Buscar

As Esferas da Terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As Esferas da Terra
A área da superfície terrestre pode ser dividia em quatro “geoesferas”, cujo relacionamento criou ambientes que permitiram o surgimento, desenvolvimento e sustentação da vida. Essas esferas são: a litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.
Litosfera
A litosfera (conhecida também como crosta terrestre) é a camada sólida mais externa da Terra. É formada por rochas e minerais e compreende a crosta continental e oceânica. É na litosfera que ocorrem as inter relações com as outras esferas, criando assim condições para o surgimento e desenvolvimento da vida na superfície terrestre.
Atmosfera
É a camada gasosa que envolve a Terra. A partir da superfície da Terra alcança uma altura aproximada de 800 km É formada por gases, principalmente o nitrogênio, o oxigênio e por gases menores, entre eles o vapor de água e o dióxido de enxofre.
Hidrosfera
É composta por toda água da Terra: águas glaciais, águas dos oceanos e mares, dos rios, das fontes, dos lagos e também as águas dos lençóis d’água subterrâneos. Da hidrosfera as águas marinhas e salobras correspondem a 97,4% e os restantes 2,6% são água doce, o que mostra a imensidão das águas marinhas e conseqüentemente sua importância sob vários aspectos como fonte alimentar, meio de transporte, depósito petrolífero e de minerais, por exemplo.
Biosfera
É a esfera de vida da Terra. Ela compreende as porções de terra, mar e águas continentais habitadas pelos seres vivos.
O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no interior da biosfera. Há milhares de anos o homem se encontra adaptado à biosfera terrestre e sua ausência significa o fim da própria humanidade.
As Relações entre as Esferas
Litosfera e Atmosfera: as relações entre a litosfera e a atmosfera resultam em processos como a erosão e intemperismo.
Litosfera e Hidrosfera: resulta na formação de águas subterrâneas, de cavernas e de aqüíferos, além da erosão causada pelas águas superficiais.
Atmosfera e Hidrosfera: suas relações refletem-se nos vários fenômenos meteorológicos do dia-a-dia: chuva, neve, granizo, nevoeiro e o ciclo da água, essencial para a vida, realiza-se nessas duas esferas.
A Biosfera: por sua vez é conseqüência do inter-relacionamento dessas esferas, criando o ambiente adequado para o desenvolvimento da vida.
Fonte: Lúcia Marina e Tércio; Geografia Geral e do Brasil - ed. Ática pág. 67
http://valdirenepassos.blogspot.com/2011/05/as-esferas-da-terra.html

Outros materiais