Buscar

O que é a exclusão etária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é a exclusão etária?
Discriminação etária ou idadismo é a descriminação contra uma pessoa ou grupos de pessoas baseada na idade. Quando o motivo para descriminação do individuo está relacionado a este tipo de preconceito é chamado de discriminação por idade.
Esse preconceito pode ser contra qualquer grupo etário porem é mais associado a dois grupos: Adolescentes e idosos.
Os dois grupos são frequentes mente rotulados com estereótipos pejorativos como: burro, rebeldes e irresponsáveis no caso de adolescentes e lerdos e incapazes no caso de idosos. 
A discriminação etária sempre foi um problema, porem estar explicitamente presente na área de TI e indústrias de entretenimento onde atores, músicos, roteiristas, programadores e engenheiros elétricos idosos se queixam de como é difícil para eles encontrar trabalho. Alguns motivos que podem estar relacionado a este tipo de discriminação na área de trabalho é o de que por sua idade o idoso está debilitado para fazer um trabalho eficaz e nesse caso muitas empresas poderiam justificar salários desproporcionais em relação a profissionais mais jovens e demissões e não contratação de muito mais de idosos do que em relação à outra faixa etária.
O Brasil tem leis contra a discriminação etária, como: Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei que dispõe sobre a proteção à criança e ao adolescente) e Estatuto do Idoso (Lei que busca assegurar os direitos dos maiores de 60 anos)
 Podemos ter uma reflexão muito boa em relação ao assunto à partir do estudo da psicóloga Jan Hunt sobre a discriminação etária “A DISCRIMINAÇÃO DE IDADE AMEAÇA TANTO OS IDOSOS QUANTO AS CRIANÇAS”, onde podemos ver a relação dessas duas faixa etária mais apuradamente assim como seus pontos em comum e como a discriminação e os preconceitos que os mesmo sofrem são similares no estudo a autora visa que o respeito independente da faixa etária deve ser igual e que muitos vezes abusamos do poder ao nos sentimos superiores e como podemos desrespeitar de uma maneira um tanto implícita essas pessoas.

Continue navegando