Buscar

1ª TUTORIA (Resumo para prova)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1ª TUTORIA – Profª. Dra. Andrielle Fernandes 
Acadêmica: Laura Macruz David Amaral Capual
Tema Central: PBL
TERMOS DESCONHECIDOS:
ANDRAGOGIA: é a arte de educar/orientar adultos auto gestão de aprendizagem. 
VOLATILIDADE DOS SABERES = Capacidade de absorção do conhecimento, integração e agregação do saber.
AVALIAÇÃO FORMATIVA X SOMATIVA: Somativa é o resultado (final do processo) e Formativa é o processo.
ENFOQUE EPIDEMIOLÓGICO: Estudo da frequência, distribuição e prevenção dos eventos de saúde em determinadas populações.
SEMANA PADRÃO: Programação discente semanal.
EXPLORAÇÃO DE FRONTEIRAS COGNITIVAS: Diferentes maneiras de adquirir conhecimento.
PARADIGMAS EDUCACIONAIS: Modelos educacionais.
OBJETIVOS:
DEFINIR O PBL: Aprendizado baseado em Problemas
Método de ensino-aprendizagem caracterizado pela aplicação de problemas da vida real para instigar as habilidades de solução de problemas e a aquisição de conceitos fundamentais da área de conhecimento em questão, além do desenvolvimento do pensamento crítico.
DESCREVER O METODO PBL: O elemento central é o aluno e o grupo tutorial é a base do método, que conta com a facilitação de um tutor.
PBL é uma metodologia de ensino e aprendizagem que utiliza problemas – coerentes para com a futura atuação dos alunos como profissionais e cidadãos – para iniciar, enfocar e motivar a aprendizagem dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais objetivados.
EXPOR VANTAGENS E DESVANTAGENS DURANTE A GRADUAÇAO DO METODO PBL E DO METODO TRADICIONAL:
	Vantagens
	Desvantagens
	Valorização do conhecimento do aluno, estimulando a proatividades
	Dificuldade de adaptação 
	Estimula senso critico 
	Alto investimento da instituição 
	Interdisciplinaridade
	Menor embasamento teórico 
	Maior interação entre tutor e aluno
	Insegurança dos alunos 
	Aprender com erros 
	Recorrer em fontes não confiáveis 
	Aprendizagem em ambiente de apoio e colaboração 
	Enfoque na nota e não na aprendizagem
	Alunos avaliam suas próprias contribuições, além dos membros e tutor.
	Participação desigual dos membros
Vantagens: é um método centrado na aprendizagem, que tem por base a investigação para a resolução de problemas contextualizados e que envolve os conhecimentos prévios dos alunos, facilitando o desenvolvimento das competências necessárias ao trabalho profissional; desenvolve a capacidade crítica na análise dos problemas e na construção das soluções; desenvolve a habilidade de saber avaliar as fontes necessárias utilizadas na investigação, bem como estimula o trabalho cooperativo em grupo.
PESQUISAR A ORIGEM E MOTIVAÇOES PARA A CRIAÇÃO DO METODO PBL: Surgiu no Canada (1969), na Holanda, EUA, que foi usado como parâmetro para o Brasil, iniciado pela FAMEMA e UEL. O que motivou o surgimento do PBL foi uma necessidade de reforma na educação médica nos EUA e no Reino Unido. Além de mostrar aos estudantes a relevância das matérias que são inseridas em contextos realistas. Para trabalhar a medicina baseada em evidencias. 
Foi introduzido no ensino de Ciências da Saúde na McMaster University, Canadá, em 1969. Depois da McMaster, várias escolas de Ciências da Saúde passaram a utilizar o PBL como base da estrutura curricular, de forma plena ou, inicialmente, como um currículo paralelo, ou em parte da grade curricular. Entre elas, estão: Maastrich University (Holanda), Southern Illinois School of Medicine (EUA), Faculté de Medicine - Université de Sherbrooke (Canadá) e Harvard Medical School (EUA). Estas, assim como outras instituições, oferecem oportunidades para treinamento e aperfeiçoamento de docentes de outras Universidades no método ABP. 
A primeira sistematização do PBL aconteceu na Universidade McMaster, Canadá, em meados da década de 1960. Sua concepção partiu da constatação por parte de seus administradores e docentes de que os egressos de sua escola de medicina deixavam o curso com capacidade insuficiente para a aplicação dos conteúdos conceituais ensinados na obtenção de um diagnóstico e poucas habilidades e atitudes profissionais desejáveis à prática.”
ANALISAR O RENDIMENTO DO PROFISSIONAL FORMADO NO METODO PBL: Uma formação humanista, o aprender a aprender, a convivência com os outros profissionais e a integração teórico prática.
“Assim como na revisão sistemática de Koh et al 4 , observou-se que a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas nas escolas de Medicina tem efeitos positivos após a graduação, principalmente no que se refere às competências da dimensão social [...] No Brasil, avaliaram os resultados de uma experiência de curso ancorada na ABP. Com base em pesquisa com graduados em Medicina, pacientes e gestores dos graduados, apesar de pontuarem limites, esses autores apresentam resultados positivos dessa experiência. Relatam que, na ótica dos graduados, o curso proporcionou uma formação humanista, o aprender a aprender, a convivência com outros profissionais e a integração teoria-prática. Em relação aos pacientes e aos gestores entrevistados, destacam que os primeiros consideraram que os egressos eram cuidadosos, respeitando-os e escutando-os, enquanto os segundos reconheceram que a atuação do egresso ia além do foco da doença.”
EXPLICAR OS 7 PASSOS DA TUTORIA
Realizar a leitura do problema e identificar os termos desconhecidos.
Destacar a ideia central do problema (ideia central).
Expor os conhecimentos prévios (chuva de ideias).
Resumir as exposições realizadas (resumo).
Definir os objetivos de aprendizagem (objetivos).
Desempenhar a aprendizagem auto-dirigida respeitando os objetivos de aprendizagem estabelecidos (estudar em casa, pesquisar objetivos). 
Rediscutir no grupo tutorial os avanços dos conhecimentos. (integrar as informações trazidas).
 
CONCEITUAR O TERMO BIOPSICOSSOCIAL E SEUS EFEITOS SOBRE O HOMEM E EM GERAL: Designação do ser humano em sua esfera física, psíquica em sua atuação no meio sociocultural como um complexo diretamente integrado. Entende-se que o homem recebe informações do meio social, interpretando –as em seu interior psicológico, o que pode influenciar seu físico (saúde).
“Hoje o enfoque primordial da Qualidade de Vida encontra-se no aspecto biopsicossocial (BPS), ou seja, o homem passa a ser visto como um complexo dinâmico, indissociável, encarado como um todo (visão holística). Essa nova forma de encarar o indivíduo abre um leque de oportunidades de investimento no capital humano, agregando a estes, valores que irão refletir sobre a organização na qual está inserido, assim sendo, é necessário ao gestor a percepção da importância da qualidade de vida na organização. O conceito BPS expresso por Limongi-França (2001) declara que este tem suas raízes na medicina psicossomática, que classifica o homem por meio de uma visão integrada, na qual todo ser humano é um complexo sociopsicossomático, ou seja, é constituído por potencialidades biológicas, psicológicas e sociais que reagem simultaneamente às mais variadas condições de vida. Por sua vez, estas respostas apresentam-se combinadas de formas diferentes e em variadas intensidades e níveis, podendo suas manifestações ser evidentes em um ou outro aspecto, no entanto, todas as camadas são interdependentes.”

Continue navegando