Buscar

AULA 01 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Prévia do material em texto

O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
É regulado pelas seguintes leis:
Lei da reforma bancária (1964);
Lei de Mercado de Capitais (1965); e 
Lei de Criação dos Bancos Múltiplos (1988).
 É um conjunto de órgãos que tem como objetivo 
 regulamentar e fiscalizar as instituições que executam a
 intermediação e circulação da moeda e do credito.
NORMATIVO - Formado por instituições que estabelecem as regras e diretrizes de funcionamento para a intermediação financeira.
OPERACIONAL - Composto pelas instituições que atuam na intermediação financeira e tem como função operacionalizar a transferência de recursos entre poupadores e tomadores de empréstimos. 
CMN: Ministro de Estado da Fazenda (presidente do conselho); Ministro de Estado do Planejamento; Presidente do Banco Central. 
BACEN: Cumpre o papel de fiscalização das instituições 
financeiras do país. Realiza operações bancárias, como
empréstimos, cobrança de créditos, de outras instituições
financeiras. 
CVM: É uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda cuja atuação é fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.
BB: Centraliza o recolhimento dos tributos federais, recebe os depósitos compulsórios dos bancos, faz os pagamentos do orçamento da União.
BNDES: Tem como principal objetivo o financiamento de longo prazo para viabilizar a realização de investimentos em todos os segmentos da economia.
CEF: Seu objetivo principal é financiar o desenvolvimento urbano e social, sendo o principal agente do sistema financeiro de Habitação (SFH).
SUBSISTEMA DE INTERMEDIAÇÃO:
Em sua composição estão as instituições que atuam na intermediação financeira e tem como função operacionalizar a transferência de recursos entre poupadores e os tomadores de recursos;
Seguem as regras, diretrizes e parâmetros definidos pelo subsistema normativo. Estão nesse grupo às instituições financeiras bancárias e não bancárias, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), além das instituições não financeiras e auxiliares. 
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI): Cuida da estabilidade do sistema monetário internacional
BANCO MUNDIAL: Financia governos, para aumentar a infraestrutura de transporte, geração de energia, saneamento, e no desenvolvimento econômico e social
BID: Tem o objetivo de eliminar a pobreza e a desigualdade e promover o crescimento econômico sustentável.
BIS: Promove a cooperação monetária e financeira internacional, apoiando os bancos centrais dos países, funcionado, assim, como o seu banco central.
O MERCADO FINANCEIRO
MERCADO MONETÁRIO
Principal função de proporcionar liquidez de curto prazo ao restante do mercado financeiro, permite que às instituições financeiras (bancos) distribuam a liquidez dos agentes econômicos.
Banco Central utiliza este mercado como base para execução da sua política monetária, através da colocação ou retirada de recursos da economia administrando a taxa de juros de curto prazo. 
SELIC
Responsável pela guarda dos títulos que compõem a dívida pública federal interna (DPMFi) de emissão do Tesouro Nacional.
É feito o pagamento das operações de mercado aberto e de redesconto com títulos públicos, decorrentes da condução da política monetária. 
CETIP
Quando as operações de trocas de reservas são feitas com títulos privados, às mesmas são realizadas na Cetip, este sistema é muito semelhante ao Selic, porém, opera com títulos privados.
O título mais negociado é o CDI, cujo termo significa Certificado de depósito Interbancário ou Interfinanceiro.

Continue navegando