Buscar

Agriturura e Inflação Fernandina

Prévia do material em texto

Agricultura e
Inflação
Agricultura
	O termo quer dizer “arte de cultivar”. Os produtos da agricultura são primariamente os alimentos, e com o tempo, com as novas técnicas e tecnologias estão investindo na produção de fibras, energia, matérias-primas para roupas, combustível, construção, medicamentos, ferramentas, ornamentação e inúmeras outras finalidades. 
2
O que é Inflação?
A inflação é o aumento
persistente e generalizado no valor dos preços, quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
3
Ela pode ser dividida em:
Inflação de Demanda;
Inflação dos custos;
Inflação Inercial.
Índices de inflação: 
	Os índices de inflação são usados para medir a variação dos preços e o impacto no custo de vida da população, no total são 10 índices que são medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP). 
4
Índices de inflação
Índice ao consumidor:
INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) – Mede a Inflação das Famílias com renda entre 1 e 8 salários mínimos.
IPCA (Índice de Preços ao Consumidor amplo) – Mede a Inflação das famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos;
Índice Geral de Preços:
IGP-M (Índice Geral de Preço do Mercado) – mede a inflação do consumir, do atacadista e da construção civil:
IPC-FGV – Consumidor;
IPA – Atacadista;
INCC – Construção Civil.
5
	Quando os preços agrícolas despencam por qualquer razão (em geral por causa do excesso de oferta), e não cobrem os custos de produção, os agricultores – como qualquer empresário eficiente – deixam de plantar. Se acontecer uma seca muito ampla e intensa, a produção pode cair demais, não atendendo à oferta, e os preços sobem de novo. Aí os agricultores voltam a plantar e a oferta excede a demanda, os preços caem outra vez e assim vai a vida no campo nos países onde não existem políticas estabilizadoras da renda rural. É a instabilidade, ruim para todos, produtores e consumidores. 
Agricultura e Inflação
6
Agricultura familiar e Inflação
Do ponto de vista do abastecimento alimentar nacional, a agricultura familiar contribui para regular e reduzir os preços dos alimentos e matérias-primas agropecuárias e, com isso, ajuda a controlar a inflação, aumentando, consequentemente, a competitividade industrial.
4,3 milhões de famílias que respondem por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e têm 84% dos estabelecimentos rurais.
Entre outros alimentos cultivados, a agricultura familiar destaca-se, essencialmente, na produção de mandioca (87%), feijão (70%), carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%).
7
Soja
Como se comportaram os preços da soja e a inflação entre janeiro de 2007 e os primeiros meses de 2018?
Antes de destacar a soja e a inflação de modo separado, vamos apresentar na Figura abaixo o comportamento de preços da soja, segundo indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá – PR), corrigidos pela inflação (IGP-M), desde o ano de 2007.
8
9
O fato é que os preços corrigidos da soja ao longo desses pouco mais de 10 anos de análise oscilaram bastante. Um exemplo é que o preço da soja praticado em 2012 valeria, em valor atual (2018), mais de R$110,0 por saca e atualmente os preços corrigidos são comparáveis aos valores de 2008.
 A Figura abaixo destaca a evolução da variação acumulada dos preços da soja e a inflação desde janeiro de 2007.
10
11
Os dados da Figura acima revelam que a inflação medida pelo IGP-M acumulou alta de 83,9%, de janeiro de 2007 a fevereiro de 2018, enquanto no mesmo período, a soja valorizou 120,3%.
Conclusão
12
	Brasil por sua vocação muito agrícola é, ao mesmo tempo, pouco tomador e pouco formador de preços externos agrícolas, destacando-se apenas no açúcar, no café e na soja como formador de preços.
	Em 2011, as maiores CONTRIBUIÇÕES ACUMULADAS para a inflação (de janeiro a agosto) foram, pela ordem, as despesas com educação; as despesas pessoais; as despesas com transportes e idem com vestuários (neste caso, em alguns meses). Ou seja, a maioria dos preços dos produtos agrícolas e alimentos, em nível de consumidor, se portou dentro da curva média mensal e acumulada do IPCA.
Amanda Cristina Sampaio, nº 01
Camilla Lepk, nº 05
Diana Batista de Souza, nº 07
Fernanda Cintra Garcia, nº 11
Gabriela Lauana Antoniette, nº 12
https://www.agrolink.com.br/colunistas/coluna/a-agricultura-nao-e-a-vila-da-inflacao--mas-a-imprensa-nao-divulga_386200.html
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-agricultura.htm
http://www.mda.gov.br/sitemda/o-impacto-da-agricultura-familiar-na-economia-brasileira
http://www.farmnews.com.br/mercado/soja-e-a-inflacao/
14
Referências

Continue navegando

Outros materiais