Buscar

Atividade de Aprendizagem 1 Fundamentos de Investigação e Criminalística

Prévia do material em texto

1)
Para a compreensão do Direito Penal moderno, é necessário conhecer os elementos que integram o seu conceito, a fim de que, ao final, seja possível proceder à sua aplicação de forma mais técnica e correta possível. Nesse sentido, analise as seguintes definições:
I - Trata-se de um valor elevado pelo Estado ao status de princípio que merece a tutela do direito penal;
II - Conduta humana voluntária sujeita a consequência jurídica devido à violação a um direito imprescindível para a convivência em sociedade
III - Ramo do ordenamento jurídico que se ocupa dos mais graves conflitos existentes, devendo ser utilizado como a última opção do legislador para fazer valer as regras legalmente impostas a toda comunidade, utilizando-se da pena como meio de sanção, bem como servindo igualmente para impor limites à atuação punitiva estatal, evitando abusos e intromissões indevidas na esfera de liberdade individual. 
Os conceitos acima se referem aos seguintes institutos, respectivamente:
Alternativas:
a)
Bem jurídico-penal; Crime; Direito Penal.
Alternativa assinalada
b)
Pena; Delito; Estado Democrático de Direito.
c)
Bem jurídico referente exclusivamente ao âmbito administrativo; Pena; Norma.
d)
Garantia; Princípio; Direito Penal.
e)
Regra; Norma; Princípio.
2)
Larissa aproveitou um momento de distração de Juliana e subtraiu um relógio avaliado em R$ 200,00 (duzentos reais), ou seja, um preço equivalente ao salário mínimo na época dos fatos. Contudo, um ano depois, Larissa decidiu ir para a aula usando o mesmo relógio subtraído. Ao levantar o dedo para fazer uma pergunta ao professor, Juliana percebeu que Larissa  portava em seu braço o relógio que lhe havia sido furtado no ano anterior. Juliana chamou a polícia, que, por sua vez, conduziu Larissa para ser ouvida. Na Delegacia de Polícia, Larissa confessou a prática delitiva, bem como fora constatado que ela era ré primária. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao crime pelo qual a autoridade policial deverá indiciar Larissa:
Alternativas:
a)
Roubo;
b)
Furto privilegiado;
Alternativa assinalada
c)
Furto qualificado;
d)
Furto simples;
e)
Nenhum crime, pois presente a excludente de estado de necessidade no caso concreto.
3)
João foi contratado para desempenhar a função de porteiro de um edifício. Dentre suas atribuições, estava a de controlar a portaria, repassar avisos aos moradores e garantir a segurança dos condôminos contra a ação de criminosos. Em uma madrugada, João avistou dois suspeitos tentando pular a divisória do prédio. João resolveu esperar. Ato contínuo, os dois sujeitos adentaram no condomínio e subtraíram diversos objetos de áreas comuns do local, como vasos, televisão e itens da churrasqueira. O porteiro João nada fez durante a ação dos criminosos, tampouco avisou qualquer morador ou autoridade, deixando que o problema fosse constatado e resolvido apenas no dia seguinte, quando já estaria em sua residência.
Diante do exposto, assinale a alternativa que indica corretamente o que, segundo o Código Penal, pode acontecer com João:
Alternativas:
a)
Por ter ignorado dolosamente a invasão de um assaltante pulando o muro do edifício, ele também poderá sofrer com sanções penais em virtude de uma ação que poderia ter feito e que contribuiria para impedir a subtração;
Alternativa assinalada
b)
João não poderá ser responsabilizado, pois não foi ele quem realizou a conduta de subtrair os bens;
c)
João não será responsabilizado penalmente, mas apenas civilmente;
d)
João não será responsabilizado penalmente, mas apenas receberá do condomínio uma multa administrativa;
e)
João não será responsabilizado penalmente, pois agiu em Estado de Necessidade.
4)
O UFC (em inglês, "Ultimate Fighting Championship") é um evento desportivo, consistente na prática de diversas modalidades de lutas marciais, entre competidores profissionais. No aludido torneio, uma luta fora marcada, a ser realizada em 20 de Maio de 2018, entre os lutadores Anderson Aranha e Júnior Cigarro. Respeitando todas as regras que regem o esporte, Anderson venceu a luta, tendo finalizado seu oponente com uma voadora, que atingiu o queixo de Júnior, fazendo com que este desmaiasse. Após recuperar a consciência, Júnior, muito incomodado em ter perdido a luta, dirigiu-se à Delegacia de Polícia mais próxima e comunicou o ocorrido à autoridade policial. Acertadamente, o Delegado de Polícia se negou a registrar o boletim de ocorrência, tampouco instaurando inquérito policial.
Assim, assinale a alternativa que indica corretamente o fundamento pelo qual o Delegado de Polícia tomou tais decisões, consistentes em não abrir qualquer tipo de procedimento:
Alternativas:
a)
O Delegado de Polícia entendeu que Anderson agiu em legítima defesa, motivo pelo qual inexistente qualquer crime;
b)
O Delegado de Polícia entendeu que não houve conduta por parte de Anderson, pois a modalidade desportiva praticada pode ser considerada uma coação física irresistível;
c)
O Delegado de Polícia entendeu que Anderson agiu protegido pela inexigibilidade de conduta diversa, razão pela qual afastada sua culpabilidade;
d)
O Delegado de Polícia entendeu que Júnior não tinha legitimidade para fazer tal pedido, que deveria ser feito pelos organizadores do evento;
e)
O Delegado de Polícia entendeu que Anderson agiu em exercício regular de direito, o que afasta a ilicitude de sua conduta.
Alternativa assinalada
5)
Como se sabe, em 2016, o Brasil foi sede de um dos maiores eventos esportivos da história, as Olimpíadas. Os brasileiros demonstraram uma certa preocupação com um tema que não estavam acostumados a conviver: o terrorismo. Receosos que membros fundamentalistas pudessem estragar a festa que foi preparada durante anos pelas nossas autoridades, promotores de todos os Estados da federação uniram-se para investigar a presença de eventuais terroristas no País. Na véspera da cerimônia de abertura, o Ministério Público descobriu um plano que objetivava atacar a cidade do Rio de Janeiro. Esse plano estava sendo organizado por um grupo extremista com células no Brasil e, apesar de justificarem o atentado em razão da fé que professavam, em nada esses atos se assemelhavam com os princípios defendidos pela respectiva religião. O grupo demonstrava ser muito habilidoso e organizado, razão pela qual os investigadores não conseguiam descobrir a responsabilidade de cada um, mas apenas que o atentado seria realizado no dia da abertura do evento. Para evitar maiores consequências com mortes de inocentes e o desgaste da imagem do Brasil para o mundo, os promotores responsáveis tiveram uma ideia. Requereram, com base na Lei Antiterrorismo, a expedição de mandado de prisão contra todas, absolutamente, todas as pessoas que professavam essa fé no Brasil. Com isso, eles teriam certeza que o chefe do grupo terrorista ficaria preso e o esquema restaria completamente frustrado.
Após a prisão preventiva de 5.274 pessoas que professavam a fé que estaria relacionada com o grupo extremista, ciente que religião alguma autoriza as pessoas a se matarem em nome de Deus, seu escritório de advocacia foi contratado para defender todos os religiosos presos pelo poder judiciário brasileiro. Indique qual princípio foi notoriamente violado pelas autoridades brasileiras nesse episódio fantasioso.
Alternativas:
a)
Princípio da Responsabilidade Pessoal;
Alternativa assinalada
b)
Princípio da Legalidade;
c)
Princípio da Proteção de bens jurídicos;
d)
Princípio da Ofensividade;
e)
Princípio da Lesividade.

Continue navegando