Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES 4

Prévia do material em texto

Pergunta 1
A replicação do DNA pode ocorrer de forma descontínua, originando segmentos denominados de “fragmentos de Okazaki”. Esses fragmentos formados serão interligados posteriormente. Existe uma enzima, a DNAase primase (tipo de Primer), a qual é responsável pela produção de um RNA curto. Essa enzima permanece na cadeia / nas cadeias de DNA copiadas. Sobre a formação em forquilha do DNA, indique a alternativa incorreta:
 Correta e. 
A formação descontínua é que possui direção da forquilha.
Feedback da resposta:	
Resposta: alternativa (e)
Comentário: as afirmações dadas nas alternativas de (a) até (d) estão corretas em relação ao processo “em forquilha” e a única alternativa incorreta é a (e), pois, como afirmado na alternativa (d), é a formação contínua, isto é, sem fragmentos de Okazaki, que possui direção no sentido da forquilha.
Pergunta 2
Correta	Alterações no DNA podem ocorrer por agentes externos (físicos, químicos e biológicos), como também por falhas nas atividades celulares do processo da replicação / duplicação do DNA. Sobre tal afirmação, indique a alternativa incorreta:
Resposta Selecionada:	
Correta d. Quando a DNAase falha no reparo, isto é, não adiciona corretamente nucleotídeos, age sempre a enzima DNA ligase.
Feedback da resposta:	Resposta: alternativa (d)
Comentário: a alternativa (d) é a incorreta, pois a DNA ligase é responsável pela ligação entre as cadeias do DNA e, portanto, não age no reparo específico de nucleotídeos, cabendo tais funções à DNAase e à DNAase nuclease.
Pergunta 3
Correta	As células somáticas filhas que se formam por mitose herdam as mesmas características da célula mãe, o que já não ocorre com a origem das células gaméticas (germinativas). Na prófase I da meiose ocorre a permutação (crossing-over), produzindo grandes trocas de nucleotídeos entre as cromátides. Em relação à replicação do DNA, qual é a alternativa correta?
Resposta Selecionada:	
Correta (a) A cadeia molde do DNA encontra-se na direção 3’ – 5’.
Feedback da resposta:	Resposta: alternativa (a)
Comentário: a enzima helicase é a responsável pela quebra das pontes de hidrogênio. A DNAase é responsável pela adição de novos nucleotídeos, além de fazer também correções no DNA. A replicação / duplicação é semiconservativa. A nova cadeia de DNA é formada no sentido 5’ – 3’. Portanto, o molde a ser replicado encontra-se na direção 3’ – 5’.
Pergunta 4
Correta	Há na constituição química do DNA diferentes tipos de componentes químicos como açúcar (pentose desoxirribose), ácido (fosfórico ou ortofosfórico), bases nitrogenadas púricas (adenina e guanina) e pirimídicas (timina e citosina), além de pontes duplas e triplas de hidrogênio interligadas às bases e conferindo cadeia dupla helicoidal ao DNA. Pergunta-se: qual alternativa indica a correta ligação entre as bases nitrogenadas?
Resposta Selecionada:	
Correta. Adenina (A) com Timina (T).
	
Feedback da resposta:	Resposta: alternativa (a)
Comentário: as bases nitrogenadas no DNA realizam ligações duplas e triplas de pontes de hidrogênio. As ligações duplas Sempre ocorrem entre adenina e timina ou entre timina e adenina; já as ligações triplas entre guanina e citosina ou entre citosina e guanina. Podem ocorrer modificações, que são alterações anormais nas ligações, as quais são denominadas de mutações, como a formação de dímeros de timina, em que a timina liga-se com a timina por mutação de radiação não ionizante (radiação ultravioleta / raios solares).
Pergunta 5
Correta	O ácido desoxirribonucleico (DNA) com a proteína histona, tipo de nucleoproteína, constitui a cromatina e, consequentemente, os cromossomos. Utiliza-se a expressão cromatina quando uma célula eucarionte somática encontra-se em estado metabólico denominado de interfase e a expressão cromossomos para as diferentes fases constituintes da mitose. Pergunta-se: em qual momento da vida de uma célula ocorre a replicação do DNA?
Feedback da resposta:	Resposta: alternativa (c)
Comentário: a replicação (duplicação) do DNA só ocorre na interfase dos ciclos celulares mitóticos e meióticos, nunca durante as fases da mitose e da meiose. A replicação é realizada no estágio S, após o estágio G1 e antes do estágio G2.
Pergunta 6
Correta	Quais são os casos mais comuns de mutações no DNA em células somáticas e gaméticas humanas?
Feedback da resposta:	Resposta: alternativa (a)
Comentário: todas as alternativas indicam causas de mutações. Porém, as mais comuns são descritas na alternativa (a). É bom lembrar que a natureza também falha: por exemplo, a enzima DNAase “pode” adicionar nucleotídeos incorretos, mas ela mesma “pode” corrigir tal engano e, quando não o faz, há outra enzima, a DNAase nuclease.
Pergunta 7
Correta	Qual é a alternativa que indica a correta constituição de um nucleotídeo do DNA, como também a ligação entre eles? O traço entre os componentes ( – ) corresponde à ligação entre eles. Ainda é dado: o carbono cinco mantém sempre contato com o fosfato.
Feedback da resposta:	Resposta: alternativa (e)
Comentário: o fosfato nunca se liga às bases, apenas com o açúcar (pentose) denominado no DNA de desoxirribose, e este se encontra sempre ligado a uma base nitrogenada. Portanto, um nucleotídeo possui: fosfato + açúcar + base nitrogenada.
Pergunta 8
Correta	São algumas causas de alterações no DNA: presença da base nitrogenada uracila no lugar da base nitrogenada citosina; presença de dímeros de timina; falhas nas enzimas de correção. Sobre os dímeros de timina, qual foi o agente causador?
Feedback da resposta:	Resposta: alternativa (a)
Comentário: costuma-se afirmar que o excesso de sol recebido pela pele de um indivíduo aos 20 anos de idade é a causa do surgimento de tumor de pele (câncer) aos 50/60 anos. As alterações no DNA causadas pelos raios UV promoveram dímeros de timina, os quais não conseguiram ser corrigidos pelas enzimas de correções.
Pergunta 9
Correta	Todos os diferentes tipos de RNAs originam-se do DNA de diferentes regiões do núcleo. O RNAr (RNA ribossômico) que constitui os ribossomos origina-se a partir do nucléolo, como também o RNAt (RNA transportador). Já o RNAm (RNA mensageiro) forma-se a partir do DNA do núcleo, e não do nucléolo. Nestas origens atuam diferentes tipos de enzimas (proteínas simples). Indique a alternativa correta abaixo:
Resposta Selecionada:	
Feedback da resposta:	Resposta: alternativa (a)
Comentário: o RNAm é o códon (possui a informação do DNA a ser traduzida). Portanto, a alternativa correta sobre o DNA é a que afirma que sua origem é a partir da transcrição do DNA, e não da duplicação / replicação, as quais apresentam a mesma função, isto é, origem de outro DNA. Sabe-se também que o RNAm só é formado por éxons, e não por éxons e íntrons.
Pergunta 10
Correta	Um número imenso de nucleotídeos constitui o DNA. Portanto, pode-se afirmar que o DNA é constituído por inúmeros monômeros. O esquema abaixo representa apenas um trecho (um segmento / pedaço) do DNA. Pergunta-se: quantos nucleotídeos e/ou monômeros há nesta representação?
Feedback da resposta:	Resposta: alternativa (b)
Comentário: como cada nucleotídeo é formado por um fosfato (P), o qual se encontra sempre ligado ao açúcar (pentose) e este a uma base nitrogenada, observa-se que o esquema representativo deste “pedaço” de DNA é constituído por 4 nucleotídeos no sentido 5’ / 3’ e também por 4 nucleotídeos na cadeia antiparalela, isto é, no sentido 3’ / 5’. Portanto, há 8 nucleotídeos

Continue navegando