Buscar

PROVA HIGIENE DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: NPG2118_AV_201808051807 » HIGIENE DO TRABALHO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201808051807 - FÁBIO GONÇALVES MILEZI
	Professor:
	LUCIO VILLARINHO ROSA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.:   Av. Parcial  Data: 07/11/2018 21:47:37
	
	 1a Questão (Ref.: 201809184958)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Para uma avaliação adequada são necessárias além das informações sobre o processo de trabalho e caracterização da exposição as informações sobre os agentes presentes no ambiente e suas possíveis interações, as medidas de controle existentes, as condições de manuseio e operação, e as condições ambientais, dentre outras variáveis. Para a identificação dos trabalhadores de maior risco é necessário observar:
		
	
	A sua proximidade com relação à fonte geradora de material particulado, o tempo de exposição, a sua mobilidade, as diferenças em hábitos pessoais e a movimentação do ar no ambiente de trabalho.
	
	A sua proximidade com relação à fonte geradora de calor ou frio, o tempo de exposição, a sua mobilidade, as diferenças em hábitos pessoais e a movimentação de pessoas no ambiente de trabalho.
	
	A sua proximidade com relação à fonte geradora de material particulado, o tempo de exposição, a sua mobilidade, as diferenças em hábitos pessoais e operacionais.
	
	A sua proximidade com relação à fonte geradora de material particulado, o tempo de repouso, a mobilidade do ar, as diferenças em hábitos operacionais e a movimentação de pessoas no ambiente de trabalho.
	 
	A sua proximidade com relação à fonte geradora de material particulado, o tempo de exposição, a sua mobilidade, as diferenças em hábitos operacionais e a movimentação do ar no ambiente de trabalho.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201809259691)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Segundo a NR 9 são agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros. Já segundo a NR 32 são agentes biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons, que são partículas compostas apenas por proteínas normais do organismo que, quando modificadas, tornam-se patogênicas. Tomando por base as principais medidas de controle da exposição aos agentes biológicos assinale a afirmativa indevida:
		
	 
	Controle médico sempre que necessário.
	
	Evitar o contato com o agente: construção de barreiras de confinamento (cabines de segurança biológica), utilização de barreiras que evitem o contato com a pele e mucosas, utilização de barreiras que evitem a penetração pelas vias respiratórias.
	
	Organização e higiene rigorosa nos locais de trabalho.
	
	Desinfecção e esterilização: limpeza com esterilizantes e desinfetantes químicos ou esterilização com o uso de radiação ultravioleta e radiação ionizante.
	
	Vacinação ou imunização ativa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201809184758)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	A Ordem de Serviço do INSS 608, de 1998, apresenta os aspectos técnicos para identificar a PAIRO - perda auditiva induzida por ruído ocupacional, assim como recomenda a obrigatoriedade de implementação pelo empregador de um programa de conservação auditiva - PCA. Este programa e composto por uma série de medidas administrativas e de controle do risco que devem ser implementadas em toda a empresa que detectou em suas ações de levantamentos das condições ambientais níveis de pressão sonora elevados. Aponte o aspecto não contemplado no programa:
		
	
	Adoção de medidas administrativas e de engenharia.
	
	Compromisso da administração em implementar o PCA.
	
	Supervisão e treinamento.
	 
	Exames audiométricos eventuais.
	
	Avaliação dos níveis de ruído no ambiente ocupacional e construção do mapa do ruído.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201809184756)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Leia atentamente o enunciado e alternativas e assinale a afirmativa correta. O critério de avaliação da NHO 01 considera, além do critério de referência, o nível limiar de integração igual a 80 dB (A) e o incremento de duplicação de dose (q) igual a:
		
	
	115 dB (A)
	
	5
	 
	3
	
	4
	
	85 dB (A)
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201811060371)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	O som se origina de vibrações mecânicas de diferentes frequências que se propagam no ar, produzindo uma onda de pressão no meio. Nessa linha podemos ainda conceituar o som como uma sensação auditiva resultante da propagação de um movimento vibratório em um material elástico. É uma forma de energia do movimento ondulatório que é transmitida pela colisão das moléculas do meio. Em relação ao Nível Limiar de Integração (NLI), podemos afirmar que:
		
	
	é o nível que representa a exposição ocupacional relativo ao período de medição, que considera os diversos valores de níveis instantâneos ocorridos no período e os parâmetros de medição predefinidos.
	
	é o nível médio que representa a exposição ocupacional diária.
	 
	é o nível a partir do qual os valores devem ser considerados na integração a fim de determinar o nível médio ou a dose de exposição.
	
	é o nível de exposição, convertido para uma jornada padrão de 8 horas diárias, para comparação com o limite de tolerância.
	
	é o nível médio que toma por base a equivalência de energia, conhecido como LEQ.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201809184672)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	A etapa de Controle dos Riscos objetiva minimizar ou eliminar a exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais, através da implementação de medidas de controle que atuem na fonte de emissão, meios de transmissão e receptor. Quando a técnica adotada atua na fonte de emissão ou na trajetória é denominada como controle de engenharia ou controle coletivo. O estudo, desenvolvimento e implantação de medida de proteção coletiva deverá obedecer a seguinte hierarquia:
		
	 
	Medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde, medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho e medidas que reduzam o nível ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
	
	Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho, medidas que reduzam o nível ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho e medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde.
	
	Medidas que reduzam o nível ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho, medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho e medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde.
	
	Medidas que eliminam ou reduzam a formação de agentes prejudiciais à saúde, medidas que previnam a liberação desses agentes no ambiente de trabalho e medidas que reduzam a utilização desses agentes no ambiente de trabalho.
	
	Medidas que reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde, medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho e medidas que eliminem a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201809193846)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	A metodologia de avaliação ambiental a ser empregada com a definição do tipo de amostrador e amostragem, número de amostras, volume coletado e vazão depende do método padronizado envolvido (NIOSH) e das características da exposição. A amostragem deve seguir rigorosamente o método de amostragem indicado, pois esse vai referenciar o processo de análise do contaminante a ser empregado pelo laboratório. Podem ser utilizados equipamentos fixos instalados no ambiente em avaliação e equipamentos portáteis, para avaliações ocupacionais da exposição dos trabalhadores. O processo de amostragem de gases e vapores pode ser realizado por:por coleta de ar total, ou por separação dos contaminantes gasosos, mediante retenção (adsorção ou absorção) ou por evaporação.
	 
	por coleta de ar total, ou por separação dos contaminantes gasosos, mediante retenção (adsorção ou absorção) ou por condensação.
	
	por coleta de ar residual, ou por separação dos contaminantes gasosos, mediante retenção (adsorção) ou por condensação.
	
	por coleta de ar residual, ou por separação dos contaminantes gasosos, mediante retenção (absorção) ou por evaporação.
	
	por coleta de ar total, ou por separação dos contaminantes gasosos, mediante retenção (absorção) ou por evaporação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201809184868)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Considerando as informações a seguir assinale a opção correta. Para uma avaliação adequada são necessárias além das informações sobre o processo de trabalho e caracterização da exposição as informações sobre os agentes presentes no ambiente e suas possíveis interações, as medidas de controle existentes, as condições de manuseio e operação, e as condições ambientais, dentre outras variáveis. O dimensionamento do tamanho da amostra depende do comportamento da exposição. Se a exposição tem uma grande variabilidade ao longo da jornada, então, pode ser necessário um número elevado de amostras espaçadas ao longo da jornada. As amostras podem ser coletadas diretamente junto ao trato respiratório do trabalhador (amostragem pessoal) ou junto a fonte do poluente (amostragem ambiental ou estática). As amostragens podem ser classificadas em contínuas ou instantâneas.
		
	
	As amostragens contínuas são caracterizadas por demandarem uma duração superior a 60 minutos, enquanto que as instantâneas têm duração inferior a 3 minutos.
	 
	As amostragens contínuas são caracterizadas por demandarem uma duração superior a 30 minutos, enquanto que as instantâneas têm duração inferior a 5 minutos.
	
	As amostragens contínuas são caracterizadas por demandarem uma duração superior a 50 minutos, enquanto que as instantâneas têm duração inferior a 2 minutos.
	
	As amostragens contínuas são caracterizadas por demandarem uma duração superior a 15 minutos, enquanto que as instantâneas têm duração inferior a 3 minutos.
	
	As amostragens contínuas são caracterizadas por demandarem uma duração superior a 40 minutos, enquanto que as instantâneas têm duração inferior a 5 minutos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201809193845)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Os métodos de coleta se caracterizam pela separação ou não dos contaminantes. No método de coleta denominado Ar total uma amostra de ar é recolhida e encaminhada para o laboratório. Alternativamente temos o método com separação dos contaminantes por meio de retentores para posterior analise em laboratório. De forma geral os retentores são classificados em três grupos:
		
	 
	Filtros de membrana, sólidos adsorventes (tubos adsorventes - retenção na superfície) e líquidos absorventes (impingers - retenção no interior).
	
	Filtros de membrana, sólidos absorventes (tubos adsorventes - retenção na superfície) e líquidos adsorventes (impingers - retenção no interior).
	
	Filtros de membrana, sólidos adsorventes (tubos adsorventes - retenção na superfície) e sólidos absorventes (impingers - retenção no interior).
	
	Filtros de membrana, líquidos adsorventes (tubos adsorventes - retenção na superfície) e sólidos absorventes (impingers - retenção no interior).
	
	Filtros de membrana, líquidos adsorventes (tubos adsorventes - retenção na superfície) e líquidos absorventes (impingers - retenção no interior).
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201809184760)
	Pontos: 0,6  / 0,6
	Leia atentamente o enunciado e alternativas e assinale a afirmativa correta. Segundo a NR 15 na avaliação da exposição ocupacional ao ruído de impacto os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibel (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. O limite de tolerância para ruído de impacto será de:
		
	 
	130 dB (linear).
	
	130 dB (C).
	
	140 dB (C).
	
	140 dB (linear).
	
	120 dB (linear).

Continue navegando