Buscar

Apresentação projeto de intervenção

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE – UNIVAG
GRUPO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS – GPA SAÚDE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL.
 
ENCONTRO INTERGERACIONAL DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – SCFV. 
Disciplina: Estágio Supervisionado
Professora: Leicy Lucas Miranda Vitório 
Aluna:Soniele Amaral Oliveira
 
 APRESENTAÇÃO
 
O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Unidade I Cristo Rei é uma unidade pública que pertence a Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande – MT – SMAS se caracteriza enquanto unidade estatal responsável pela efetivação da proteção social básica, através de uma base territorial, compreendendo áreas de vulnerabilidade social..
 Dentre os serviços ofertados no CRAS, e que constitui serviço obrigatório da proteção social básica, destaca-se neste trabalho o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
JUSTIFICATIVA
 
O encontro visa criar um elo entre crianças e idosos, permitindo que eles se conheçam com maior profundidade em um ambiente leve e saudável no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos temos uma grande quantidade de pessoas ativas entre idosos e crianças. E assim com esse encontro será um surgimento de amizades entre gerações e também que se ampliem no entendimento das crianças sobre a vida da melhor idade e também os ajudara a compreender melhor a importância e valor 
 Que essa faixa etária tem. 
 
 OBJETIVOS 
	
A. GERAL 
Promover encontro intergeracional entre crianças e idosos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos SCFV.
B. ESPECÍFICOS 
Promover uma nova visão nas crianças a respeito do significado da melhor idade e o papel que eles têm nessa fase da vida dos idosos.
Promover e garantir que eles desenvolvam diversas atividades juntos e adquirem maior maturidade sobre ambas as gerações.
Estimular o respeito entre as gerações.
 
PÚBLICO ALVO 
Crianças e idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV no Centro de Referência de Assistência Social, Cristo Rei.
METAS A ATINGIR 
	
Com esse encontro intergeracional quero promover um relacionamento das duas gerações de forma divertida e prazerosa.
Será feito um encontro juntamente com as duas gerações.
Quero atender os 60 participantes que participa do SCFV.
METODOLOGIA 
O encontro será realizado no CRAS unidade I Cristo Rei em Várzea Grande, no espaço destinado a realização do SCFV.
Será como um dia de recreação entre crianças e idosos onde haverá dinâmicas, atividades e também uma roda de conversa onde o idoso falara de suas experiências e assim as crianças também ira entender a importância da terceira idade.
Será um dia de trocas de experiências muito divertido finalizaremos com fotos e uma lembrança para todos os participantes. 
REFERÊNCIAS 
 
Brasil. Estatuto do Idoso. Lei n°10.741/03.
 
Brasil.politica nacional do Idoso.Lei n°8.842/94,regulamentada pelo decreto n°1.948/96.
 
Parâmetros socioeducativos: proteção social para as crianças, adolescente e jovem: igualdade como direito, diferença como riqueza: caderno 2.
 
 
_______.Norma Operacional Básica: NOB/SUAS – Construindo as bases para a implantação do Sistema Único da Assistência Social. Brasília, DF, 2006.
 
_______.Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, Resolução nº109, de 11 de novembro de 2009. DOU, Brasília, DF, 25 nov. de 2009.

Continue navegando