Buscar

VESMO (Inversor de frequência)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
REFERÊNCIAS
CONCLUSÃO
Um inversor de frequência controla a velocidade, o torque e o sentido de rotação de um motor de indução CA (Frank D. Petruzella.2013).
Os inversores de frequência não somente controlam a velocidade do eixo de motores elétricos trifásicos de corrente alternada, como também, controlam outros parâmetros inerentes ao motor elétrico, como rampa de acionamento e de parada. Esse equipamento versátil e dinâmico é muito utilizado nas mais diversas áreas: elevadores, máquinas-ferramenta, bombas, tração mecânica, etc.
O tema sugerido do projeto foi realizar um trabalho com o propósito de controlar e programar o inversor de frequência (IF) – CFW11 via porta serial e/ou Ethernet para o funcionamento direto e/ou à distância (remotamente). 
Criar um módulo supervisório e de controle para um inversor de frequência que através dele seja possível controlar e supervisionar o funcionamento de um inversor, fazendo com que seja possível realizar ações a partir da conexão direta deste, como partidas de motores, controle de frequência, potência, entre outros parâmetros elétricos.
PEREIRA, FABIO. Microcontroladores PIC: Programação em C. 7. Ed. São Paulo: Érica, 2007.
 
ALMEIDA, J. L. A. Dispositivos semicondutores: tiristores: controle de potência em CC e CA. 12. ed. São Paulo: Érica, 2009.
 
PETRUZELLA, FRANK. D. Motores elétricos e acionamentos. Porto Alegre: AMGH, 2013.
 
BOYLESTAD, R. L.; NASHELSKY, L.Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
  
FRANCHI, C. M. Inversores de freqüência: teoria e aplicações. 1. ed. São Paulo: Editora Érica, 2008. 192 p.
  
MARQUES, A. E. B.; CRUZ, E. C. A.; CHOURI JÚNIOR, S. Dispositivos semicondutores: diodos e transistores. 12. ed. São Paulo: Editora Érica, 2008.
 
MASCHERONI, J. M.; LICHTBLAU, M.; GERARDI, D. Guia de aplicação de inversores de frequência. 2. ed. Florianópolis: WEG Automação, 2004. 192 p.
  
ZANCO, Wagner da Silva. Microcontroladores PIC – Técnicas de software e hardware para projetos de circuitos eletrônicos. Érica: São Paulo, 2006.
 
ZUIM, E. Tiristores – SCRs – TRIACs. Disponível em: http://www.ezuim.com/pdf/tirist2.pdf Acesso 23 de Agosto de 2018. 2h09.
 
A maioria dos inversores pode ser comandada por meio de dois tipos de sinais: analógicos ou digitais (Franchi, 2008). O VESMO vai trabalhar através destas entradas para que faça o comando do inversor de frequência e pode ser controlado diretamente através de uma interface de comunicação serial, com a utilização de relés para disparos de sinais para estas entradas e assim fazer com que o inversor funcione como pretendido.
DESENVOLVIMENTO 
O circuito VESMO é uma placa de comando com um microcontrolador da família PIC como principal elemento do circuito, que comanda relés de acionamento e também recebe ordens diretas através de programações feitas no computador, este que será também o nosso supervisório.
O circuito de controle Módulo Versátil de Partida de Motores (VESMO) pode ser uma peça importante para o inversor de frequência.
Versatile engine starting module (VESMO)
Acadêmicos do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica das Faculdades Integradas do Norte e Minas – FUNORTE.
Ilgner Aparecido Becheleni, Matheus de jesus Alves, Emanuel Felipe Sousa Sampaio, Ludyson Kened
Projeto Integrador

Continue navegando