Buscar

REVISAO CONFORTO AV2 - ESTÁCIO TERESINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01.CITE E DISCORRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CADA UM DESSES ASPECTOS.
Primeiramente é preciso entender o que é conforto.Conforto é um conjunto de condições ambientais que permitem ao ser humano sentir bem estar térmico,acústico,visual,antropométrico, além de uma boa qualidade do ar e conforto ofaltivo.
Para projetar-se é preciso levar em conta três fatores: o homem,o meio e a prórpia edificação. No caso do homem, a edificação precisa gerar conforto ao mesmo e mantê-lo na sua zona de conforto que varia de 18° a 29°C e umidade entre 20% e 80%, para isso usa-se estratégias bioclimáticas. No caso do meio, é preciso fazer um estudo da carta bioclimática de um lugar e identificar suas características (frio ou quente), além de aspectos morfologicos terrestres, como o tipo de solo,massas de ar encontradas e velocidade dos ventos,sua latitude e longitude ou seja, o ambiente precisa ser estudado a fundo. No caso da edificação, esta deve adequar-se ao ambiente em que será inserida, para que gere conforto ao usuário. Dessa forma são usadas estratégias bioclimáticas para a obtenção deste último.
02. O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ARQUITETURA?
Eficiência energética na arquitetura é todo e qualquer atributo utilizado em uma edificação com o intuito de gerar conforto térmico, acústico e visual aos seus usuários. Podemoa interligar tal conceito à triade Vitruviana, na qual tem-se os aspectos firmeza,utilidade e beleza. No caso da firmeza, podemos construir os pilares e a parte estrutural da edificação com elementos que venham a ser eficientes energeticamente falando,ou seja, que não desencadeie no consumo de muita energia. 
No caso do aspecto utilidade, nós, como arquitetos devemos definir um programa de necessidades funcional que acarrete em uma grande eficiência energética. Quanto á beleza, a forma da construção e os materiais utilizados nas paredes, forro e piso devem ser energeticamente eficientes.Como afirma Zevi: “Uma arquitetura que nos atrai é aquela esteticamente bonita”.Podemos concordar com Zevi, porém devemos pensar em primeiro lugar na eficiência energética.
03. Quais os mecanismos termorreguladores para frio e calor?
 Dentre os três pilares do conforto ambiental, os mecanismos termorreguladores encontram-se no eixo homem. Este é um ser homeotérmico, ou seja, possui temperatura constante, sendo essa de 36,5°. Em casos de frio e calor, o corpo humano,os aspectos institivos e a arquitetura atuam para a regularização da mesma. Em climas frios há a vasoconstrição dos vasos sanguíneos, ou seja, os vasos se contraem para diminuir a circulacao sanguínea; o aumento do metabloismo para gerar mais energia; o arrepio; e a reação institiva de atritar as maõs,vestir roupas resistentes termicamente e procurar abrigo.Temperaturas abaixo de 35 gera cansaço e abaixo de 31 é letal.
Em climas quentes,os mecanismos são o de vasodilatação dos vasos sanguíneos com o intuito de aumentar o fluxo sanguíneo; o suor; a redução do metabolismo. Temperaturas acima de 39 gera cansaço e acima de 42 é letal.
04. QUAIS SÃO AS VARIÁVEIS DE CONFORTO TÉRMICO?
As variáveis de conforto térmico são duas: as ambientais e as humanas. As ambientais são caracterizadas pela temperatura do ar, temperatura radiante, umidade relativa e velocidade do ar. A temperatura do ar é aquela medida através do termômetro, no qual são medidas as temperaturas máxima e mínima em um período de tempo. A temperatura radiante é aquela representada pelo um ambiente no qual troca calor por radiação com o meio externo. A umidade relativa é aquela resultante da divisão entre a densidade do vapor presente no ar, pela densidade do vapor saturado,medida pelo higrômero. A velocidade do ar é a medição dos ventos e das correntes de ar através de anemômetros. As variáveis humanas são o metabolismo, responsável pela produção de energia e regulagem de temperatura corporal e as vestimentas utilizadas como forma de resistir ao frio ou calor, dependendo da resistencia de cada uma destas.
05. QUAIS SÃO AS VARIÁVEIS CLIMÁTICAS?
 
As variáveis climáticas são quatro, sendo estas a radiação solar, a umidade, os ventos e a temperatura. A radiação solar é aquela gerada pelo sol, o qual aquece a terra e gera condições de vida. Além disso é responsável pelas estações do ano, pois o sol incide de forma diferente em cada parte do globo pelos movimentos de rotação e translação. A umidade é aquela é aquela obtida através da evaporação da água dos rios,mares e oceanos, que são levadas pelos ventos para as cidades e edificações. Os ventos são o resultado da diferença de pressão entre as massas de ar mais frias e mais quentes. A temperatura é aquela resultante das grandes massas de ar e da diferente recepção de radiação solar em um lugar.
06. CITE E EXPLIQUE OS CLIMAS BRASILEIROS.
No brasil, há seis tipos climáticos, sendo estes o subtropical, o tropical, o tropical de altitude, tropical atlântico,o equatorial e o semiárido.Clima Tropical de altitude: Temperaturas médias situadas na faixa de 18 °C a 22 °C. No verão, chuvas mais intensas (entre 1000 mm/ano e 1800 mm/ano) e no inverno pode gear devido às massas frias que se originam da massa polar atlântica. Estende -se entre o norte do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul, nas regiões mais altas do planalto atlântico.
Clima Atlântico: Característico das regiões litorâneas do Brasil, temperaturas médias variam entre 18 °C e 26 ° C, chuvas abundantes (1200 mm/ano), concentrando -se no verão para as regiões mais ao sul e no inverno e outono para as regiões de latitudes mais baixas (próximas ao equador). Amplitude térmica varia de região para região. Mais ao norte, a semelhança entre as estações de inverno e de verão (diferenciadas apenas pela presença da chuva, mais constante no inverno) resulta em baixas amplitudes térmicas ao longo do ano. Conforme a latitude aumenta, cresce também a amplitude térmica anual, diferenciando bem as estações.
Clima Tropical: Verão quente e chuvoso e inverno quente e seco. Temperaturas médias acima de 20 °C e amplitude térmica anual até 7 °C. As chuvas oscilam entre 1000 mm/ano e 1500 mm/ano ).
Clima Equatorial: compreende toda a Amazônia e possui temperaturas médias entre 24 °C e 26 °C, com amplitude térmica anual de até 3 °C. Chuva abundante e bem distribuída (normalmente maior que 2500 mm/ano ) • 
Clima Semi -árido: região climática mais seca do país, caracterizada por temperaturas médias muito altas (em torno dos 27 °C). Chuvas escassas (menos que 800 mm/ano) e amplitude térmica anual por volta de 5 ° C . •
 Clima Subtropical: Temperaturas médias situadas normalmente abaixo dos 20 °C e amplitude anual varia de 9 °C a 13 °C. Chuvas fartas e bem distribuidas (entre 1500 mm/ano e 2000 mm/ano). Inverno rigoroso nas áreas mais elevadas, onde pode ocorrer neve.
07. QUAIS AS ESCALAS CLIMÁTICAS?
As escalas climáticas são três: o macroclima,mesoclima e microclima. Macroclima é aquele qua abrange uma grande área, em escala kilométrica, descrevendo uma região em termos de sol,nuvens,temperatura,ventos,umidade e precipitação. O mesoclima é aquele que abrande uma área menor,em escala métrica,mais próximo à superfície terrestre e é gerado pela vegetação,topografia,tipo de solo e obstáculos naturais ou artificiais.O microclima é aquele próximo a edificação,com escala menor ainda, podendo ser concebido pelo arquiteto na hora de projetar, através de estratégias bioclimáticas e materiais.
08. CITE 3 ZONAS BIOCLIMÁTICA.
Antes de se falar das zonas,devemos lembrar que o ser humano deve estar em sua zona de conforto, entre 18 e 29 graus, e 20 a 80% de umidade. Tudo que está fora disso, gera desconforto e é preciso utilizar estratégias bioclimáticas. Podemos citar o resfriamento evaporativo, que é resultante da evaporação da água de fontes,lagos e oceanos, ou através da microasperção direta de água no ambiente .Pode ser direta e indireta. A forma indireta é aquela aplicada sobre um material para reduzir a temperatura do mesmo. A ventilação natural é aquela gerada pelos ventos a partir da troca doar quente pro mais frio nas edificações. A ventilação cruzada, de chaminé e de elevação são exemplos desta. A inércia térmica para resfriamento é aquela obtida através da redução da amplitude térmica interior diminua em relação a exterior por meio de componentes construtivos e materiais.
09. QUAL A ZONA BIOCLIMÁTICA EM QUE TERESINA ESTÁ INSERIDA?
Teresina possui uma latitude de 05° 09’ 21” S e uma longitude de 48° 80’ 07” W e está em uma altitude de 72m. A zona na qual está inserida é a zona 7, na qual possui clima quente por estar praticamente em cima da linha do equador. Seus dias e noites são bem definidos, com duração de noites e dias quase que iguais. Possui um verão chuvoso e inverno quente, além de um clima semiúmido. As estratégias encontradas para essa zona é a de inércia térmica para resfriamento, rsfriamento evaporativo, umidificação, sombreamento, refrigeração e ventilação natural, o que não é muito presente pois os ventos a 5km/h.
10. O QUE É SUSTENTABILIDADE E QUAIS OS CERTIFICADOS?
Sustentabilidade é um conjunto de ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, o uso de recursos naturais sem agredir o meio ambiente, repondo-os, com base na utilização racional destes.
No brasil, o PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) lançõu o selo de classifiação de eficiência energética para eletrodomésticos, sendo a classe A eficiente e a E não eficiente.Essa certificação se estendeu para as construções e hoje em dia existe o PROCEL edififca e o programa brasileiro de etiquetagem.

Continue navegando