e classificações dos fenômenos jurídicos válidos ainda hoje, sendo base do nosso direito privado e praticamente criaram todos os nossos institutos jurídicos, tais como : 
- Casamento, Propriedade, possi, usucapião, hipoteca.
30/08/2018 
8- Características do direto na antiguidade babilônica: 
a) Intensa religiosidade: o ilícito era pecado e como tal era punido, pois era uma ofensa aos deuses. Praticavam - se as Ordalias. 
b) Crueldade nas suas punições (lei do talião)
c)  Formalismo exagerado (sacerdotes)
- Mesopotâmia (sumário) - Código de Hamurabi - Lei de talião - 
meso- meio potamos- água - rio, tem esse nome pois a Mesopotâmia fica entre o Rio tigre e Eufrates.
Nesse período da antiguidade (3000-4000 anos antes de Cristo) na Mesopotâmia (entre rios) vários povos se instalaram nesta região, formando pequenas cidades. A principal delas chamava - se é o rei mais importante chamava - se Hamurabi (1800-1700 AC), foi autor do mais completo código da antiguidade. Era um bloco de pedra com mais de 2 metros de altura e 2 metros de circunferência, encontrado em 1902 numa cidade da antiga Pérsia por um antropólogo chamado Jaques Morganti e foi decifrado pelo padre Vicente Scheidt. Encontra se no museu do Louvre encontrado em Paris. É composto de 282 artigos, sem distinção de ramos de direito. Os artigos continham decisões de casos concretos e hipóteses para casos futuros e semelhantes (costume), por exemplo: 
- O homem que bater em seu pai, terá as mãos cortadas. A base fundamental das penas era de influência religiosa (Ordalias) porque o ilícito era considerado uma ofensa aos deuses. 
Pelo código de Hamurabi havia regras de direito privado, penal e civil. O casamento era feito por escrito e monogâmico. A infidelidade do homem era punida por pagamento de multa, e dá mulher, por afogamento. 
Lei do talião ( olho por olho, dente por dente) : Significa aplicar uma pena equivalente ao delito praticado, pois o mal tem que ser pago com o mesmo mal. 
As penas, portanto, eram cruéis, tais como: afogamento, cremação, mutilações, empalações, morte etc. Não havia prisão e nem trabalho forçado. Aplicação das leis (juízes) eram feitas pelo rei, mas também pelos idosos, chefes de grupos ou de família, sacerdotes ou juízes dos templos.
06/09/2018
-O mundo grego ou Grécia antiga – Esparta – athenas
Período:
Micênico (até século VII a.c – Homero)
Arcaico (século VIII a.c – 480 a.c – batalha de salamina)
Clássico (480 a.c – batalha de Queromesia)
Helenístico (338 a.c – 150 a.c – invasão de romanos)
- Características do direito grega:
1) laicização do direito: produto da sociedade humana e não da divindade;
2) a legislação era elaborada pelas assembleias populares
3) direito público foi desenvolvido: criada a constituição
4)Imaginavam a divisão dos poderes (democracia)
5)Ausência de escolas de direito: existia escolas de filosofia e retórica
I – Grécia antiga
A Grécia é um país montanhoso, formando de pequenos vales, isolados uns dos outros, é, também um país um país recortado pelo mar e cheio de ilhotas, e impede e dificulta a comunicação entre as cidades, impedindo a formação de um estados unitário, criando-se, portanto, uma série de cidades estado (independentes) sendo as mais importantes athenas e Esparta
II- O direito em Athenas e Esparta: Athenas possuía uma civilização culturalmente mais avançada. A cidade de Esparta destacou-se por ser uma potência militar. As cidades, em geral, eram autônomas e mantinham um direito, prevalência, a ideia comum de que o direito não tinha a origem divina. É o que se denomina “laicização do direito”, o que significava que sua criação não recebia interferência religiosa. No mundo grego o direito era produzido, aplicado e revogado pela própria sociedade. Sua inspiração era proveniente dos costumes antigos e das novas exigências sociais.
13/09/2018 
Não havia escolas nem estudos sobre o direito, embora houvesse escolas de filosofia, de retórica, de dialética que são necessários para a elaboração de normas mais justas. A realização da justiça era votada para atribuir um tratamento igual para as pessoas, ou seja, igual para os iguais e desigual para os desiguais. Significa que a justiça não consistia simplesmente no cumprimento rigoroso das leis. o direito grego teve a característica de desenvolver, regras próprias de direito público, ou seja, de relacionamento entre o estado e os cidadãos. Foi no direito grego que surgiu a divisão dos poderes do estado em legislativo, executivo, judiciário, além da criação de uma norma básica, a constituição.
lll- Legisladores : Dracon (650-550 ac), solon (550-450 ac) em Athenas e licurgo (1000 ac) em Esparta : anteriormente à Dracon, a fonte do direito era, basicamente, os costumes Dracon foi chamadopara compilar os costumes do direito, mas na Grécia o direito se tornou escrito com letras de sangue( Lei Draconiana significa lei rigorosa ou desproporcinal entre os fatos e as penas). Essa legislação cruel deixou 100 anos. Posteriormente, Solon reformou essa legislação, tornando - a mais branda. Ex- Proibiu que os pais vendessem os filhos, acabou com o direito de sucessão do primogênito,  acabou com vingança  privada e trouxe para para as assembleias o direito de punir,  terminando, também,  compete a lei de talião. Enfim, amenizou as penas. Licurgo foi legislador de Esparta e sem legislação resumiu - se a favorecer o militarismo. 
IV- Filosofia e direito na Grécia antiga : 
Na Grécia, berço da filosofia e da democracia, formaram - se os grandes pensamentos que continuou a desenvolver - se na civilização europeia. Ali nasci a idéia fundamental do direito natural. Começou a analisar - se o estado, o que é justiça, o que é lei. Observando - se que as leis mudam segundo épocas e lugares, forma - se a teoria de que a verdade, justiça,  esta a cima de tudo, inclusive da lei positiva e é constituída de uma série de princípios imutáveis, eternos e universais, dos quais o homem trás consigo em razão de sua própria natureza. Fórmula - se ainda a política, inspirando o pensamento moderno sobre a divisão dos poderes do estado( executivo, legislativo e judiciario) e o princípio (todos os homens são iguais perante a lei).
20/09/2018 
V - Sócrates, Platão,  Aristóteles :
a) Sócrates ( 470 - 390 ac) : A característica de sua filosofia era definir a virtude do bem que conseguir o objetivo do bem comum, do bem social.
Desde que as leis fossem feitas com aqueles objetivos, a sociedade viveria em harmonia. É um conceito de vida digna, sem miséria material e moral, e todos desfrutando dos mesmos benefícios. Sócrates,  ainda, ensinava que havia dois tipos de leis : 
1 - Escritas - Eram feitas pelos homens,
2- Universais - Não eram escritas, pois eram constituídas de princípios de conduta imutáveis, eternos e universais. Ele ensinava que as pessoas deveriam cumprir as leis escritas ( direitos positivo) mesmo que as achasse injustas contrariando, portanto, as leis universais. A com que se denominou(direito natural).
b) Platão (429-347 a.c) : Sua filosofia era caracterizada pela "ética na conduta". Dizia que uma conduta sem ética nao atingia a justiça. Costumava ensinar que a lei deveria ter força educativa. As pessoas deveriam investigar os motivos que ditavam a criação das leis para convencer os cidadãos a obedece - lá Epx - Quando a lei ordena que o homem se case antes de completar 35 anos de idade, que seja feito uma justificativa esclarecendo sobre a necessidade de procriação para manter a espécie humana. Sua obra mais famosa chamava - se "republica" 
c) Aristóteles( 384-322 a.c) : É o criador dos estudos sobre a justiça. Sua filosófica também foi caracterizada pela preocupação com a ética, nela incluindo as noções de justo e injusto. Foi discípulo de Platão. Ele dizia que uma lei só pode ser compreendida quando tem o objetivo de fazer justiça. Dentro da ética, a justiça era virtude o valor perfeito. De modo semelhante a Platão, sustentava que havia a justiça por natureza (o direito natural) e a justiça pela lei (direto positivo). Dizia que as leis deveriam,  tratar igualmente os quais, mas desigualmente os desiguais para ter justiça. Apesar de sua preocupação com a igualdade entre os homens, Aristóteles admitia a escravidão humana. Considerava os escravos como instrumentos vivos (animais) dos quais o melhor que deles se obtém é a capacidade de trabalho. É a contradição no pensamento de Aristóteles.
Prova 
Legisladores da Grécia e suas características 
Sócrates – Tinha como objetivo o bem comum e bem social, caso esse objetivo fosse alcançado a sociedade viveria em harmonia, as leis escritas davam segurança jurídica e leis universais que não eram escritas estavam constituídas de princípios de conduta eternos, universais e imutáveis.
 
Platão - Sua filosofia era caracterizada pela "ética na conduta", para ele uma conduta sem ética não atinge a justiça, o mesmo afirma que a lei deveria ter uma função educativa.
 
Aristóteles – Foi o criador dos estudos sobre a justiça, dentro de sua ética existia o justo e Injusto, para ele a lei deveria tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, a contradição em seu pensamento é que mesmo se preocupando com a igualdade humana ele admitia a escravidão. 
Lei de talião e característica do direito na antiguidade
A lei do talião fazia jus ao ditado “ olho por olho, dente por dente”, pois a pena era o ato praticado, ou seja, existiam penas cruéis como afogamento, morte, desmembramento etc...; Além disso o direito na antiguidade era interligado a religião então o que era ilícito era pecado e por afrontar os deuses merecia punição, sem contar também o formalismos exagerado dos sacerdotes.
Importância das cidades estados para evolução do direito na humanidade
Pode-se afirmar que a maior importância das cidades estados para a evolução do direito na humanidade foi a laicização do mesmo, ou seja, o direito deixa de se misturar com as crenças, com o divido e as coisas ilícitas deixam de ser pecados que afrontam os deuses. 
Código de Hamurabi e Mesopotâmia 
O código de Hamurabi era composto de 282 artigos e continha regras de direito privado, penal e civil, a base fundamental das penas era a influencia religiosa, dentro de seus artigos continham decisões para casos concretos e semelhantes, a Mesopotâmia era fértil e devido a isso vários povos se instalaram lá inclusive o Rei Hamurabi que criou o código acima. 	
Filosofia ( pai dos estados) ( acho que é isso) 
Na Grécia antiga temos o inicio da democracia e filosofia, nela começa-se a analisar o estado, o que é justiça e o que é lei, fórmula - se ainda a política, o que inspira o pensamento moderno sobre a divisão dos poderes do estado( executivo, legislativo e judiciário) e o princípio (todos os homens são iguais perante a lei).

Continue navegando