Buscar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL OPTATIVA 6586 20 59801 R 20182 (EXAME)

Prévia do material em texto

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A interdisciplinaridade resgata a complexidade inerente à questão ambiental. Ou seja, se se faz a distribuição do conhecimento humano em compartimentos estanques, isso promove um reducionismo indesejável, que deixa de ressaltar importantes inter-relações características dos fenômenos naturais, dos quais fazem parte as pessoas. Com relação à interdisciplinaridade é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
não pretende a unificação dos saberes, mas deseja a abertura de um espaço de mediação entre conhecimentos e articulação de saberes, na qual as disciplinas estejam em situação de mútua coordenação e cooperação, construindo um marco conceitual e metodológico comum para a compreensão de realidades complexas. A meta, neste caso, não é unificar as disciplinas, mas estabelecer conexões entre elas, para a construção de novos referenciais conceituais e metodológicos consensuais, promovendo a troca entre os conhecimentos disciplinares e o diálogo dos saberes especializados com os saberes não científicos.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A educação ambiental deve permear todo o currículo de todas as áreas e todos os níveis de ensino. Engleson (1998, citado pelo EECO, 2000, p. 22-23) elaborou um processo de oito etapas que pode auxiliar na infusão (incorporação) da educação ambiental no currículo escolar. Qual das alternativas abaixo não apresenta uma das etapas? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Enriquecer o cenário da sala de aula com animais e plantas.
 
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	No contexto da educação ambiental, as propostas pedagógicas devem ser elaboradas visando ao desenvolvimento de práticas sociais comprometidas com o meio ambiente. Conforme Jacobi (2004), o dinamismo da transformação socioambiental que o processo educacional deve acompanhar é favorecido por propostas pedagógicas que procuram centralizar sua atenção nos seguintes aspectos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
desenvolvimento de competências, conscientização, capacidade de avaliação, mudança de comportamento e participação efetiva dos educandos.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os educadores, de maneira geral, e especialmente os educadores ambientais, frequentemente estabelecem uma diferenciação entre educação formal e não formal. Com relação à educação formal, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
A educação não formal é caracterizada pelo aprendizado voluntário, não havendo, neste caso, a obrigatoriedade típica do ensino formal. Dispensa ambientes específicos. Pode ter lugar em parques, zoológicos, museus etc., que, sem dúvida, também podem servir para o desenvolvimento de atividades de educação formal.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Brasil, particularmente, é marcado por uma grande diversidade cultural, social e econômica. Essa diversidade é denominada:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
pluralidade.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A interpretação ambiental é uma categoria única de atividades que promovem o aprendizado ambiental. O termo “interpretação” é usado para descrever atividades de comunicação planejadas com o intuito de promover melhorias no aprendizado desenvolvido em parques, zoológicos, museus, aquários e outros locais similares. Com relação à interpretação ambiental, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A interpretação para crianças deve seguir uma abordagem exatamente igual daquela para adultos.
 
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A alfabetização ambiental é um processo contínuo de desenvolvimento de competências, habilidades, compreensões e ações, não um processo discreto em que se classificam as pessoas simplesmente como alfabetizadas ou não alfabetizadas. Nesse processo contínuo, Roth (1992, citado pelo EECO, 2000, p.15-16) definiu três pontos caracterizados por comportamentos observáveis. Cada ponto representa um aumento do nível de sofisticação no que diz respeito à aprendizagem de comportamentos ambientais. Esses três níveis de alfabetização ambiental descritos por Roth podem servir como diretrizes específicas para a educação não formal planejada para o público em geral. Os três níveis de alfabetização ambiental e seus comportamentos associados são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
alfabetização ambiental nominal, funcional e operacional.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com relação à Conferência de Tbilisi, realizada em 1977 em Tbilisi, na Geórgia (ex-União Soviética), é incorreto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
foi durante a Conferência de Tbilisi que o brasileiro Paulo Nogueira Neto elaborou, com outros integrantes da Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o documento Nosso Futuro Comum. Esse texto aponta, pela primeira vez, a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e padrões de produção e consumo, no entanto, sem desconsiderar o crescimento econômico, desde que este venha conciliado com as questões ambientais.
 
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A psicologia ambiental é o ramo da psicologia que vem ganhando muitos adeptos. O alvo dos estudos e elaborações dos psicólogos ambientais é a interação homem-ambiente em escala macro e microambiental. Daí existirem linhas de pesquisa no contexto da psicologia ambiental que visam incrementar a adoção de comportamentos pró-ambientais, ou seja, comportamentos que tenham como meta a redução de impactos ambientais a curto e longo prazo.
A seguir são apresentados alguns exemplos de comportamentos pró-ambientais, com a exceção ao apresentado na alternativa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
utilizar o carro para ir ao trabalho sozinho, pois o automóvel não causa danos ao ambiente.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das recomendações para o desenvolvimento e implementação de programas de educação ambiental para a primeira infância, de acordo com uma das pioneiras na área de educação ambiental para crianças pequenas, Ruth Wilson (citadas pelo ECCO, 2000, p.20-22).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Desenvolver responsabilidade cívica e pessoal: cidadãos ambientalmente alfabetizados estão dispostos e aptos a atuar para garantir a qualidade ambiental. Como os alunos desenvolvem e aplicam conceitos de aprendizagem baseados em habilidades de investigação, análise e ação, eles também compreendem que o que eles realizam, individualmente ou em grupo, pode fazer uma grande diferença.

Continue navegando