Buscar

Avaliação Final (Discursiva) biogeografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Lucimar Suzarte de Carvalho (597064)
	Disciplina:
	Biogeografia (GED03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:432286) ( peso.:4,00)
	Prova:
	7747438
	Nota da Prova:
	3,25
Parte superior do formulário
	1.
	A formação do solo ocorre em função de fatores ambientais que constituem diferentes combinações e, consequentemente, diversos tipos de solo. O clima é um dos fatores que exerce influência na origem e formação dos solos, pois é produto do intemperismo do material de origem. Além do clima, o relevo, a geologia, os organismos e o tempo são determinantes na diversidade de tipos de solo. Descreva a influência da geologia, do relevo, dos organismos e do tempo na formação dos solos. Quanto ao relevo, disserte sobre sua influência na formação de solos em áreas altas e planas, na parte média das vertentes e na base das encostas e áreas de várzea.
	Resposta Esperada:
A geologia oferece a matéria-prima para a formação dos solos, atribuindo-lhes características específicas e influenciando na sua qualidade, mas também nas suas limitações. O relevo exerce influência na atuação dos agentes responsáveis pelo intemperismo, como a precipitação, além de influenciar no clima e microclima e distribuição da vegetação. Nas áreas mais altas a temperatura cai, assim como o tipo de vegetação se difere da base ao topo. Os organismos atuam na formação, transformação e conservação dos solos. Os movimentos de organismos no solo contribuem com a formação de túneis e poros que facilitam a infiltração de águas da chuva. A exposição de superfícies aos agentes intempéricos ao longo do tempo influenciam na profundidade do solo. Solos expostos por mais tempo a tais agentes tendem a ser mais desenvolvidos. Os solos são bem drenados nas regiões altas e planas; secos ou excessivamente drenados nas partes médias das vertentes; úmidos, mal drenados ou mesmo saturados quanto mais próximos estiverem dos lençóis freáticos permanentes.
	2.
	Segundo Cole (1987), as savanas constituem um ecossistema bastante sensível, tendo em vista que para sua manutenção é necessária uma complexa rede de interações de espécies e variáveis físicas, incluindo a água, os nutrientes do solo e o fogo. Neste contexto, disserte sobre a vegetação e o clima das savanas e indique o tipo de savana brasileira.   
FONTE: COLE, M. M. The savannas. Progress in Physical Geography, v. 11, n.3, p. 334-355, 1987.
	Resposta Esperada:
A paisagem das savanas é composta por árvores, gramíneas e arbustos espaçados. As árvores das savanas são espaçadas e raramente ultrapassam 15 metros de altura. Os troncos possuem cascas grossas, caules tortuosos, com poucos galhos e ramos. Geralmente a vegetação é composta por micrófilas e raramente xerófitas. O clima das savanas é caracterizado por dois períodos bem marcados: chuvas de verão e estiagem no inverno. Um tipo de savana brasileira é o cerrado.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais