Buscar

Apol Ensino Médio e Educação Profissional Nota 100

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“O MEC entende que a contribuição da educação para uma futura inserção no mercado de trabalho não está mais restrita à educação profissionalizante. Na sua concepção, não faz mais sentido a manutenção de uma dualidade entre a educação profissionalizante e a educação acadêmica. Embora a educação profissional objetive uma formação específica para a inserção laboral, a educação de cunho acadêmico deve garantir um conjunto de conhecimentos básicos que promovam a aquisição de competências fundamentais para uma futura profissionalização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.4.< http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 1 de out. 2018.
A partir da leitura da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024) a respeito da articulação entre Ensino Médio e a Educação Profissional, analise as seguintes afirmativas:
I. A articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional deve servir para suprir de forma mais imediata a demanda que o mercado de trabalho exige.
II. A integração pode contribuir para a formação integral dos sujeitos.
III. A integração estaria orientada pelo estabelecimento da relação entre conhecimento e prática do trabalho; entre ciência, tecnologia e cultura.
IV. É necessário propiciar aos alunos um ensino que seja humanista e emancipatório, que contribua para o desenvolvimento das capacidades de compreensão da totalidade social nos sujeitos.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	I, III e IV, apenas.
Questão 2/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Além da LDB/96 e do Decreto 2208/97, visando à regulamentação mais específica da educação profissional nas instituições federais, o MEC cria a portaria 646/97. Esta ação do governo faz emergir a real intenção do governo de reduzir a participação das escolas federais no oferecimento do ensino médio e a priorização da educação profissional nos níveis básico e técnico por essas instituições públicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação Profissional no Brasil. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf> Acesso em 2 de out.  2018.
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 a respeito da versão inicial da LDB e o Ensino Profissional e Tecnológico, analise as assertivas que seguem, marcando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A versão inicial da LDB definia as diretrizes do Ensino Médio e previa a possibilidade de “preparação para o trabalho”.
II. ( ) Na versão inicial da LDB não foi abordado o Ensino Profissional e Tecnológico, deixando apenas uma possibilidade para integrar o texto final.
III.( ) O capítulo III da versão inicial da LDB  definiu, de forma simples e pouco direta, os princípios para a educação profissional no Brasil.
IV. ( ) Embora tivesse um capítulo específico na LDB, o Ensino Profissional e Tecnológico carecia de muitas definições que não estavam presentes na lei.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 3/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Atente para trecho de texto a seguir:
“A rede federal de educação sempre foi estratégica para o governo central na efetivação das políticas públicas da educação profissional. [...] No entanto, se percebe que a essência dessas instituições permanece presente, qual seja: o oferecimento de cursos profissionalizantes que atendam as demandas do mercado, proporcionando para sociedade uma rede escolar de melhor qualidade, e que esteja formando profissionais que ocupem vagas de trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação Profissional no Brasil. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf> Acesso em 3 de out. 2018.
Tendo em vista o dado trecho de texto e os conteúdos do texto-base Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, em relação ao discurso do empresariado nacional a respeito da Educação Profissional, analise as seguintes proposições:
I. O receituário empresarial para a reforma educacional foi criticado pelo DIEESE, no que diz respeito ao discurso da escassez relativa de trabalhadores qualificados
PORQUE
II. a entidade afirma que esse receituário está carregado de sentido ideológico, na direção de pressões para exigir determinadas qualificações à formação da força de trabalho.
A respeito dessas asserções, analise as alternativas que seguem e, na sequência, assinale a correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Conae, como espaço de discussão e deliberação coletiva, avança ao ser precedida por conferências municipais/intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal realizados ao longo do ano de 2013 e que resultaram no documento base, que incorporou as deliberações das conferências estaduais propostas ao documento referência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOURADO, Luiz Fernando. Plano Nacional de Educação, Conferência Nacional de Educação e a construção do Sistema Nacional de Educação: dilemas e proposições. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. N° 16, p. 03–11, julho-dezembro de 2014. p. 4.< http://www.jpe.ufpr.br/n16_1.pdf> Acesso em 8 de out. 2018.
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 em relação aos pontos que travavam a pauta de discussões da construção do PNE 2014-2024, analise as assertivas que seguem. Na sequência, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) O desejo de uma educação de melhor qualidade e o receio do compromisso que deveria ser assumido por dez anos, perpassando vários mandatos políticos nesse período.
II. ( ) A discussão em torno do PNE residiu no fato de haver lacunas com relação às políticas de governo que prejudicariam, entre outras coisas, a expansão da oferta do ensino público e a criação de programas de formação de professores.
III.( ) Os interesses por uma educação melhor e o receio da obrigatoriedade de cumprir um compromisso que exige, na maioria dos casos, muito investimento, vontade política e desgastes com diferentes atores sociais.
IV. ( ) Pesam as discussões para um planejamento de médio prazo em um país tão acostumado a propor apenas políticas de governo de curto prazo de execução que, na maioria das vezes, são abandonadas ou desfeitas no governo seguinte.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 5/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“O PNE surge de uma discussão ampla da sociedade em torno dos debates realizados pelas duas Conferências Nacionais de Educação (CONAE), que envolveram inúmeros atores sociais, tais como educadores, sindicalistas, pais, estudantes, representantes de comunidades, dentre outros setores sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HYPOLITO, Álvaro Luiz . Trabalho Docente e o Novo Plano Nacional de Educação: valorização, formação e condições de trabalho. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 517-534, set.-dez., 2015.p.520-521.< http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n97/1678-7110-ccedes-35-97-00517.pdf>.Acesso em 01 de out. 2018.
Promulgado durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Decreto nº 2.208 de 17/04/1997 sobre o PNE definia, de forma direta e objetiva, o que não havia ficado claro no texto da LDB. Considerando a citação anterior e os conteúdos abordados no texto-base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 a respeito desse mesmo tema, analise as seguintes afirmativas:
I. O decreto definiu a organização pedagógica dos conteúdos a serem abordados no Ensino Fundamental.
II. Foram determinados os objetivos da educação profissional, as suas formas de articulação, seus níveis, diretrizes curriculares, formas de estruturação dos currículos e outros aspectos.
III. Foram definidos os níveis da educação profissional (básico, técnico e tecnológico).
IV. A possibilidade de certificação por competências como forma de aproveitamento de saberes e feita a imposição de uma formação técnica apenas de forma concomitante ou subsequente ao Ensino Médio, extinguindo a possibilidade de formação técnica integrada.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	I, III e IV, apenas.

Continue navegando