Buscar

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA INFANTIL – FTMPLI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA INFANTIL – FTMPLI
1 Como procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo dentro das quais uma obra foi concebida, o sintoma de sua sobrevivência é o fato de que ela continua a se comunicar com seu destinatário atual, porque ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o, pois, a conhecê-lo melhor”. 
(ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. p. 25.)
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados em sala de aula sobre o trabalho pedagógico com a literatura infantil em sala de aula e os objetivos preconizados nessa tarefa, analise as seguintes afirmações:
É preciso aprender a reconhecer e compreender os diferentes gêneros literários.
É necessário desenvolver capacidades sociais e formas de conduta a partir do exercício das vivências por meio das personagens que representam pessoas e acontecimentos próximos da realidade.
É preciso aprofundar os conhecimentos acerca da norma culta padrão da língua portuguesa, uma das principais funções do trabalho com a literatura na escola.
É importante refletir sobre aspectos gerais da vida, compreendendo a vida em sociedade e valorizando as existências.
 São corretas as afirmativas:
() I , II,III
() II,III,IV
( x) I,II,IV
()III ,IV
2O trabalho com a língua portuguesa nas salas de aula tem sido revisto nos últimos anos. Abandona-se uma visão centrada no ensino da gramática para uma visão que deve privilegiar os usos da linguagem e focar nas quatro habilidades. Considerando-se essas pr
O trabalho com a língua portuguesa nas salas de aula tem sido revisto nos últimos anos. Abandona-se uma visão centrada no ensino da gramática para uma visão que deve privilegiar os usos da linguagem e focar nas quatro habilidades. Considerando-se essas premissas, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?
( x) o aluno deve escrever para o professor ajuda-lo através da correção do produto, -o texto como bom ou mau escritor. não considerando que esse produto passou por toda uma trajetória. Afinal o que importa ao professor é o resultado final do texto.
() o ensino deve ser voltado para as praticas sociais, preservando o sentido que a leitura e escrita tem com essas praticas ,através de propostas vivas e vitais.
()a escola precisa rever as praticas de ensino que tratam a língua como algo sem vida e os textos como um conjunto de regras a serem aprendidas.
() o objetivo da escola e ampliar as competências e habilidades nos usos da língua.
3 Leitor é "aquele que lê ou que tem o hábito da ler, ledor" (Dicionário Aurélio escolar da Língua portuguesa, 2005, p.540). Diante da definição podemos concluir que:
 () a construção do habito de leitura só será incentivado em sala de aula e em ambiente propícios para este bem.
()o professor será de fundamental relevância na construção de praticas de leitura pois os procedimentos de leitura são apenas uma mera didatizaçao e alfabetização de palavras e textos sem conexão com os espaços sociais que o aluno esta inserido.
()ler é decodificar símbolos gráficos e sinais, sendo assim o professor é o único responsável por criar esse habito no aluno.
(x) a pratica da leitura deve tornar se efetivamente uma presença constante na vida d todos os aluno.
4eia o texto abaixo e responda à pergunta:
As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto, recorde-se o célebre e belo quadro de Renoir, La Liseuse: a mulher e seu livro, toda a luz em face e em seu livro, olhos baixos presos ao texto, indiferentes ao espectador, ao em volta; e nem há o em volta, que é feito só de sombras e cores, azuis e verdes e cinzas. Nenhuma forma, ser ou objeto: só a mulher e seu livro, e a luz que ilumina rosto e página, nada mais. Será a leitura esse ato solitário, que afasta o mundo e do mundo? Só o leitor e o texto? O isolamento, o mundo ausente, espaço/tempo de incontaminada intersubjetividade? Não. Leitura não é esse ato solitário; é interação verbal entre indivíduos, e indivíduos socialmente determinados: o leitor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e com os outros; o autor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e os outros; entre os dois: enunciação; diálogo? Enunciação é, portanto, processo de natureza social, não individual, vinculado às condições de comunicação que, por sua vez, vincula-se às estruturas sociais, o social determinando a leitura, e constitui o seu significado. (SOARES, M. B. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, Regina e Silva, Ezequiel Theodoro da (Orgs.). São Paulo: Ática, 2005, p. 18)
Ao dizer que a leitura não é um ato solitário, qual a concepção de leitura que a autora apresenta:
(x) dialógica
()sonorização
()decodificação
5A língua não pode ser vista tão simplesmente como uma questão apenas de certo e errado" (Antunes, 2007).
Com base nesse fragmento é correto afirmar que:
() os alunos não precisam se preocupar com o uso correto d língua pois as vantagens já dao conta do entendimento.
() o professor deve desprezar os fatares e as diferenças de em sala de aula
(x) o professor tem de ensinar padrão da língua no entanto,é necessário também trabalhar as diferenças linguísticas em sala de aula.
() as variantes sociais não são abjeto de estudo dos professores.
6 Marque a única opção correta com relação ao seguinte conceito: "Por preconceito linguístico entende-se..."
() o julgamento negativo que se faz dos falantes em fnçao da variedade sonora que se utilizam.
(x) o julgamento negativo que é feito dos falantes em função da variedade linguística que utilizam.
() o jungamento positivo que se faz dos falantes do maranhão em função da sonoridade lingujistica perfeita em detrimento da fala de outras regiões.
() o julgamento negativo que se faz dos fantes da região nordestina em função do dialeto que utilizam ser carregado de expressões desconhecidas por outras lugares.

Mais conteúdos dessa disciplina