A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação Final (Objetiva)  Biogeografia

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Biogeografia (GED03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:432285) ( peso.:3,00)
	Prova:
	7747488
	
	
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Cientificamente, a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e, durante este período, o planeta passou por diversas mudanças em seu ambiente. Atualmente, a atmosfera do planeta é composta, em maior quantidade, por nitrogênio e oxigênio. E estima-se que existam 8,7 milhões de espécies de seres vivos habitando o planeta. Contudo, a Terra primitiva tinha um ambiente diferenciado, compreendem-se como Terra primitiva as condições do planeta de 4,5 a 3,5 bilhões de anos atrás. Sobre o ambiente da Terra primitiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A atmosfera na Terra primitiva não tinha a mesma composição (tipos e concentração de gases) da atmosfera atual, sendo que a camada de ozônio se formou aos poucos. O mesmo ocorreu também com a concentração de oxigênio na atmosfera. 
(    ) A atmosfera primitiva tinha a mesma composição de gases da atmosfera atual, ou seja, sempre houve predomínio do oxigênio na atmosfera. 
(    ) No oceano primitivo do planeta, existiam duas formas de vida: os autótrofos, representados por algas cianofíceas, e os heterótrofos. 
(    ) Os répteis e os pássaros foram os primeiros seres vivos do ambiente primitivo do planeta.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	O homem tem relação direta com o meio ambiente. Essa relação depende de vários fatores, as perturbações causadas por um refletem certamente no outro. A proliferação de epidemias e doenças tem um componente biogeográfico muito forte. Desta forma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O contato do homem com animais e insetos facilita a transmissão e expansão de algumas epidemias. O ar é um condutor de micro-organismos que potencializam a transmissão de doenças.
. 
(    ) A poluição do ar por diferentes tipos de elementos (gases, partículas) causa doenças respiratórias. Algumas atividades praticadas pelo homem acabam sendo prejudicadas, devido à falta de cuidados e de uso de equipamentos adequados.
(    ) A ligação entre homem e natureza existe desde os tempos mais remotos das cavernas, quando o homem dependia exclusivamente da natureza para sobreviver. Hoje, o homem não tem mais essa dependência, as tecnologias permitem utilizar os recursos naturais de forma harmoniosa. Os usos da natureza são restritivos, assim, o homem busca alternativas, mantendo a natureza e garantindo a preservação dos recursos naturais. 
(    ) A natureza desestruturada tem relação direta com as mudanças climáticas a nível planetário, o homem mantém os ecossistemas originais e ainda cria ambientes artificiais capazes de reproduzir diversos ecossistemas também artificiais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	O domínio das terras baixas equatoriais, extensivamente florestadas da Amazônia, estende-se na região equatorial e subequatorial, ocupando uma superfície de mais de 2,5 milhões de km². A existência da floresta deve-se:
	 a)
	À pequena massa vegetal, aparentemente heterogênea.
	 b)
	Ao regime de chuvas e às baixíssimas temperaturas que provêm dos ecossistemas.
	 c)
	Aos períodos de estiagem que acontecem frequentemente.
	 d)
	Ao regime de chuvas e às temperaturas elevadas que provêm os ecossistemas com uma população de organismos, macro e micro, decompositores da matéria orgânica que mantém a floresta.
	4.
	No meio ambiente, o percurso realizado por um elemento químico que é essencial à vida é chamado de ciclo biogeoquímico. Esse ciclo pode ser de dois tipos: os gasosos, que ocorrem na atmosfera e, os sedimentares, que ocorrem na crosta terrestre. Desta forma, os elementos químicos importantes para a vida renovam-se no meio ambiente de forma contínua, como, por exemplo, a água e o oxigênio. Sobre os ciclos biogeoquímicos, analise as afirmativas a seguir:
I- O hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio são essenciais para a vida na Terra, e são considerados macronutrientes.
II- O ser humano tem introduzido no meio ambiente elementos químicos artificiais que, em sua maioria, não são essenciais à vida, pois muitos são compostos tóxicos e elementos radioativos.
III- Os ciclos biogeoquímicos são importantes para renovar os elementos químicos na atmosfera e na crosta terrestre, mas não são essenciais para a vida na biosfera.
IV- O hidrogênio e o oxigênio são exemplos de ciclos gasosos, enquanto o ferro e o zinco são exemplos de ciclos sedimentares.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	5.
	Apesar de os desertos apresentarem condições climáticas extremas, com elevada evaporação e pouca chuva, desenvolve-se nesse ambiente uma flora e fauna específica. No deserto do Saara, por exemplo, o camelo e o dromedário são bem conhecidos por residirem ali. Já no deserto de Atacama, os flamingos e os pelicanos habitam a região costeira. Sobre as características dos biomas do deserto, analise as sentenças a seguir:
I- A flora e a fauna dos biomas do deserto são adaptadas para viverem num ambiente com pouca disponibilidade de água.
II- Exitem diferentes tipos de deserto com diferentes condições físicas locais. Assim, podem-se encontrar diferenças da fauna e da flora entre os desertos.
III- Nos desertos, existem plantas anuais e perenes. As perenes têm raízes profundas, estocam a água dentro delas ou utilizam a água de forma moderada. 
IV- A flora do deserto não consegue se adaptar às rigorosas temperaturas e secas do ambiente. Ela se desenvolve somente em lugares em que há infiltração da água da chuva.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Quando existe uma interferência nos sistemas naturais, a resposta para tal intervenção vai depender da força introduzida no sistema, o que está relacionado com sua capacidade em opor-se às perturbações, retornando às suas condições originais, ou seja, sua resiliência. Todo sistema possui um limite de resistência às mudanças. Caso a resiliência impeça que o sistema mude totalmente, ocorre uma retroalimentação negativa, caso a força introduzida no sistema rompa a sua resiliência, mudando sua estrutura, ocorre então a retroalimentação positiva. No que se refere ao reequilíbrio dos sistemas naturais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Diz-se que o sistema é homeostático quando este se reequilibra. 
(    ) O reequilíbrio dos sistemas naturais independe da sua complexidade. 
(    ) O intemperismo das rochas é um exemplo de reequilíbrio da perda do solo.
(    ) As adaptações de espécies do cerrado à ação do fogo é um exemplo de homeostase.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2015 como o Ano Internacional dos Solos. Uma das principais finalidades é alcançar a plena consciência da sociedade civil e dos responsáveis pela tomada de decisões sobre a importância do solo para a humanidade (EMBRAPA, 2017). Quanto à definição de solo, corresponde ao manto de alteração não consolidado existente à superfície que sustenta a vida na Terra. Com