Buscar

LEIS DE NEWTON PARTE A

Prévia do material em texto

FÍSICA I
LEIS DE NEWTON (1ª e 2ª Leis) - 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS
FORÇA
Grandeza vetorial;
causa da variação da velocidade (aceleração)
empurrão ou puxão sobre o objeto
a relação entre a força e a aceleração produzida por ela, foi descoberta por Isaac Newton
=
Mecânica Newtoniana
(não se aplica às velocidades comparáveis à velocidade da luz – teoria da relatividade; 
não se aplica às dimensões comparáveis às atômicas – mecânica quântica)
1 kg
sem atrito
1 N = força exercida sobre um corpo de 1kg e que produz uma aceleração de 1m/s2.
“A força é medida pela aceleração de produz.”
Quando uma ou mais forças atuam sobre um corpo, podemos calcular a força resultante (através da soma vetorial das forças).
1ª LEI DE NEWTON = INÉRCIA 
Quando a força resultante que age sobre um corpo é nula, o corpo permanece em repouso ou se move em linha reta com velocidade escalar constante.
MASSA
propriedade que relaciona a força aplicada sobre um corpo à aceleração resultante.
é uma grandeza escalar.
Exemplo: um carro e um caminhão parados (não temos nenhuma sensação quanto a massa), se tentarmos empurrá-los, teremos a sensação física de massa.
2ª LEI DE NEWTON = 
A força resultante que age sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela aceleração.
	
	
	
	Se o corpo está em repouso, permanece em repouso; se está em movimento, permanece em movimento.
As forças estão em equilíbrio, não deixam de existir.
1 N = (1 kg).(1m/s2) SI 1 N = 1 kg.m/s2
Duas forças atuam horizontalmente em um bloco de massa igual a 0,5 kg, apoiado em um piso sem atrito. Se uma 3ª força horizontal também age sobre o bloco, determine o módulo e a orientação de se o bloco:
a) está em repouso (RESPOSTA 3,5N no sentido negativo de x).
b) se move para a direita com aceleração igual a 3,6m/s2 (RESPOSTA 1,7N no sentido negativo de x).
c) se move para a esquerda com velocidade constante de 5m/s (RESPOSTA 3,5N no sentido negativo de x).
d) se move para a esquerda com aceleração igual a 2m/s2. (RESPOSTA 4,5N no sentido negativo de x).
A figura mostra uma ou duas forças que agem sobre um disco metálico que se move sobre o gelo sem atrito ao longo do eixo x, em um movimento unidimensional. A massa do disco é 200g. As forças atuam ao longo do eixo x e têm módulos . A força faz um ângulo com o eixo x.
Calcule a aceleração do disco em cada situação. (RESPOSTA: Situação A ; Situação B ; Situação C )
	
	
	
Considere um bloco de 5,5kg que encontra-se inicialmente em repouso sobre uma superfície plana e sem atrito. Em seguida, o bloco passa a sofrer a ação de uma força horizontal constante de 3,8N e passa a se mover no sentido positivo do eixo x. a) Calcule a aceleração do bloco. (RESPOSTA 0,69m/s2)
Considere a vista superior deste bloco representada nas duas figuras abaixo.
b) Se além da força , o bloco for empurrado com uma segunda força constante de 6N, a qual forma ângulo de 30° com o semieixo positivo y, conforme a figura (b), calcule a aceleração, represente sua resposta na notação de vetores; calcule o módulo da aceleração. (RESPOSTA ) c) Se esta segunda força puxar o bloco de modo a formar um ângulo de 30° com o semieixo negativo x, conforme a figura abaixo, calcule o valor da aceleração e represente-a na notação de vetores; calcule o módulo da aceleração. (RESPOSTA )
(b)								(c)
Duas forças atuam em um corpo de 3,0kg que pode se mover num piso sem atrito. A figura abaixo representa a vista superior deste corpo. As forças são , e a segunda atua a 42° ao norte do oeste, ou seja, ela forma um ângulo de 42° com o eixo x negativo. Calcule a aceleração do corpo, represente sua resposta em módulo e na notação de vetores. (RESPOSTA )N
S
L
O
Um corpo de massa 2,0kg é acelerado a 3,0m/s2, na orientação definida por , em uma superfície horizontal sem atrito. A aceleração é causada por três forças horizontais, das quais apenas duas são mostradas:. Determine qual é a terceira força, em módulo e na notação de vetores.
(RESPOSTA )30°
Um corpo de 850g é acelerado a 8,0m/s2, na orientação definida por , em uma superfície horizontal sem atrito. A aceleração é causada por três forças horizontais, das quais, apenas duas são mostradas: . Determine qual é a terceira força, em módulo e na notação de vetores. (RESPOSTA )
60°
50°

Continue navegando