Buscar

EMOÇÃO E MOTIVAÇÃO

Prévia do material em texto

Landeira >> Psicologia da Motivação e Emoção 02.04.14
A teoria hidráulica da motivação 
A TEORIA HIDRAULICA D MOTIVAÇÃO FAZ UMA ANOLOGIA COMO U SISTEMA HIDRÁULICO DE UMA CASA, QUE CONTEM UMA CAIXA D´AGUA CAPAZ DE REPREZAR A AGUAEM UMA CAIXA D´AGUA E LIBERAR A CASA REPREZADA POR UMA TORNEIRA QUANDO ELA E ABERTA
S-O-R
NESSE MODELO E POSSIVEL APONTAR OS 3 COMPONETES ENVOLVIDOS NA DINAMICA MOTIVACIONAL. 
A SAIDA DA AGUA E QUE VALE A RESPOSTA.
O ESTIMULO POR SUA VEZ QUE LIBERA NATURALMENTE A RESPOSTA E ABERTURA DA TORNEIRA. 
CAIXA D´AGUA QUE E CAPAZ DE REPREZAR A AGUA E O CONTRUPITO HIPOTETICO DEMONIMADO DE MOTIVAÇÃO.
ESSE MODELO ACREDITA QUE A MOTIVAÇÃO VAI NATURALMENTE CRESCENDO E SENDO ARMAZENADO EM UM RECERVATORIO QUALQUER QUE EQUILAVE A BOMBA CAPAZ DE JOGAR A AGUA PARA A CAIXA D´AGUA.
ESSE MODELO EXPLICA MUITO BEM O FENOMENO DO PERIODO REFRATARIO ONDE O ESTIMULO ESTA PRESENTE MAIS NÃO HÁ RESPOSTA, NESTE CASO A AUSENCIA DA RESPOSTA NA PRESENÇA DO ESTIMULO INDICA A AUSENCIA DA FORÇA MOTIVACIONAL . NESTE EXEMPLO DA CAIXA DAGUA VAZIA.
O FENOMENO DO COMPORTAMENTO NO VACUO PODE TAMBEM SER ILUSTRADO NESSE MODELO.
A ANALOGIA SE FAZ PRESENTE NA SITUAÇÃO DA AGUA QUE SAI PELO ”LADRÃO”.
NESTE CASO NENHUMA VALVULA DO SISTEMA HIDRAULICO 
FOI ABERTA (AUSENCIA DO ESTIMULO).
ENTRETANTO A AGUA QUE FICOU REPREZADA PELA FALTA DE USO ACABA SAINDO PELO LADRAO(PRESENÇA DA RESPOSTA) CATARZZUM MODELO HIDRAULICO TEM UMA ALTO EURISTICA(E UMA REGRA QUE UMA PESSOA UTILIZA PARA RESOLVER UM PROBLEMA DE UMA FORMA EFETIVA, MAIS APRESENTA LIMITAÇÕES E POR ESSA RAZAO PODE LEVAR A ERRO).
NESTE CASO A TEORIA POSTULA QUE A MOTIVAÇÃO FICA ARMAZENADA EM UM RESERVATORIO E QUANTO MAIS ELA FOR UTILIDADE MENOR SUA FORÇA E QUANTO MENOS USA MAIOR SUA FORÇA.
MOTIVAÇÃO ALIMENTAR QUANTO MAIS TEMPO FICAR SEM COMER PODE COMER ATE PEDRA, E SE ACABAR DE COMER DEIXA DE COMER SEU PRATO PREFERIDO
O TESTE DO MODELO HIDRAULICO
CATARSE
UMA DAS CONSEQUENCIAS IMEDITAS DO MODELO HIDRAULICO DA MOTIVAÇÃO E A TECNICA DE CATARSE NESTE CASO PEDE- SE AO CLIENTE EXPRESSE DA FORMA MAS NATURAL TODAS AS EMOÇOES ASSOCIADA A UM EVENTO NEGATIVO
UM DOS EVENTOS MAS NEGATIVO PARA AS PESSOAS E A PERDA INVOLUTARIA DE EMPREGO ESSE FATO GERA UMA FORTE REAÇÃO FRUSTAÇÃO TRITZA E RAIVA PARA LIDAR COM ESSE PROBLEMA GRANDES EMPRESAS POSSUEM PSICOLOGOS QUE REALIZAM ENTRVISTAS DEMISSIONAIS QUE PODEM DURAR MT TEMPO E TEM COMO OBJETIVO RECOLOCAR O INDIVIDUO NO MERCADO DE TRABALHO.
PARA TESTAR A TEORIA HIDRAULICA DAMOTIVAÇÃO PESSOAS QUE FORAM DEMITIDAS, FORAM DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS :
NO 1º GRUPO DENOMINADO CATARSE PRESENTE ERAM ESTIMULADAS A EXPRESSAR TODOS OS SENTIMENTOS NEGATIVOS ASSOCIADO A DEMISSAO.
NO 2º GRUPO DENOMINADO CARTASE AUSENTE O PSICOLOGO PROCURAVA INIBIR REAÇOS NEGATIVAS ASSOCIADA A DEMISSAO.
OS DADOS MOSTRAM QUE AS PESSOAS QUE PARTICIPAVAM DO 2º CATARSE AUSENTE SE COLOCARAM MAIS RAPIDO NO MERCADO DE TRABALHO PO OUTRO LADO AQUELAS QUE PARTICAPARAM DO 1º GRUPO CATARSE PRESENTE QUE ERAM ESTIMULADAS A EXPRESSAR SEU SENTIMENTOS NEGATIVOS DEMOSTRAVAM UM GRANDE ALIVIO A POIS A CATARSE MAIS NA SESSAO SEGUINTE OS SENTIMENTOS NEGATIVOS SE TORNAVAM MAIS INTENSOS ESSES DADOS MOSTRAM QUE OS SENTIMENTOS NEGATIVOS NÃO FICAVAM ARMAZENADOS.
MUITO PELO CONTRARIO QUANTO MAIS OS SENTIMENTOS NEGATIVOS ERAM ESTIMULADOS MAIS FORTES ELES SE TORNAVAM.

Continue navegando