Buscar

Materiais de contrução

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Materiais de construção
Tipos de aditivos para argamassa e concreto 
Os aditivos, que não estavam presentes nos primeiros passos do desenvolvimento do concreto, hoje são figuras de fundamental importância para sua composição. Há quem diga que eles são o quarto elemento da família composta por cimento, água e agregados e que sua utilização é diretamente proporcional à necessidade de se obter concretos com características especiais.
Eles tem a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em várias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos.
BAUTECH FUNDAÇÃO 
 É um aditivo líquido à base de silicatos especiais, para adição em concretos e argamassas submetidas a pressões hidrostáticas;
A cristalização ocorre quando o BAUTECH FUNDAÇÃO entra em contato com o cimento presente no concreto no momento da hidratação assim formando cristais que entopem os poros da estrutura reduzindo a porosidade do concreto evitando os riscos de infiltração de água por capilaridade em toda a estrutura da obra que está em contato com o terreno.
BAUTECH FIBRA DE POLIPROPILENO
É uma fibra sintética de polipropileno, quimicamente inerte, estável resistente ao meio alcalino. Não absorve água e não se oxida, melhora a estabilidade dimensional evitando as fissuras de retração, além de aumentar as resistências mecânicas do revestimento. Fornecido em embalagem hidrossolúvel.
BAUTECH PLAST C 
Aditivo concentrado, especialmente formulado para aumentar a aderência e a liga da argamassas. Isento de cal não prejudica qualquer sistema de impermeabilização além de aumentar em muito a vida útil das argamassas.
BAUTECH Super Plastificante 
É um aditivo líquido para concreto com baixa influência sobre o tempo de pega.
BAUTECH Plastificante R
É um aditivo líquido plastificante para concreto e retardador no tempo de pega.
BAUTECH Plastificante N
É um aditivo líquido plastificante para concreto com baixa influência sobre o tempo de pega.
BAUTECH Plastificante 610
É um aditivo plastificante líquido, pronto para uso. Quando diluído na água de amassamento do concreto, proporciona maior plasticidade e redução de água, é compatível com todos os tipos de cimento.
BAUTECH Poli funcional 3 e 4
É um aditivo líquido poli funcional para concretos, com funções plastificante e super plastificante, formulado para reagir quimicamente com o cimento em pequenas e altas dosagens, melhorando o processo  de hidratação e possibilitando um aumento de dosagem para obtenção de concreto de maior plasticidade e/ou incremento da resistência mecânica.
Tipos de tijolos, blocos e elementos vazados 
Tipos de tijolos 
Pedra – Muito utilizada na antiguidade, mas ainda hoje se usa em muros de arrimo, fundações e muros aparentes, neste caso com finalidade também estética. Além de ser usada na alvenaria propriamente dita, pode ser usada apenas como revestimento. 
Bloco de concreto – Podem ser utilizados como vedação mas também existem os feitos especialmente para Alvenaria Estrutural. Há uma grande variedade de tipos, dimensões, formatos e materiais. Além dos tipos comuns, feitos com cimento e pedrisco, existem os do tipo Estrutural, com maior resistência e feitos especialmente para suportar carga. 
Tijolo de vidro – Devido ao preço, são usados em locais específicos, para iluminar e também para conseguir determinados efeitos estéticos, especialmente quando se usa iluminação projetada para tirar proveito da luminosidade e características de reflexão do material. 
Tijolo de barro cru – Também conhecido como “Adobe”, já foi muito utilizado na antiguidade mas hoje praticamente caiu em desuso, pois precisa de cuidados especiais para resistir às intempéries. 
 
Tijolo de barro cozido – Também chamados de “Tijolinho” ou “Tijolo comum”. É uma evolução do tijolo de barro cru, é o que veremos neste artigo. 
Tijolo refratário – Um tipo especial de tijolo cozido, feito com argila enriquecida de materiais que diminuem a retração mecânica quando exposto ao forte calor. Funcionam também como isolantes térmicos. 
 Tijolo laminado – Estes, por sua vez, são uma evolução do tijolo de barro cozido, tendo maior resistência mecânica e menos porosidade, com menor absorção de água. O modelo mais comum tem 21 furos cilíndricos e mede aproximadamente 24 x 11,5 x 5 cm, sendo indicados para alvenaria aparente.
Vedação – Não é dimensionada para resistir a ações de seu próprio peso.
Estrutural – Sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos.
Aplicação – Blocos comuns
Aplicação – Blocos instalação
Bloco Hidráulico
Bloco Elétrico
Aplicação – Amarração
APLICACOES - CANALETAS
Aplicação – Vergas e Contra Vergas
Aplicação – Apoio da Laje
Tipos de forros 
Apesar de não serem necessários, os forros tem sido cada vez mais utilizados na arquitetura brasileira. Funcionando como uma parte importante do acabamento, o material pode facilitar as instalação elétricas e luminotécnicas e auxiliam no conforto térmico e acústico.
Muitos materiais estão disponíveis no mercado e a escolha pode depender de vários fatores como o valor do m2, custo da mão de obra para cada material, conforto, manutenção, durabilidade e é claro, estética.
Forro de gesso
Provavelmente é o material mais comum em obras residenciais no Brasil. Isso traz a vantagem de existirem muitas empresas e autônomos especializados no assunto. 
O sistema consiste em anexar uma superfície de gesso à cobertura através de arames, de forma que o usuário veja apenas um plano liso. Por isso, uma das suas mais destacadas vantagens é o seu aspecto estético. 
O forro de gesso pode ganhar inúmeras formas e desenhos e a criação de sancas fica mais fácil com esse tipo de produto. Projetos que planejam iluminação embutida encontram no material um grande aliado.
Lembre-se que existem dois tipo de forro de gesso e as duas possuem processos de instalação e qualidades diferentes. A placa de drywall é uma placa de gesso revestida de papel acartonado. Além de propiciar maior conforto térmico e acústico, trincas e amarelemento são raros de acontecer.
A desvantagem desse sistema é que ele possui preço bem mais elevado que o gesso comum. Isso acontece porque a instalação do material mais tradicional não necessita de perfis, montantes, parafusos, etc.
O gesso comum é mais conhecido e a sua instalação é bem trabalhosa. Ele precisa de alinhamento e de ser plumado, o que causa muita sujeira na hora de sua instalação.
 Forro de madeira
Forros de madeira também são bem comuns. Possuem instalação simples com ripas pregadas ou parafusadas a distâncias regulares em um estrutura auxiliar ou direto na laje. Modelos com encaixe do tipo macho e fêmea podem tornar a instalação ainda mais simples.
Acabamentos com tintas e vernizes também são possíveis, que acabam personalizando o ambiente. O material tem como vantagem o conforto térmico e acústico. Madeira de todos os preços estão disponíveis no mercado, procure bastante antes de escolher a sua.
Forro de PVC
O forro de PVC é um material que rapidamente se popularizou, principalmente pelo seu preço. O material é bem leve e possui fácil instalação. Ele pode ser limpo com apenas água e detergente neutro e não necessita de uma camada de tinta, já que o PVC possui cor e brilho natural.
Sua vantagem inclui: excelente isolante acústico e térmico, não sofre alteração em contato com a umidade e é imune ao ataque de cupins. 
Um lado negativo do forro de PVC é seu apelo estético. Seu acabamento, apesar de ter se modernizando, apresenta uma linha mais ou menos restrita. 
 Forros modulares
 Forros modulares
São muito comuns em escritórios e ambientes corporativos. O material está no mercado há um bom tempo e sua tecnologia está sempre
sendo renovada.
Consistem em um conjunto de placas apoiadas sobre estruturas metálicas que ficam semiparentes na maioria das vezes. Isso facilita a instalação de outros dispositivos, como sprinklers, detectores de fumaça, alarmes e fácil acesso a rede elétrica.
O tipo de fechamento determina o desempenho acústico e térmico, assim como o seu preço final.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais