Buscar

AV 2 patologia


Continue navegando


Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: SDE0139_AV2_201202279741 » PATOLOGIA BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201202279741 - JADSON SOUZA DOS SANTOS 
	Professor:
	THIAGO DUTRA VILAR
	Turma: 9013/G
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 2 Data: 20/06/2014 20:59:28
	
	1a Questão (Ref.: 201202352637)
	5a sem.: Distúrbios Hemodinâmicos
	Pontos:0,0 / 0,5
	Na avaliação dos pacientes hospitalizados, os profissionais de saúde devem ficar atentos aos sinais clínicos de trombose venosa profunda (TVP) em membros inferiores (MMII). Além do risco de desenvolver úlceras varicosas, qual é a pior consequência clínica da TVP? 
		
	
	ascite.
	
	icterícia.
	
	tromboembolia arterial.
	
	tromboembolia pulmonar.
	
	choque hipovolêmico.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201202377279)
	6a sem.: distúrbios hemodinâmicos
	Pontos:1,0 / 1,5
	Marta está fazendo com a fisioterapeuta Juliana um tratamento de drenagem linfática para amenizar o edema adquirido após um procedimento cirúrgico. Explique o que é edema, e que tipo de conhecimento é fundamental ao fisioterapeuta que deseja realizar corretamente essa terapia.
		
	
Resposta: edme é o inchaço devido a acúmulo de líquido proveniente de uma má circulaçao local.
	
Gabarito: Edema é o acúmulo de líquido no meio extracelular, ou seja, fora das células, entre as mesmas, no interstício. Esse processo pode ser decorrente de desnutrição protéica, hipertensão ou traumas, mais comumente. Para realizar esse procedimento de forma eficiente, é fundamental ao fisioterapeuta conhecer a anatomia dos vasos linfáticos, para auxiliar na drenagem e eliminação do excesso de líquido acumulado.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201202348855)
	1a sem.: Elementos Básico das Doenças
	Pontos:0,5 / 0,5
	Dentre os elementos básicos das doenças destaca-se a Etiologia, que se trata:
		
	
	das causas das doenças
	
	dos prejuízos funcionais
	
	da história natural da doença
	
	das alterações na forma do tecido
	
	dos sinais e sintomas
	
	
	4a Questão (Ref.: 201202383542)
	4a sem.: Calcificações
	Pontos:1,0 / 1,5
	1- A deposição anormal de cálcio no organismo é conhecida como calcificação patológica. Esta pode acontecer por diferentes motivos. As calcificações são divididas em distróficas e metastáticas. Qual a diferença básica entre esses dois tipos de calcificação?
		
	
Resposta: a calcificaçao distrófica e a disfunção da calcificação, ou seja, onde não deveira acontecer como por exemplo em vasos , enquanto que a metastática e quando isto se espalha para vários locais .
	
Gabarito: As calcificações distróficas são localizadas e acontecem sobre lesão tecidual prévia. Já as metastáticas são generalizadas e acontecem como seqüela da hipercalcemia.
	
	
	5a Questão (Ref.: 201202348830)
	2a sem.: Etiopatogênese geral das lesões
	Pontos:0,5 / 0,5
	São agentes etiológicos FÍSICOS de lesões, EXCETO:
		
	
	Envenenamento
	
	Choque Elétrico
	
	Entorses
	
	Barotrauma
	
	Queimaduras
	
	
	6a Questão (Ref.: 201202535219)
	sem. N/A: ADAPTAÇÃO CELULAR
	Pontos:0,0 / 0,5
	"Perda irreversível das atividades integradas da célula com consequente incapacidade de manutenção de seus mecanismos de homeostasia" A citação descrita corresponde a definição de:
		
	
	Apoptose
	
	Morte celular
	
	Atrofia
	
	Degeneração
	
	Necrose
	
	
	7a Questão (Ref.: 201202348838)
	4a sem.: Pigmentações
	Pontos:0,5 / 0,5
	Pigmentos são substâncias exógenas ou endógenas que impregnam os tecidos conferindo-lhes coloração. Selecione qual destes pigmentos é um pigmento exógeno:
		
	
	Hematina
	
	Hemossiderina
	
	Bilirrubina
	
	Antracose
	
	Melanina
	
	
	8a Questão (Ref.: 201202535224)
	sem. N/A: INFLAMAÇÃO
	Pontos:0,5 / 0,5
	Na inflamação aguda ocorrem fenômenos vasoativos com o objetivo de facilitar a diapedese dos neutrófilos. Estes fenômenos vasoativos ocorrem em decorrência do metabolismo dos fosfolipídeos pelas seguintes vias enzimáticas:
		
	
	Fosfofrutoquinase e Ciclooxigenase
	
	Estreptoquinase e Uroquinase
	
	Ciclooxigenase e Lipooxigenase
	
	Fosfoquinase e Lipooxigenase
	
	Lipase e Amilase
	
	
	9a Questão (Ref.: 201202538134)
	sem. N/A: DISTURBIOS DA DIFERENCIAÇÃO CELULAR
	Pontos:0,0 / 1,0
	O HPV É UM VÍRUS QUE POSSUI TROPISMO PELAS CÉLULAS EPITELIAIS. AO ALCANÇAR O NÚCLEO DESTAS CÉLULAS, O HPV INIBE O MECANISMO DE APOPTOSE. DESTE MODO, A CÉLULA TORNA-SE IMORTALIZADA E PODE SE MULTIPLICAR INDETERMINADAS VEZES. NA PELE OCORRE FORMAÇÃO DE VERRUGAS E NOS ÓRGÃOS GENITAIS FORMAM-SE OS CONDILOMAS. QUAL TIPO DE ALTERAÇÃO CELULAR O HPV CAUSA À ESTAS CÉLULAS EPITELIAIS?
		
	
	METAPLASIA
	
	DISPLASIA
	
	HIPERPLASIA
	
	HIPERTROFIA
	
	APLASIA
	
	
	10a Questão (Ref.: 201202542085)
	sem. N/A: Noções de Imunopatologia parte I
	Pontos:1,0 / 1,0
	A resposta imune corresponde à resposta das células pertencentes ao sistema imunológico frente à entrada de antígenos, ou seja, de substâncias estranhas como vírus e bactérias. A função básica do Sistema Imunológico reside em interagir com antígenos próprios e não próprios do organismo. A Resposta Imune pode ser determinada por mecanismos Inespecíficos (imunidade Natural ou Inata) e por mecanismos específicos (Imunidade Adquirida ou Específica). A imunidade inata está presente desde o nascimento, não altera a intensidade com a exposição e não é específica, ao passo que a imunidade adquirida corresponde à resposta específica, é adquirida a partir da exposição e aumenta a intensidade de resposta com a exposição. Quanto à imunidade inata é correto destacar que:
		
	
	apenas é notória a participação do sistema complemento que é o principal mecanismo de defesa humoral não específico. Uma vez ativado o complemento pode levar ao aumento da permeabilidade vascular, recrutamento de células fagocitárias, e lise e opsonização de bactéria. 
	
	os elementos do sistema imune inato incluem barreiras anatômicas, moléculas de secreção e componentes celulares. Entre as barreiras mecânicas anatômicas estão a pele e camadas epiteliais internas, o movimento dos intestinos e a oscilação dos cílios bronco-pulmonares. Associados a essas superfícies protetoras estão agentes químicos e biológicos.
	
	Os componentes e os processos inerentes à imunidade inata são as barreiras físicas e as barreiras químicas e bioquímicas, os macrófagos, as proteínas sanguíneas e a febre.
	
	Os componentes e os processos inerentes à imunidade inata são as barreiras químicas e bioquímicas, os linfócitos B e T, os macrófagos, as proteínas de fase aguda, a inflamação e a febre.
	
	há apenas a participação imprescindível da flora normal da pele e do trato gastrointestinal que podem prevenir a colonização de bactéria patogênica pela secreção de substâncias tóxicas ou pela competição com bactéria patogênica por nutrientes ou pela ligação à superfície da célula.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 09/06/2014 até 25/06/2014.
Parte inferior do formulário