Buscar

4 Senso comum e atitude filosófica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Senso comum e atitude filosófica
O que é senso comum?
O senso comum é aquele conjunto de crenças que nós admitimos espontaneamente, naturalmente, sem qualquer tipo de reflexão racional. O senso comum tem uma profunda ligação com a cultura. É que boa parte de nossas crenças imediatas são fruto do meio social em que vivemos e são compartilhadas pelos membros da sociedade. A ideia de que a posição de um chinelo pode causar a morte de ente querido é um exemplo de crença do senso comum. Ninguém acredita nela porque refletiu sobre o assunto (superstições).
As crenças religiosas são diferentes do senso comum, pois, apesar de não terem bases racionais, não são acreditados espontaneamente, mas por uma decisão de fé.
O que é atitude filosófica?
Possuir atitudes filosóficas não é simplesmente criar teorias novas e diferentes, mas sim buscar a verdade com o senso crítico, ou seja, com a capacidade de questionar tudo aquilo que parece simples, óbvio. Enquanto o senso comum simplifica as coisas, explicando-as de maneira ilógica, a filosofia é questionadora e não trata nada como óbvio. A busca filosófica da verdade vai justamente contra o nosso acomodamento, buscando razões, motivos e justificativas para a realidade.

Continue navegando