Projeto de TCC1
9 pág.

Projeto de TCC1

Disciplina:<strong>tcc1</strong> para Emgenhari3 materiais7 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Reforço de estrutura de concreto armado com Manta de Fibra de Carbono

AUGUSTO CÉSAR BOTELHO PEREIRA

Rio de Janeiro – RJ
2018

AUGUSTO CÉSAR BOTELHO PEREIRA

Reforço de estrutura de concreto armado com Manta de Fibra de Carbono
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a conclusão do Curso de Engenharia Civil.

Orientador (a): Luiz Fernando Areno de Souza

Rio de Janeiro-RJ
2018

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO ...........................................
JUSTIFICATIVA ..............................................................................................
OBJETIVOS ....................................................................................................
3.1 GERAL .....................................................................................................
3.2 ESPECÍFICOS ..........................................................................................
METODOLOGIA DA PESQUISA .....................................................................
REFERENCIAL TEÓRICO .....................................................................

REFERÊNCIAS ...................................................................................................

INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
 Inúmeros são os fatores requeridos numa estrutura de concreto armado necessitando de reforço, a mudança de utilização da estrutura, falta de controle nos materiais utilizados para confecção das peças estruturais de concreto, falta de um plano de manutenção preventivo nas estruturas, erro de projeto, erro durante a fase de execução, variações térmicas, sinistros ocasionado por incêndios e explosões, e nas situações em que se pretende reforçar a estrutura para aumento de segurança.
 É imprescindível portanto aos técnicos conhecer a fundo as diferentes técnicas utilizadas no reforço e recuperação de estruturas de concreto, conhecendo melhor a respeito dos materiais utilizados, boas práticas de execução, custos, prazos e outras vantagens e desvantagens potenciais de cada uma das técnicas.
 Devido ao crescente uso de fibra de carbono como material de construção em obras de reforço estrutural, este trabalho aborda o estudo das vantagens e desvantagens relativas a esta técnica, apresentando seu método executivo e detalhando os materiais envolvidos, comparando-o, com as técnicas convencionais usadas no mercado.
 A ideia de reforçar estruturas de concreto armado com fibras de carbono
surgiu no início dos anos 80 no Japão. Os abalos sísmicos nessa região da Ásia, causando diversos danos às estruturas, mostraram a necessidade de recuperação e reforço em curto intervalo de tempo, esses foram os principais aspectos considerados para utilização desse material no confinamento de pilares (Machado, 2002).

 JUSTIFICATIVA

 A escolha da técnica de reforço específica é empregada em alguns casos de maneira inadequada e sem o conhecimento direto das diferentes técnicas, fazendo com que a intervenção aplicada influencie no projeto de maneira negativa.
 O impacto de obras de recuperação e reforço estrutural em obras durante o estágio de construção afeta não só o custo como o prazo da obra, já que muitas vezes a resolução desse problema é imprescindível para a continuação dos trabalhos.
 Em obras acabadas o impacto é ainda maior visto que, na maioria dos casos a construção, edificação encontra – se em pleno uso tornando as intervenções de recuperação estrutural um problema. Sendo assim, essa problemática gera impactos nos trabalhos de construção e estruturas ao longo de sua vida útil.
 O estudo do reforço com manta de fibras de carbono abre um mercado para profissionais que procuram se especializar em reforço de estruturas já que vem crescendo cada vez mais a demanda por essa especialização e tipo de serviço, poucos são os profissionais no ramo oferecendo essa técnica para reforço de estruturas de concreto.

OBJETIVOS

3.1 GERAL
 O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar as diversas soluções para as situações de patologias e de estruturas submetidas ao esforço de flexão simples que necessitem de reforço estrutural, tendo como custo benefício a otimização proporcionado pelo procedimento da manta de fibra de carbono.

3.2 ESPECÍFICOS
 O presente trabalho tem como seu objetivo específico a avaliação de estruturas de concreto armado submetidas à flexão simples reforçadas com a técnica de reforço na face inferior da estrutura com manta de fibras de carbono.

 REFERENCIAL TEORICO

 Esse trabalho teve como base o curso de Materiais de Construção, onde vi a importância dos agregados e os tipos de ensaios, como o de compressão do concreto, juntamente com suas dosagens e tipos de cimento Portland empregado nas construções.
 A Resistencia dos Materiais que tem por objetivo estudar o comportamento dos sólidos, ou seja, os esforços e deformações nos corpos sólidos, elásticos ou plásticos, visando o dimensionamento de uma estrutura, com a Resistência dos Materiais vi que as estruturas devem reagir às solicitações que lhe são impostas com estabilidade.
 Concreto I, apesar do concreto resistir bem à esforços de compressão, vi que sua resistência à tração é limitada sendo assim, utiliza-se barras de aço no interior da seção de concreto, obtendo assim uma estrutura capaz de resistir tanto à esforços de tração como a esforços de compressão, além da complementaridade de características de resistência, o concreto e o aço também possuem coeficientes de dilatação da mesma ordem de grandeza, boa aderência e o concreto é responsável pelo cobrimento necessário para que as barras de aço não se deteriorem.

 Teoria das Estruturas I, aprendi que é de extrema importância o cálculo de cargas móveis na estrutura para o perfeito funcionamento da mesma, de acordo com o objetivo para a qual foi projetada, e principalmente para a segurança das pessoas e finalidades que irão utilizá-la, porém erros de projetos acontecem comprometendo a integridade dessas estruturas, sendo nesse ponto de extrema importância elaborei a pesquisa desse trabalho, visando explicar e apresentar a técnica de reforço estrutural com manta de fibra de carbono.

METODOLOGIA DA PESQUISA
A metodologia aplicada foi desenvolvida a partir de coleta de dados e buscas por conceitos associados ao tema do trabalho, foram realizados levantamentos tipos de técnicas de reforço e recuperação estrutural de peças de concreto tanto em artigos científicos como em trabalhos acadêmicos sites e livros, possibilitando um desenvolvimento teórico do trabalho.

1.
1.
5.
REFERÊNCIAS
https://techne.pini.com.br/2017/05/saiba-tudo-sobre-reforco-estrutural-com-fibra-de-carbono/ acesso em 10 de novembro 2018
https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/fibra-de-carbono-e-usada-para-reforcar-estruturas-de-concreto-ja-existentes_12079_10_0 / acesso em 11 de novembro 2018