Buscar

biogeografia prova final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Everton Vieira Prusch (1157618)
	
	
	Disciplina:
	Biogeografia (GED03)
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655958) ( peso.:4,00)
	
	Prova:
	24547115
	Nota da Prova:
	-
	
	1.
	Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído por características fisionômicas de vegetação semelhantes em determinada área ou região. Os biomas podem ser divididos em: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos. A classificação dos biomas é baseada em ligações dos aspectos biológicos e físicos (clima, relevo e vegetação) de uma determinada formação. Nas regiões de clima tropical apresentam-se vários biomas, dentre eles a savana e o cerrado, com características semelhantes. Disserte sobre a relação que há entre o cerrado brasileiro e a savana africana.
	Resposta Esperada:
*O cerrado é relacionado às savanas, que são áreas normalmente planas, cobertas de uma savana arborizada ou arbustiva, como: campo sujo (arbustos poucos desenvolvidos). A paisagem do cerrado é caracterizada por extensas formações savânicas. Ocorrem na zona intertropical, recebe enorme quantidade de luz solar.
*A Savana Africana são grandes extensões de terra na África com vegetação temperada herbácea de forma contínua, raramente interrompida por capões de arbustos e árvores menores. Já o Cerrado possui uma forma de vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam parte do território do país, como arbustos e gramíneas. É uma região plana cuja vegetação predominante são as gramíneas, com árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos.  
*No cerrado a vegetação é semelhante à de savana africana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água, disponível nos solos do cerrado abaixo de dois metros de profundidade, mesmo durante a estação seca do inverno.
*É constituído por um mosaico formado por grande diversidade ambiental. Dos campos limpos com peculiares espécies de fauna e flora.
*No solo do cerrado há deficiência de nutrientes, como: cálcio, fósforo, enxofre, nitrogênio, zinco, boro e molibdênio. A fisionomia do cerrado depende da quantidade de nutrientes e de alumínio no solo.
	2.
	A minhoca é um organismo que interfere na formação da camada superior dos solos. Ela faz o revolvimento do solo (ação escavadora), alterando sua porosidade, o que aumenta a circulação do ar e da água. Já os protozoários auxiliam na decomposição de restos de vegetais e animais mortos, o que produz húmus e deixa o solo mais fértil. Além desses organismos, outros fatores interferem na formação dos solos. Disserte sobre os fatores que influenciam na formação do solo. Além de citar os fatores, você deverá explicá-los.
	Resposta Esperada:
O clima influencia no solo através do intemperismo e distribuindo os materiais do solo pela ação da chuva. Os tipos de rochas também interferem nas características dos tipos de solo, alterando, por exemplo, a cor do solo. O relevo também condiciona a formação dos solos, que podem ser desenvolvidos pelo movimento de massa de uma encosta ou resultante do transporte de sedimentos de um rio. A vegetação protege contra a erosão e traz matéria orgânica ao solo. Por último, o ser humano altera o solo, construindo em cima dele e causando impermeabilização.

Outros materiais