A sociedade hoje vive sob as matizes da ciência e da tecnologia
3 pág.

A sociedade hoje vive sob as matizes da ciência e da tecnologia


DisciplinaGeral10.697 materiais2.891 seguidores
Pré-visualização1 página
A sociedade hoje vive sob as matizes da ciência e da tecnologia, e isso ocorre de forma tão intensa que muitas pessoas confiam nesta tecnologia como se confia em uma divindade. As avaliações da ciência e da tecnologia e de suas repercussões na sociedade precisam tomar rumos mais claros e intensos nas atividades cotidianas. Diante deste contexto, o esforço do homem para descobrir e aumentar seu conhecimento é chamado de:
	
	
	
	
	Mitologia.
	
	
	Senso Comum.
	
	
	Inovação.
	
	
	Filosofia.
	
	
	Ciência.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Sobre John Locke, filósofo que se opôs à teoria do Direito Divino dos reis, é correto afirmar:
	
	
	
	
	A liberdade religiosa põe em risco os sistemas políticos, mas a religião anglicana cristã, fundada em princípios pacíficos, deve ser permitida.
	
	
	A paz social exige a eliminação do direito à revolução, pois as manifestações de revoltas e as trocas de governo são prejudiciais à sociedade.
	
	
	Os conflitos de interesses, naturais em todas as sociedades, devem ser mediados pelos monarcas, responsáveis pela justiça social.
	
	
	O direito natural precede o direito positivo e todos os homens são iguais e possuem os mesmos direitos à vida, à liberdade e à propriedade.
	
	
	O pacto social exige que a vontade expressa da maioria, mesmo que seja representada pelos operários, deve ser respeitada pela minoria.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		"A ética aborda, centralmente, nossa vida concreta, nossa prática cotidiana. Mesmo teorias éticas muito abstratas, como as de Platão e Kant, tiveram como ponto de partida o momento histórico em que esses filósofos viveram e buscaram dar respostas a questões e desafios que enfrentaram." Nesse sentido, o esforço teórico faz parte da:
	
	
	
	
	Investigação científica.
	
	
	Reflexão metafísica.
	
	
	Investigação teológica.
	
	
	Reflexão ontológica.
	
	
	Reflexão filosófica.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		O Programa Nacional de Direitos Humanos
	
	
	
	
	encontra-se em sua terceira edição, que incorporou proposições oriundas da 11.ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos e de outras tantas conferências temáticas nacionais.
	
	
	incorporou ações especificamente relacionadas à DP apenas a partir de sua segunda edição.
	
	
	não foi positivado quando de sua primeira edição, já que havia sido produzido exclusivamente por iniciativa da sociedade civil organizada.
	
	
	é atualizado respeitando-se a periodicidade estabelecida na CF.
	
	
	identifica, desde a sua primeira edição, os órgãos estatais diretamente responsáveis pela realização das diretrizes ou ações nele previstas.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		(UFMA) São características da Globalização:
	
	
	
	
	A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
	
	
	A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
	
	
	O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
	
	
	A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
	
	
	A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		É importante demarcar que o termo ¿globalização¿ vai começar a ser utilizado no final da década de 1980, designando não somente esse processo de internacionalização da economia, mas também um outro processo que vai se dar em paralelo e que diz respeito ao intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial. Razão pela qual se chega à conclusão de que a globalização é um verdadeiro processo:
 
	
	
	
	
	Econômico de mundialização dos mercados
 
	
	
	Político-cultural dos Estados
	
	
	Internacional dos trabalhadores
	
	
	Sócio-político das nações
	
	
	Geopolítico de integração dos países
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Entende-se por políticas públicas todas aquelas obrigações que delegamos à Administração Pública, para ela que realize ações, em nome do interesse público, com a grana que recolhe através dos tributos (impostos e demais taxas) que pagamos, para que possamos ter uma vida melhor em nossas cidades, nossos estados, nosso país. Diante desse contexto, podemos afirmar que constituem políticas públicas:
	
	
	
	
	O Saneamento, o acesso á educação e o direito ao entretenimento privado.
	
	
	A saúde, o saneamento e a educação.
	
	
	A saúde, o direito ao ócio e o direito de acesso ás empresas privadas.
	
	
	Os transportes, a cultura e o direito de acesso aos jogos eletrônicos.
	
	
	A cultura, a gameficação da vida e a saúde.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos, nas esferas federais, estaduais ou municipais, com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinados direitos a seus cidadãos. As políticas públicas podem ser financiadas via recursos públicos ou:
	
	
	
	
	Decretos Lei.
	
	
	Medidas provisórias.
	
	
	Via Organizações não Governamentais.
	
	
	Através de renúncia fiscal.
	
	
	Licitações.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente. Este conceito é dado a:
	
	
	
	
	Biodiversidade.
	
	
	É o que define os múltiplos usos no ecossistema.
	
	
	Ecologia humana.
	
	
	Megassistema social.
	
	
	Não é um conceito usual para as ciências naturais.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		O machismo defende a superioridade do homem em relação às mulheres, portanto o machismo é discriminatório! Contudo, como contraponto ao machismo existe uma corrente de princípios que defende a igualdade entre os seres humanos. Isso é uma visão diferente do que sempre vivemos como senso comum, logo, nesse caso, essa corrente de princípios é denominada de:
	
	
	
	
	Anarquismo
	
	
	Socialismo
	
	
	Feminismo
	
	
	Societarismo
	
	
	Liberalismo